Iniciativa promove conexões entre os principais atores da cadeia ferramental e facilita o acesso a soluções tecnológicas de forma gratuita.
Para se tornarem mais competitivas no mercado nacional, as ferramentarias que atendem ao setor automotivo brasileiro precisam aprimorar atributos relacionados à gestão empresarial, inovação tecnológica e capacitação profissional.
O objetivo é desafiador, mas as ferramentas necessárias para superá-lo estão reunidas na plataforma Conecta Mais, desenvolvida para promover soluções efetivas, no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, sob coordenação da Fundep (Fundação de Apoio da UFMG).
A plataforma digital foi criada para conectar ferramentarias, fornecedores, consultores e agentes de relacionamento, além de oferecer soluções gratuitas para as empresas em sua jornada de ganho de produtividade e de novos mercados. “O programa traz soluções efetivas para o setor ferramental, além de facilitar conexões e trazer transparência aos processos envolvidos”, explica Priscila Duarte, product owner da Fundep.
Benefícios da plataforma
Por meio da plataforma Conecta Mais Ferramentarias, as empresas podem realizar postagens e acompanhar as novidades, enviar mensagens privadas, interagir com grupos regionais e nacionais, conectar-se com ferramentarias, consultores e fornecedores, além de estar em contato direto com o time do Conecta Mais da Fundep. “Com a plataforma, as empresas conseguem visualizar toda a rede de contatos, facilitando a interação entre eles e fomentando a troca de experiências e a terceirização de serviços”, completa Priscila.
Atendimento especializado e gratuito para ferramentarias
A Fundep apresentou as potencialidades da plataforma durante visitas técnicas a 76 ferramentarias das regiões Sul e Sudeste realizadas entre novembro e março deste ano, segundo explicou Isabela Tolentino, Agente Técnica de Projetos. Foram visitadas 26 ferramentarias de Caxias do Sul (RS), 17 em Joinville (SC), 16 em Campinas (SP) e 17 no ABC paulista.
As visitas técnicas oferecem um diagnóstico da maturidade tecnológica de cada ferramentaria, permitindo identificar as alternativas apropriadas à realidade da empresa, conforme suas características tecnológicas e de gestão. “O intuito é mudar o patamar competitivo e tecnológico das ferramentarias de forma sustentável e perene”, explica Denis Borges, agente de relacionamento do Conecta Mais.
Diferentes desafios, múltiplas conquistas
Para desafios diferentes, soluções distintas e múltiplas conquistas. A abordagem das visitas técnicas para a adoção da plataforma Conecta Mais traz resultados imediatos. Confira abaixo quatro relatos empresariais:
A Belga Matrizes, de Caxias do Sul (RS), observa que o mercado tem se mostrado inconstante e sazonal, gerando um fluxo irregular de negócios e de caixa. A incerteza trava investimentos estratégicos em novas tecnologias e, com o passar do tempo, afeta a competitividade da empresa. Outro elemento importante é a escassez de mão de obra especializada. Esses desafios ficaram muito evidentes no diagnóstico realizado durante a visita técnica.
Fernando Palavro, gerente industrial da ferramentaria, acredita que a visita dos agentes de relacionamento foi fundamental para que a empresa embarcasse nessa jornada de desenvolvimento. “A figura do agente é importantíssima, porque transmite confiança e segurança para que as empresas, muitas vezes, fechadas para novas tecnologias e processos, possam explorar novas formas de aprimorar e melhorar suas entregas. Com esse desenvolvimento, a cadeia de fornecimento do setor de ferramentarias fica muito mais preparada e, por consequência, muito mais competitiva”.
Entre os principais objetivos da Belga Matrizes estão: aprimorar o processo produtivo investindo em estratégias voltadas à melhoria de desempenho, melhorar o gerenciamento de processos e ampliar a capacidade produtiva. Além disso, manter o pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias que tragam retorno e atendam às expectativas dos clientes também estão entre as metas.
Com a chegada do programa e o impulso gerado pelo financiamento destinado à evolução tecnológica, pudemos antecipar a busca por esses objetivos e antecipar a obtenção de melhores indicadores. Obviamente, a nossa expectativa é que haja uma continuidade do programa para que tenhamos a oportunidade de seguir a caminhada da inovação e modernização tecnológica. Esse desenvolvimento nos permite ampliar a nossa competitividade no cenário nacional e internacional”, explica Fernando.
A falta de mão de obra especializada também é um dos principais desafios enfrentados pela Estampo Tec, de Guarulhos (SP). A oscilação da demanda e a alta taxa de juros, que torna mais cara a incorporação de novas tecnologias, também foram destacadas pelo sócio proprietário da empresa, Caio Rodrigues Miranda.
Para ele, a visita dos agentes de relacionamento foi fundamental para o entendimento da plataforma e para a realização de um diagnóstico. “Com as sugestões de melhoria que recebemos, a expectativa é conseguir estreitar o nosso relacionamento com fornecedores, implementar jornadas definidas e aumentar a competitividade e produtividade por meio do ganho de velocidade nas análises e planos de ações”, afirma Caio.
A Fac Tools, na região do ABC paulista, também recebeu a visita dos agentes de relacionamento. Para Antonio Carlos Providello, diretor industrial da empresa, a maior dificuldade enfrentada pelas ferramentarias nacionais é a concorrência com os asiáticos. “Hoje, o Brasil está buscando nivelar a competitividade global e é preciso avançar de forma rápida em novas tecnologias, novos conceitos e métodos de trabalho. É fundamental olharmos para o mercado de ferramentarias da Europa e Ásia e observar com detalhes quais são os diferenciais desses concorrentes em relação ao atendimento que oferecemos aos nossos clientes”, explica.
Para Antonio, a visita técnica ajudou a motivar e engajar a equipe nos projetos oferecidos pelo Conecta Mais. “Sabemos que os resultados vêm de um esforço de longo prazo, mas precisamos subir o primeiro degrau e estamos confiantes nessa busca pela conquista da competitividade”.
Os agentes de relacionamento também foram à Luckfar Matrizes, em Caxias do Sul. Os principais desafios diagnosticados foram a competitividade em custos e os prazos de entrega. Para Ereneo Antônio Luchtenberg, diretor da Luckfar, a visita técnica otimiza a comunicação, agilizando retornos e soluções. “Nosso objetivo agora é nos tornarmos mais competitivos e eficientes na fabricação de moldes e no ciclo de produção de projetos, além de ampliar a nossa carteira de clientes e continuar entregando a qualidade de sempre”, afirma Ereneo.
Lançamento oficial
A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) irá realizar, no dia 25 de Abril, às 9 horas, o lançamento oficial da plataforma Conecta Mais Ferramentarias. Uma iniciativa desenvolvida para integrar ferramentarias, fornecedores, agentes de relacionamento e apoio técnico em um só ambiente digital.
Serão apresentadas as principais funcionalidades da plataforma, além dos benefícios e oportunidades gratuitas disponíveis para as indústrias brasileiras em sua jornada de produtividade. Durante o evento também serão apresentados cases de implementações realizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Caxias, com exemplos práticos de melhorias e resultados alcançados e que estão ao alcance das indústrias brasileiras.
Mais de R$1,3 milhão de ganho médio foi gerado para as empresas cadastradas no Conecta Mais Ferramentarias em seu primeiro mês de funcionamento, em janeiro de 2024. No total, 455 empresas estão cadastradas, entre ferramentarias, fornecedores de soluções e consultores.
A programação completa já está disponível e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla: acesse aqui e garanta a sua participação.
SOBRE O PROGRAMA PRIORITÁRIO
Sob a liderança da Fundep, com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
O Programa Prioritário propõe o desenvolvimento de um ecossistema que promova eficiência coletiva por meio de colaboração entre os diversos atores da cadeia, incluindo ferramentarias, montadoras, sistemistas, universidades e centros tecnológicos, entre outros. Essa abordagem coletiva resulta na diferenciação de produtos, fortalecendo laços cooperativos e proporcionando acesso à difusão de inovações tecnológicas e organizacionais, insumos, soluções específicas, mão-de-obra especializada, e outras iniciativas que buscam manter um equilíbrio saudável entre competição e cooperação.
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