A Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular é um Programa Prioritário do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), do Govero Feredral, que desenvolve soluções em mobilidade com foco na eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a inovação de sistemas de segurança (ativa e passiva) para a preservação da integridade dos passageiros. 

A iniciativa está alinhada ao processo de reestruturação e modernização do setor automotivo em um contexto de transformações tecnológicas, ambientais e sociais. O objetivo é estimular a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais para aumentar a competitividade por meio de iniciativas colaborativas.  O foco é no desenvolvimento de uma economia circular no setor automotivo, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma abordagem mais sustentável para a produção industrial. 

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO TÉCNICA

Logos_Fei
Logos_UECE
Logos_uNICAMP

EIXOS DE ATUAÇÃO

QUEM PODE PARTICIPAR

Indústrias

Montadoras de veículos, fornecedores de autopeças, sistemistas e demais indústrias que compõem a cadeia automotiva

Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs)

Para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas​​

Empresas e Startups

Capazes de solucionar desafios tecnológicos do setor ​​automotivo

Entidades representativas

Que contribuem para o fortalecimento do setor automotivo nacional​​

PORTIFÓLIO DE PROJETOS DE PD&I

Conheça os projetos desenvolvidos por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT´s), em parceria com empresas do setor automotivo. 

INVISTA NA LINHA V

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), criado pela Lei 14.902/2024, que instituiu o programa Mover, capta recursos oriundos de políticas industriais para aplicação em projetos prioritários de desenvolvimento industrial, científico e tecnológico.

A administração dos recursos do FNDIT está a cargo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob a supervisão de um Conselho Gestor vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A partir do dia 17 de fevereiro de 2025, os aportes de recursos das empresas participantes do Mover devem ser feitos exclusivamente no FNDIT.

NÚMEROS DO PROGRAMA PRIORITÁRIO

R$
0
mi
Captados para a Linha
0
Projetos PD&I em execução
+
0
Empresas em projetos de PD&I
+
0
ICTs em Projetos PD&I

ACESSE E SAIBA MAIS

FIQUE POR DENTRO