Confira o resultado final do 1º Ciclo da Chamada Pública da plataforma Rota in Curso

Categoria: Linha IV

A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, divulgou nesta sexta-feira (15/03), o resultado final do 1º Ciclo da Chamada Pública de Novas Escolas da plataforma Rota in Curso.

Foram aprovadas 34 propostas de 16 instituições, com aporte total de R$ 4,8 milhões.  Os cursos de curta e média duração de ensino à distância (EaD), semipresencial ou presencial são voltados para a capacitação do setor ferramental.

NOVOS CURSOS PARA O SETOR

Os novos cursos da plataforma Rota in Curso são voltados para os seguintes eixos temáticos: Gestão (12), Técnico (14) e Inovação (08). As instituições selecionadas serão responsáveis pelo planejamento, divulgação, organização, execução do curso e apresentação dos resultados.

A divulgação do resultado final do 1º Ciclo da chamada foi antecipada (estava prevista para 21/03). As demais datas do cronograma seguem inalteradas.  As instituições coordenadoras têm até 10 dias após a assinatura do contrato para incluir os cursos na plataforma.

2º CICLO: PRAZO PARA NOVAS PROPOSTAS

A Chamada é organizada em ciclos de avaliação, com fluxo contínuo de submissão conforme cronograma. O prazo de submissão de para o 2º Ciclo vai até 16 de abril.

Confira abaixo o cronograma da chamada:

ROTA IN CURSO

A plataforma Rota in Curso é uma iniciativa da Fundep que oferece cursos de formação e capacitação gratuitos, não só focados no “chão de fábrica”, como também em processos de gestão. A iniciativa faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).

As ferramentarias que participam das diversas ações da Linha IV recebem créditos que serão utilizados para adquirir os cursos de forma gratuitos. A plataforma irá fazer a gestão dos créditos somados pelas ferramentarias e apresenta as opções de cursos disponíveis.

Sob a liderança da Fundep, com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.

Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.

Fique por dentro das ações dos programas prioritários que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.