O Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular é uma jornada de capacitação em inovação aberta que impulsiona a experimentação em busca de aprimorar habilidades pessoais ao abordar desafios reais no setor automotivo. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), faz parte da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).

Os desafios são compartilhados por empresas madrinhas da iniciativa. A cocriação de soluções se desenvolve por meio da aprendizagem de ferramentas de inovação, como design thinking, que são apresentadas ao longo de oito semanas de capacitações, palestras, painéis e workshops, além de muita “mão na massa”. Todo processo é acompanhado por mentores e profissionais da área de inovação e de mobilidade.

Podem participar estudantes (graduação, pós e técnico) e recém-formados em áreas de atuação específicas. A imersão acontecerá presencialmente em Belo Horizonte.

Provavelmente, os próximos anos serão muito disruptivos, em vários tipos de sociedade e negócios. Significa que novas oportunidades estão surgindo, e é neste momento que agentes de mudança importa. Precisamos focar o grande desafio do setor automotivo, que não é apenas reinventar o carro, mas reinventar a mobilidade. Como educar para isso? Criando novas formas de aprendizagem que ativem capacidades para operar nesse nível de ruptura. Nesse sentido, penso que necessitamos de um conjunto de ferramentas que nos auxiliem a compreender o futuro na medida em que ele emerge.

Ana Eliza Braga

Ana Eliza BragaGerente de Programas da Fundep

Através de uma metodologia “aprender-fazendo”, o Mob_lab oferece a oportunidade de trabalhar em projetos reais propostos por empresas do setor automotivo. A expectativa é proporcionar, aos participantes, ofertas de emprego em empresas do setor automotivo após a conclusão do treinamento. Alguns dos projetos desenvolvidos também podem materializados pelas empresas, impulsionando a inovação e a competitividade do setor.

Martín Ravetti

Martín RavettiPesquisador da UFMG e Coordenador Técnico da Linha VI do Mover

Atenção:  Inscrições de participantes até o dia 05 de maio.

DOCUMENTOS E FOMRULÁRIOS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Estudantes de graduação a partir do 4º período dos cursos de engenharias, tecnologias da informação, gestão e correlatos.
  • Profissionais formados em cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Industrial, Mecatrônica, Redes de Computadores OU;
  • Estudantes a partir do 4º período de qualquer curso superior OU profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em ingressar profissionalmente no setor automotivo.

DEDICAÇÃO E LOCAL

São 08 semanas, de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h, em Belo Horizonte. O treinamento será realizado no P7 Criativo (R. Rio de Janeiro, 471 – Centro, Belo Horizonte – MG).

CRONOGRAMA

METODOLOGIA E TRILHA DE CONTEÚDO

O principal objetivo do Mob_Lab é desenvolver habilidades comportamentais e técnicas dos participantes, preparando-os para uma inserção no mercado de trabalho com foco no setor automotivo. As atividades propostas terão o objetivo de estimular a criatividade, a inovação e a resolução de problemas entre os participantes, em um ambiente acelerado de cocriação. Ao lidar com a pressão do tempo e a intensidade das demandas, os participantes são incentivados a pensar de forma rápida e flexível.

A proposta mescla a abordagem ágil e metodologias ativas, por meio do aprendizado de ferramentas de inovação. Seguindo o conceito de “Pressure Cooker”, o modelo propõe o trabalho sob pressão para gerar soluções criativas e rápidas para problemas ou desafios complexos.

SEMANA 01

Nivelando conceitos: Apresentação de ferramentas, metodologias e processos da imersão; Design Thinking; Formação de equipe; Conexão da equipe; Apresentação dos desafios.

SEMANA 02

Reconhecimento do problema​: Mapa de contexto;​ Primeiro contato com a empresa madrinha;​ Autogestão – ferramentas de aprendizado ativo;​
Reconhecer o problema;​ Analisar o que precisa ser resolvido.

SEMANA 03

Priorizando os objetivos​: Síntese e análise de dados colhidos até em então;​ Princípio da ideação – Fomento da criatividade.

SEMANAS 04, 05 e 06

Convergindo ideias em soluções​: Princípio do pensamento convergente;​ Construção do plano de ação;​ Solution Canvas;​ Mentoria com empresa madrinha.

SEMANA 07

Análise e validações​: ​Previsibilidade de falhas;​ Mapeamento de processos de implantação;​ Técnicas de negociação e comunicação;​ Design e tecnologia.

SEMANA 08

Experimentação: Mentoria da empresa madrinha;​ Ajuste de pitch​; Demoday.

EMPRESAS MADRINHAS

As empresas madrinhas apresentam os desafios e conectam-se diretamente com os participantes, discutindo possíveis soluções em uma jornada de capacitação. A proposta é que, com uma visão externa e focada em soluções criativas, essas empresas possam contribuir, por meio de um acompanhamento próximo com monitorias, para o desenvolvimento de pessoas cada vez mais preparadas para o mercado de trabalho.

SOBRE A LINHA VI

 Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Mover, busca fomentar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), novos modelos de negócios e a formação de pessoas para superar os desafios de mobilidade integrada, descarbonização e segurança de dados.  

O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de desenvolver e oferecer soluções impactantes em infraestrutura de conectividade, conectividade no interior do veículo e segurança e privacidade de dados, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo brasileiro e da sua cadeia de produção. A atuação da frente tem foco no futuro de uma mobilidade cada vez mais conectada.  

Visa estimular o desenvolvimento de tecnologias e de competências capazes de contribuir com a descarbonização, a conexão com o ambiente externo, a privacidade e segurança de dados e com diagnóstico e manutenção preditiva de veículos. 

A coordenação Técnica da Linha VI é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Esclarecimentos e informações adicionais podem pelo e-mail: moblab@fundep.com.br

O Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular é uma jornada de capacitação em inovação aberta que impulsiona a experimentação em busca de aprimorar habilidades pessoais ao abordar desafios reais no setor automotivo. Os desafios são compartilhados por empresas madrinhas da iniciativa. A cocriação de soluções se desenvolve por meio da aprendizagem de ferramentas de inovação, como design thinking, que são apresentadas ao longo de oito semanas de capacitações, palestras, painéis e workshops, além de muita “mão na massa”. Todo processo é acompanhado por mentores e profissionais da área de inovação e de mobilidade.

Serão distribuídas 50 (cinquenta) vagas.

  • Estudantes de graduação a partir do 4º período dos cursos de engenharias, tecnologias, sistemas, administração, gestão e correlatos.
  • Profissionais formados em cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Industrial, Mecatrônica, Redes de Computadores OU;
  • Estudantes a partir do 4º período de qualquer curso superior OU profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em ingressar profissionalmente no setor automotivo OU;
  • Profissionais já formados nas áreas de engenharias, tecnologias, sistemas, administração, gestão e correlatos.

Será concedida aos participantes selecionados uma bolsa incentivo no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) como ajuda de custo para despesas com transporte e alimentação durante a participação na imersão. O pagamento será em duas parcelas. A 1ª parcela entre os dias 03 e 10 de junho e a 2ª  parcela entre os dias 03 e 10 de julho.

O Mob_Lab é uma imersão presencial, com duração de 8 semanas (20/05/2024 a 12/07/2024), com encontros de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Espaço P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro, 471 – Centro, Belo Horizonte). O local poderá ser alterado em detrimento às necessidades da Fundep e da iniciativa.

As inscrições são pelo formulário online: