Linha IV: Confira o resultado final da 1ª Etapa da Chamada de PD&I de Forjamento (01.2023)

Categoria: Linha IV, Rota 2030

A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) divulgou, nesta sexta-feira (04/08), o resultado final da 1ª Etapa da Chamada Púbica de PD&I 01.2023: Projetos de Matrizes para Forjamento. A iniciativa faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.

Foram selecionadas 09 (nove) propostas. A expectativa é aportar até R$ 15 milhões em projetos de pesquisa e inovação que elevem a competitividade da indústria brasileira de matrizes para forjamento. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas a elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira voltada ao atendimento do setor de forjamento.

2ª ETAPA – VITRINE TECNOLÓGICA

Como parte da 2ª Etapa de submissão de propostas, no dia 17/08, às 16 horas, será realizada a Vitrine Tecnológica – Conecta Rota. O encontro online é uma oportunidade de conhecer as propostas selecionadas na 1ª Etapa e fazer conexões estratégicas para a submissão final dos projetos.

Cada coordenador irá apresentar os projetos e poderá interagir com os participantes para esclarecer dúvidas. O objetivo é ampliar a participação de empresas do setor automotivo nas inciativas.

Programação:

16h05 – Chamada de PD&I – Matrizes de Forjamento

Ana Paola Villalva Braga – IPT

16h10 – Importância de PD&I na área de forjamento no setor automotivo

Natanael Cleiton Quartim Campo – Toyota

16h20 – Projeto: Projeto e Fabricação de Matrizes de Forjamento Integrados à Engenharia de Superfícies

Coordenador: Alexandre da Silva Rocha

Instituição: UFRGS

16h30 – Projeto: Desenvolvimento do tratamento térmico e usinagem do aço ferramenta sinterizado (S790) para matrizes de alta precisão para forjamento a frio

Coordenador: Fabio Antonio Xavier

Instituição: UFSC

16h40 – Projeto: Desenvolvimento de soluções de engenharia de superfície para a fabricação e manutenção de matrizes de forjamento (Super-Forja)

Coordenador: Milton Luiz Polli

Instituição: UTFPR

16h50 – Desenvolvimento de Novos Métodos para Manufatura e Manutenção de Matrizes de Forjamento

Coordenadora: Danielle Bond

Instituição: UDESC

17h – Projeto: DENOFMA: Desenvolvimento de novas ferramentas cimentícias para metalurgia do pó

Coordenador: Erich David Rodriguez Martinez

Instituição: UFSM

17h10 – Projeto: Matrizes para forjamento com alto desempenho

Coordenador: Cesar Edil da Costa

Instituição: UDESC

17h20 – Projeto: Desenvolvimento de rotas de fabricação e recuperação de matrizes de forjamento e metalurgia do pó utilizando processos de manufatura aditiva

Coordenador: Eder Socrates Najar Lopes

Instituição: Unicamp

17h30 – Projeto: Forjamento a frio de peças de alumínio com tolerâncias restritas: desenvolvimento de competência local para o processo de extrusão por impacto e para processos convencionais de forjamento

Coordenador: Eduardo Franco de Monlevade

Instituição: Poli-USP

17h40 – Projeto: Desenvolvimento e avaliação de revestimentos à base de nanopartículas de óxidos metálicos para melhoria do desempenho de matrizes de forjamento

Coordenador: Cristiano José Scheuer

Instituição: UFSM

SOBRE A LINHA IV DO ROTA 2030

O setor ferramenteiro é um dos grandes destaques do programa Rota 2030. Coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem o objetivo é solucionar as dificuldades de ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (ferramentarias, montadoras, Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, startups e entidades representativas), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia ferramental brasileira.

A proposta é oferecer soluções capazes de integrar a cadeia tecnológica de ferramental, por meio do aumento da produtividade e da competitividade. A Linha IV vem atuando em diversos eixos para alcançar os resultados esperados e promover a transformação necessária, tendo como indicadores a elevação do nível de qualidade e de confiabilidade dos produtos e o aumento do grau de prontidão e de maturidade tecnológica e organizacional, caracterizados pela percepção dos requisitos e restrições impostos pelo avanço da indústria 4.0.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.