Linha V: Fundep divulga resultado preliminar da chamada pública “Do berço ao portão”

Categoria: Linha V

A Fundep, coordenadora da Linha V do programa Rota 2030:  Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, divulgou nesta quinta-feira (26/05) o resultado preliminar da chamada pública “Do berço ao portão”.  O objetivo é selecionar um projeto que irá determinar a captura de carbono no intervalo do “berço ao portão” de veículos leves tipo automóveis fabricados no território nacional. 

Ao todo, foram submetidas oito (08) propostas. As instituições proponentes têm até cinco (05) dias úteis para a submissão de recurso administrativo, exclusivamente por meio do sistema online de submissão. 

O projeto aprovado receberá um aporte financeiro de até R$ 7 milhões, com o intuito de promover o desenvolvimento da indústria automotiva do país por meio da Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida para a contabilização das emissões dos gases de efeito estufa oriundas da fabricação de veículos no Brasil. A chamada foi elaborada em alinhamento com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Compartilhe: