Vem aí o ENACOOP 2030 – Edição Belo Horizonte

Categoria: Eventos, Linha IV, Linha V, Linha VI

PARTICIPE DO ENACOOP 2030 - EDIÇÃO BELO HORIZONTE

Dia: 23 de junho (quinta-feira)
Horário: 08h30 às 15h30
Local: Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Evento presencial e gratuito. Vagas limitadas!

A Fundep, fundação de apoio da UFMG, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), vai realizar no dia 23 de junho o ENACOOP 2030: Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030 – Edição Belo Horizonte, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 

Convidamos empresas do setor automotivo, Institutos de Ciência Tecnologia (ICT’s), startups e entidades representativas do setor para discutir, juntamente com as coordenadoras do Rota 2030 (Fundep, Senai, Findep e Embrapii), ações que possam promover a inovação, o desenvolvimento e a competitividade das indústrias brasileiras.

Na oportunidade, será feito o lançamento oficial da nova linha do Rota 2030 sob coordenação da Fundep: Conectividade Veicular.   Além disso, o público poderá conferir a mostra de dois veículos (Renault CAPTUR e DAF XF) em desenvolvimento em um dos projetos aprovados no Rota 2030 – SegurAuto. Os interessados poderão realizar uma volta nos veículos pelo campus da UFMG para conhecer as tecnologias em desenvolvimento e todo processo de instrumentação e aquisição de dados.

Inscrições abertas!

As inscrições são limitadas, clique abaixo para garantir a sua participação!

Importante: Atendendo aos protocolos de segurança e orientações do Comitê de Covid da UFMG, os participantes do evento devem comparecer ao local com máscaras de proteção.

Programação:

08h30 às 09h – Credenciamento  

09h às 9h30 – Abertura oficial do ENACOOP   

9h30 às 9h50 – Conectividade Veicular: lançamento oficial da nova linha do programa Rota 2030  

9h50 às 10h30 –   Impactos do Rota 2030 e apoio às empresas para investimentos em PD&I (ABGI)  

10h30 às 11h – Coffee break   

11h às 12h – Painel: Estratégias de inovação para ampliar a competitividade do setor automotivo 

  • Bosch  
  • Stellantis 
  • VOA Ferramentaria  

12h às 12h30 – Debate com as empresas do painel  

13H às 14H – Almoço  

14h às 15h30 – Salas paralelas de discussão  

Sala 1010 – Descomissionamento de veículos: “Do uso ao túmulo”. 

Sala 1012 – NMOG+NOx: Redução de emissões veiculares de compostos orgânicos voláteis nos sistemas evaporativos. 

Sala 1014 – Baterias: Rotas tecnológicas 

15h30 – Encerramento + coffee break 

Lançamento oficial da Linha VI coordenada pela Fundep

De acordo com o integrante do comitê técnico, o professor Martin Ravetti, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, além de ser esperada a participação de pesquisadores de todo o País na linha VI, também espera-se a contribuição de diferentes áreas do conhecimento.  

“Ainda que o foco inicial esteja mais associado às engenharias e à computação, novos negócios geram novas perguntas. Por exemplo, podemos nos perguntar sobre as implicações dos carros autônomos para a segurança das pessoas nas cidades, ou como o transporte coletivo pode se valer deste. Conhecimento. A discussão pode estar vinculada à discussão das cidades inteligentes e isso requer olhos além da computação e engenharia. É um movimento naturalmente transdisciplinar”, explica.   

Mais visibilidade aos projetos do Rota 2030 e resultados para a sociedade

Para o membro da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Carlos Sakuramoto, “os programas prioritários já completaram 2 anos com inúmeros projetos de sucesso, e chegou a hora de prestarmos conta a sociedade, pois os recursos são públicos.  

Neste período aprendemos a identificar problemas, discutir alternativas, formar alianças com outras empresas, universidades, ICTs e submeter propostas para editais para o desenvolvimento e execução de projetos.  

Agora é hora de acelerarmos. O Enacoop é o encontro das coordenadoras dos programas prioritários idealizado para apresentar um balanço do programa e discutir novos projetos (estruturantes) e oportunidades para elevar o nível de competitividade de todo o setor automotivo.  

Não há concorrência entre as coordenadoras dos programas do Rota 2030. Para um setor que busca competitividade e um lugar nas cadeias globais de fornecimento, só a colaboração entre todos os players podem encurtar este caminho”. 

Sobre o Rota 2030:

O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.

Com metas mensuráveis, cada ciclo do Programa conduzirá as empresas em uma trajetória de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos.

Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.

Compartilhe: