Em abril, a plataforma Conecta Mais completa 1 ano como ambiente digital. Os cases de sucesso de ferramentarias das cinco regiões atendidas pela iniciativa da Linha IV Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que serão divulgados ao longo deste mês, dão o tom da comemoração.
Desde a implementação do Programa Prioritário, em 2019, os esforços foram voltados para o conhecimento profundo da atividade e entendimento das dores e potencialidades do setor.
O Conecta Mais é uma dessas iniciativas. O seu principal objetivo é criar uma rede de ferramentarias, fornecedores, assessores e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para que esse ecossistema colaborativo possa buscar soluções tecnológicas, suporte técnico e capacitação.
Conheça a história da Wogar Indústria Metalúrgica, empresa impactada pelas jornadas e formações do Conecta Mais:
CONECTANDO NECESSIDADES A SOLUÇÕES EM CAXIAS DO SUL
A história de Caxias do Sul como um centro industrial não é nova. Sua atuação tradicional é facilmente notável no setor de ferramentaria. As empresas locais, geralmente pequenas e de origem familiar, precisam se adaptar ao movimento atual do mercado para manter sua operação.
A presença de mais de 90 ferramentarias de Caxias do Sul cadastradas no Conecta Mais destaca o potencial industrial da região e a carência de soluções para a dificuldade de se manter competitiva. Por lá, foram realizadas mais de 200 jornadas, com alto nível de satisfação das empresas atendidas.

Caxias do Sul tem um know-how no setor de moldes de injeção plástica, e isso chama a atenção para a importância da melhoria contínua nas empresas, demonstrando que a competitividade deve ser sempre uma prioridade.
A falta de qualificação da mão de obra é um dos principais obstáculos enfrentados pelas ferramentarias da região de Caxias do Sul. Com a escassez de profissionais capacitados, empresas frequentemente perdem conhecimento crítico e experiência adquiridos pela equipe.
Fábio Lima é consultor e foi indicado pelo Conecta Mais para apoiar a Wogar em uma de suas jornadas. Segundo ele, hoje, o maior desafio dentro da indústria de moldes e matrizes é a retenção de informação. O suporte do Conecta Mais procura mitigar esse problema ao oferecer apoio técnico e formação, permitindo que as empresas desenvolvam suas equipes internas e compartilhem conhecimento.

Criar um ambiente que valorize o aprendizado contínuo é vital para a sustentabilidade das empresas, e o Conecta Mais tem isso como um dos pilares fundamentais de sua atuação. Assim, a troca de experiências e a criação de padrões se tornam ferramentas poderosas para enfrentar os desafios do setor.
Como funciona uma jornada?
Após validação do cadastro, as ferramentarias acessam a plataforma digital e iniciam uma jornada rumo à inovação e produtividade. O agente de relacionamento do Conecta Mais visita a ferramentaria e aplica o Teste de Maturidade Tecnológica para identificar oportunidades de melhoria.
Com esses dados é possível entender as principais necessidades da empresa e focar em uma solução prioritária. Após a definição, um fornecedor qualificado é selecionado e as mudanças começam a ser implementadas. Ao final do processo, o agente de relacionamento audita os resultados obtidos em conjunto com a empresa e mantém o acompanhamento para monitorar os ganhos futuros e/ou iniciar uma nova jornada.
Essa implementação é realizada com apoio da Fundep, sem custo para a ferramentaria.
WOGAR: TRADIÇÃO ALIADA À NECESSIDADE DE INOVAÇÃO
A Wogar Indústria Metalúrgica é um exemplo de transformação e adaptação no setor automotivo. Com 16 anos de experiência sob a liderança de Edgar Vigioli, a empresa agora busca o aprimoramento constante para o aumento da produtividade e competitividade.
Com um quadro de 20 colaboradores, a organização trabalha com uma variedade de dispositivos e gabaritos, desenvolvendo produtos personalizados conforme as necessidades de seus clientes, como o Grupo Randon. Essa flexibilidade é fundamental para a competitividade da Wogar.
Entretanto, a empresa se deu conta de que, para continuar competitiva, precisava implementar melhorias nos processos. O pontapé inicial foi o diagnóstico realizado pelo Conecta Mais, que culminou na criação de uma jornada. A consultoria, realizada pelo consultor técnico, foi fundamental para ajudar a identificar oportunidades e implementar mudanças que não apenas atenderiam às demandas atuais, mas também preparariam a ferramentaria para o futuro.

Estávamos em busca de melhorias na empresa. Apesar de sermos rentáveis e termos muitos clientes, eu percebia que precisava de ajuda, principalmente na parte financeira. Eu já estava tentando implementar um processo de melhoria e o trabalho da Fundep fez toda a diferença.
A consultoria trouxe à tona várias áreas críticas da empresa, inclusive no setor financeiro. Edgar Vigioli conta que, inicialmente, era um tanto resistente à ideia de implementação de novos controles, já que acreditava que poderia gerenciar isso sozinho. Contudo, a consultoria o fez perceber que, apesar de ter uma sólida experiência de 16 anos, muitas vezes a visão externa é crucial para diagnosticar problemas que não enxergamos internamente.
O fornecedor Vainder Mello apresentou uma análise detalhada da realidade financeira da empresa, que revelou números inesperados sobre a rentabilidade. Foi um chamado à ação. Com o investimento feito no sistema financeiro, foi possível automatizar processos, algo que já era necessário há tempos na empresa. A transição do Simples Nacional para o Lucro Real foi uma das mudanças significativas que a Wogar fez, trazendo uma economia de 10% na tributação, o que, em um ano, representou uma economia considerável.
A ideia da administração é não apenas oferecer produtos, mas garantir um crescimento sustentável e a capacidade de adaptação a um mercado em constante mudança. Agora, a organização está totalmente engajada em buscar resultados e em melhorar continuamente a operação.

A implementação exigiu ajustes, tanto na forma de gestão quanto nas expectativas de resultados, principalmente no que diz respeito ao planejamento estratégico que agora seguimos, que traz ganhos principalmente a médio e longo prazo, diferente da forma que fazíamos antes, buscando sempre resultados imediatos. Entendo que a consultoria também traz desafios, pois requer da equipe uma adaptação a novas metodologias que podem não se encaixar perfeitamente em nossa cultura. No entanto, ao final deste processo, percebo que a empresa precisa dessa evolução, assim como eu, enquanto gestor.
OTIMIZAÇÃO POR MEIO DA PADRONIZAÇÃO

A Wogar se deparou com a necessidade de otimizar seus processos de usinagem, que eram caracterizados pela falta de padronização e eficiência, resultando em retrabalho e prejudicando a produtividade. Essa foi uma das razões que levou a empresa a buscar a consultoria de técnica do especialista em gestão, Fábio Lima, que trouxe uma abordagem estruturada para resolver esses problemas.
Ao realizar a análise , ficou evidente que muitos processos eram realizados de maneira informal, e isso acarretava atrasos e desperdícios. O foco foi padronizar as operações para garantir que todos os colaboradores seguissem a mesma referência de qualidade, eliminando variações que pudessem prejudicar a produção.
A partir do diagnóstico realizado pelo Conecta Mais, a empresa empregou uma série de métodos focados na padronização e automação. Lima introduziu a ideia de criar uma biblioteca de informações e um sistema de automação com o software CAM (Manufatura Assistida por Computador), permitindo que a empresa processasse dados de maneira mais eficaz.
A partir da criação do banco de dados com as melhores práticas e procedimentos, o conhecimento acumulado torna-se recurso para treinar novas contratações e reduzir a dependência de profissionais com habilidades específicas. Quando há um padrão definido, cada operador, independentemente de quem seja, segue as mesmas diretrizes, diminuindo a variabilidade e potencializando a eficiência.
A adoção da automação nos processos de usinagem se mostrou um fator-chave. O objetivo era que as máquinas operassem em ciclos contínuos, reduzindo os tempos de parada e aumentando a produção efetiva. Essa nova abordagem tanto aumentou a produtividade como aliviou a carga de trabalho dos operadores, permitindo que eles focassem em atividades que agregam maior valor à produção.
O CAM permitiu que a empresa conseguisse automatizar 80% do processo de produção. Isso significa que, agora, há um ciclo onde a máquina pode operar sem interrupções, e os operadores se concentram em garantir que a peça correta está sendo produzida.
RESULTADOS QUE VÃO ALÉM DOS NÚMEROS
Com a implementação das novas soluções, a Wogar começou a observar resultados expressivos. Ao otimizar os processos de produção, houve uma redução significativa no tempo necessário para fabricar peças. Antes, algumas delas levavam até 240 horas para serem finalizadas. Agora, é possível concluí-las em menos de 140 horas.
Ainda que a implementação tenha sido positiva, diversos desafios surgiram ao longo do caminho. As mudanças enfrentaram resistência interna e, superá-la com uma equipe acostumada a rotinas estabelecidas exigiu tempo, paciência e uma clara comunicação dos objetivos.
A nova abordagem despertou um senso de propriedade entre os colaboradores, fazendo com que eles se sentissem mais conectados ao sucesso da empresa. O relacionamento com os clientes também melhorou, já que as novas práticas permitiram um atendimento mais ágil e uma entrega de produtos com maior qualidade, fundamentais para a manutenção de boas relações com o mercado.

Com a consultoria, percebi que é fundamental ter uma visão clara do que está acontecendo na empresa. A Fundep ajudou a nos direcionar nesse sentido e a entender que ser proativo nas mudanças é a chave para o sucesso.
LIÇÕES E VALORES PARA O FUTURO
Com a experiência adquirida por meio da participação no Conecta Mais, a Wogar se posiciona para o futuro. A empresa vislumbra aumento na produtividade e expansão de suas operações. A partir dos resultados que já podem ser mensurados, a meta é aumentar a produtividade em 20%, até o fim de 2025, com o auxílio das novas soluções implementadas.
Ao entrar no programa Conecta Mais, a expectativa era em grande parte de buscar consultoria e orientação. No entanto, sua percepção atual é de que o programa se tornou um parceiro estratégico fundamental para a empresa. Com essa nova compreensão, a companhia se tornou parte de uma rede maior que busca o avanço do setor.

Essa iniciativa é essencial para o fortalecimento da indústria de ferramentarias. Se tivermos mais apoio como esse, muitas empresas poderão tornar-se mais competitivas e eficientes.
A experiência ilustra a importância da adaptação e da inovação no setor de ferramentarias e o impacto positivo que iniciativas como o Conecta Mais podem gerar. Com um caminho claro à frente, a Wogar está pronta para enfrentar os desafios futuros e se destacar ainda mais no mercado.
Sobre a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais.
Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro das ações dos programas prioritários que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.
Services
Cras a elit sit amet leo accumsan volutsudisse.