O MoveUP é uma iniciativa de inovação colaborativa e aceleração tecnológica que busca soluções em conectividade veicular e integrar novos modelos de negócios ao setor automotivo para startups, spin-offs e projetos de PDI. Atua como catalisador para a inovação e a competitividade, impulsionando o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas do mercado de mobilidade.
Com uma abordagem que conecta soluções com grandes indústrias, a iniciativa oferece não apenas apoio financeiro, mas também acesso a uma rede de expertise e infraestrutura que potencializa a criação de Provas de Conceito (POC) viáveis e escaláveis.
Com o MoveUP, os participantes ganham o suporte necessário para transformar conceitos em soluções práticas, capazes de impulsionar o mercado de conectividade veicular e promover o avanço para uma mobilidade verde, segura e integrada.
A iniciativa faz parte da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).
FAÇA PARTE
ÁREAS TEMÁTICAS
Os sensores presentes em veículos e dispositivos móveis, como smartphones, abrem novas possibilidades para o monitoramento dos ambientes interno e externo dos veículos. Buscamos projetos que viabilizem o desenvolvimento de novos negócios e aplicações, com foco em soluções inovadoras que reduzam os impactos ambientais e promovam a descarbonização no setor de mobilidade veicular.
Linhas de atuação:
- Promoção de conectividade em sistemas veiculares legados;
- Soluções de logística de transporte de mercadorias baseadas em conectividade veicular com impactos em descarbonização e meio ambiente;
- Uso de veículos como sensores de variáveis de meio-ambiente e do tráfego;
- Monitoramento de variáveis que promovam o tráfego inteligente e descarbonização ;
- Aplicações de conectividade veicular para monitoramento de poluição sonora ou ambiental ;
- Novos serviços que promovam a descarbonização por meio de conectividade veicular.
A conectividade dos veículos com o meio externo representa uma grande oportunidade para fidelizar clientes por meio de experiências personalizadas e para gerar novas receitas na indústria automotiva, com base no acesso a dados. Buscamos projetos que explorem a comunicação veículo-veículo (V2V), veículo-pedestre (V2P) e veículo-tudo (V2X) possibilitam o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, aproximando a indústria dos usuários.
Essa conectividade é essencial para criar experiências personalizadas, aumentar a segurança no trânsito, melhorar a eficiência dos transportes e contribuir para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
Linhas de atuação:
- Aplicações inovadoras para setor automotivo que utilizem comunicação V2X;
- IoT aplicado à conectividade veicular;
- Novos serviços de cidades inteligentes decorrentes do uso de conectividade veicular;
- Visão computacional aplicada à segurança, entretenimento e auxílio a condução veicular;
- Infraestrutura de cidades inteligentes para conectividade veicular;
- Novas aplicações de cidades inteligentes para monitoramento de veículos;
- Novos serviços baseados nas informações georreferenciadas do veículo;
- Realidade aumentada aplicada à condução veicular;
- Aplicações de inteligência artificial para controles de tráfego.
O crescente universo de aplicações dentro e fora dos veículos traz novos desafios em segurança e privacidade de dados. Veículos modernos precisam proteger informações sensíveis dos usuários, atendendo a requisitos rigorosos de segurança, autenticação, controle de acesso, disponibilidade e privacidade. A comunicação sem fio V2X, em particular, introduz questões críticas relacionadas à proteção de dados. Sistemas inteligentes devem ser capazes de reconhecer padrões de condução, detectar fraudes e prevenir invasões e ataques.
Buscamos projetos que desenvolvam soluções práticas, inovadoras e escaláveis para assegurar a segurança e privacidade de dados na conectividade veicular. As propostas devem ser disruptivas e abordar uma ou mais linhas temáticas descritas a seguir.
Linhas de atuação:
- Inteligência artificial distribuída utilizando a conectividade veicular;
- Tecnologias de aprendizado de máquina que preservem privacidade do condutor e/ou do fabricante;
- Estratégias de mitigação ou resposta a ataques cibernéticos no contexto veicular;
- Proteção dos dados relacionados à conectividade veicular;
- Privacidade dos dados do usuário e do veículo;
- Detecção e prevenção de ataques de segurança no ambiente veicular.
A manutenção condicional no contexto automotivo utiliza o monitoramento do “estado de saúde” de veículos e sistemas produtivos, aliado a técnicas avançadas de análise de dados, como data mining, machine learning e data analytics. Integrada à Indústria 4.0, essa abordagem permite diagnósticos precisos e planos de ação eficazes, otimizando a disponibilidade dos veículos e reduzindo custos operacionais. Buscam-se projetos inovadores e disruptivos que explorem essas tecnologias em linhas temáticas específicas.
Linhas de atuação:
- Monitoramento da saúde do veículo através de integração e comunicação de sensores;
- Uso de IoT e conectividade veicular para suporte a diagnóstico e manutenção preditiva;
- Sistema de monitoramento de veículos que utiliza conectividade veicular;
- Tecnologias que promovam melhoria de manutenção preventiva e preditiva de veículos;
- Uso de inteligência artificial para previsão de demandas de manutenção e peças automotivas;
- Conectividade de componentes periféricos com veículo.
CRONOGRAMA CHAMADA DE PROJETOS

CRONOGRAMA CHAMADA DE EMPRESAS MADRINHAS

VANTAGENS E BENEFÍCIOS
JORNADA DE INOVAÇÃO

LINHA VI - CONECTIVIDADE VEICULAR
A Linha VI – Conectividade Veicular é um Programa Prioritário do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que busca fomentar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), novos modelos de negócios e a formação de pessoas para superar os desafios de mobilidade integrada, descarbonização e segurança de dados.
O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de desenvolver e oferecer soluções impactantes em infraestrutura de conectividade, conectividade no interior do veículo e segurança e privacidade de dados, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo brasileiro e da sua cadeia de produção. A atuação da frente tem foco no futuro de uma mobilidade cada vez mais conectada.
Visa estimular o desenvolvimento de tecnologias e de competências capazes de contribuir com a descarbonização, a conexão com o ambiente externo, a privacidade e segurança de dados e com diagnóstico e manutenção preditiva de veículos.
A coordenação técnica é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).