Linha V: Resultado final da chamada pública de PD&I 01/2022

Categoria: Linha V

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) divulgou, nesta sexta-feira (17/06), o resultado final da chamada pública de PD&I 01/2022 da linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030. Foram aprovados quatro (04) projetos, que receberão um aporte de R$ 11,9 milhões da Fundep. As contrapartidas somam R$ 3,1 milhões.

Ao todo, os projetos têm a participação de 10 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e sete empresas da cadeia automotiva. As propostas mostraram-se coerentes com as demandas da cadeia e podem contribuir para a solução de grandes questões tecnológicas e para a geração de conhecimentos inovadores para o setor automotivo brasileiro.

PROJETOS SELECIONADOS

Projeto e construção de um sistema de armazenamento de energia associado a um BMS adaptativo para aplicações em veículos comerciais leves

ICT Proponente: UFABC

Coordenador Geral: Alain Segundo Potts

ICTs Associadas: UnB; USP; e FEI

Empresas: Mercedes-Benz; HION; e Clarios

Aporte da Fundep: R$ 2.999.827,55​

Contrapartida: R$ 1.142.880,00​

Objetivo Geral: A  proposta  prevê  o  desenvolvimento  de  um  sistema  de  gerenciamento de  baterias (BMS) adaptativo capaz de operar e gerenciar dois tipos diferentes de SAEs de forma autônoma e segura.  Está previsto, também,  o projeto  e a construção de dois  SAEs: o  primeiro  a  base  de células LFP 2C e o segundo a base de células NCM 3C.

Sistema modular de regeneração de energia para carreta com câmara fria

ICT Proponente: UNICAMP

Coordenadora Geral: Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva

ICT Associada: UFSJ

Empresa: Original – Industria Eletroeletrônica

Aporte da Fundep: R$ 2.997.933,94

Contrapartida: R$ 476.560,00

Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema modular de motorização elétrica para acionamento do sistema de refrigeração em carretas com câmara fria, atualmente acionado por motor a combustão.

Estação de Recarga Rápida Bidirecional para Veículos Elétricos com Multifuncionalidades

ICT Proponente: UNICAMP

Coordenador Geral: José Antenor Pomilio

ICTs Associadas: Instituto de Pesquisas Eldorado; Instituto Constanta de Inovação

Empresa: Contanta Industrial

Aporte da Fundep: R$ 2.999.246,37

Contrapartida: R$ 537.294,40

Objetivo Geral: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de uma Estação de Recarga (ER) Rápida para veículos elétricos com multifuncionalidades previstas na norma ISSO 15118-20 (“ISO15118-20”,2022). Além destas funcionalidades, propõem–se que a estação de recarga tenha dois barramentos adicionais para possibilitar a conexão de módulos fotovoltaicos e baterias veiculares de segunda vida.

Desenvolvimento e Ensaio de Inversor e Máquina Elétrica para Aplicações Veiculares

ICT Proponente: UFRGS

Coordenador Geral: Aurélio Tergolina Salton

ICT Associada: UFSM

Empresa: Mercosul Indústria de Motores; Inova Sistemas Eletrônicos

Aporte da Fundep: R$ 2.998.842,56​

Contrapartida: R$ 1.041.551,45

Objetivo Geral: O desenvolvimento máquina elétrica e inversor para aplicações veiculares e de bancada de testes para caracterização e validação de powertrain elétrico.

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).