Mapeamento tecnológico busca identificar tecnologias emergentes para o desenvolvimento do setor automotivo nacional
A Fundep, em parceria com o Observatório da Indústria do estado do Ceará (Sistema FIEC), está desenvolvendo um mapeamento tecnológico com o objetivo de mapear, diagnosticar e caracterizar o cenário atual da cadeia produtiva da indústria automotiva nacional. A iniciativa faz parte da linha V do programa Rota 2030 coordenada pela fundação – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
Para acompanhar o andamento e os resultados desta ação, a Analista de Projetos da Fundep – Ana Luísa Lage, realizou na última semana, entre os dias 09 e 13 de maio, visitas técnicas em nove Institutos de Ciência e Tecnologia no estado de São Paulo e Minas Gerais, juntamente com Mariana Biermann e Laís Moreira, representantes do Observatório da Indústria/SENAI e membros da equipe de execução do mapeamento.
Receberam a visita a Universidade de São Paulo – Campos São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal de Campinas, o Instituto Eldorado, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Tecnologias emergentes identificadas
Para identificar as tecnologias emergentes para o desenvolvimento do setor automotivo, o Observatório da Indústria/SENAI Ceará estabeleceu oito produtos para a realização do mapeamento tecnológico em questão.
A partir de levantamento bibliográfico foram identificadas 194 tecnologias-chaves para a Linha V. Após refinamento para avaliação de aderência aos descritivos dos eixos, totalizaram 100 tecnologias, divididas em:
- 44 tecnologias recuperadas para o eixo de Segurança Veicular;
- 25 tecnologias recuperadas para o eixo de Propulsão Alternativa à Combustão;
- 31 tecnologias para o eixo de Biocombustíveis.
Identificação de problemáticas para o desenvolvimento tecnológico
No que tange às barreiras, foram identificadas 53 barreiras/problemáticas para o desenvolvimento tecnológico. Após passarem por um “refinamento”, foi estabelecido um quantitativo de 40 barreiras, sendo elas:
- 16 barreiras para o eixo de Biocombustíveis;
- 15 barreiras para o eixo de Propulsão Alternativa à Combustão;
- 09 barreiras identificadas para o eixo de Segurança Veicular.
Ações em andamento e resultados
De acordo com a equipe responsável pela execução do mapeamento, o roadmap representa um avanço frente ao que já foi identificado na literatura e tem como insumo as respostas coletadas com cerca de 50 centros de pesquisa brasileiros.
Foram realizadas visitas técnicas para validação e refinamento dos dados coletados de forma que as informações sejam mais assertivas à realidade brasileira. Atualmente está sendo conduzida a construção do Produto 6, o qual representa a versão preliminar do roadmap tecnológico, composto pelas barreiras, visões de futuro e tecnologias mapeadas.
Espera-se, por meio deste estudo, fornecer uma sistematização que possa retratar o atual cenário de desenvolvimento tecnológico no Brasil, assim como identificar a infraestrutura e as competências necessárias para o desenvolvimento em cada eixo de atuação da Linha V do programa Rota 2030.