Linha V: Resultado final da Chamada de Projetos Estratégicos

Categoria: Linha V

A Fundep torna público nesta quinta-feira (03/08), o resultado final da Chamada de Projetos Estratégicos para Desenvolvimento de Centros de Competências 01/2023 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

Serão aportados R$ 35.468.512,90 pela Fundep em projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico, de natureza multidisciplinar, capazes de gerar competências estratégicas em biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular.

CONHEÇA OS PROJETOS APROVADOS:

EIXO I: BIOCOMBUSTÍVEIS

Linha Temática: desenvolvimento de tecnologias em células a combustíveis alimentadas por biocombustíveis para aplicações em sistemas automotivos.

Proposta: Centro multiusuário em tecnologias de manufatura e validação de células a combustível de óxido sólido suportadas em metal
Proponente: Unicamp
Associadas: CIMATEC
Coordenador geral: Gustavo Doubek
Aporte Fundep: R$ 8.999.997,60
Contrapartida: R$ 905.000,00

Linha Temática: Desenvolvimento de tecnologias (sistemas e componentes) para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com etanol, podendo incluir sistemas flex-fuel.

Proposta: Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Viáveis no Motor Flex-fuel Etanol/gasolina para Atingir Alta Eficiência com Redução Drástica de NMOG
Proponente: UFMG
Associadas: USP e UnB
Coordenador geral: José Guilherme Coelho Baeta
Aporte Fundep: R$ 8.771.442,53
Contrapartida: R$ 9.281.070,00

EIXO II: SEGURANÇA VEICULAR

Linha Temática: desenvolvimento de sistemas/componentes e tecnologias de sensores e dispositivos para uso em segurança veicular.

Proposta: Projeto, implementação e testes de componentes e dispositivos para o desenvolvimento de sistemas de assistência à condução (SEGCOM)
Proponente: USP
Associadas: UnB, UFPE
Coordenador geral: João Francisco Justo Filho
Aporte Fundep: R$ 8.697.072,77
Contrapartida: R$ 638.884,36

EIXO III: PROPULSÃO ALTERNATIVA À COMBUSTÃO

Linha Temática: desenvolvimento de tecnologias de componentes e/ou sistemas de baterias para uso veicular, focando no fomento da infraestrutura para a produção dos componentes e materiais relacionados à bateria aplicado em veículos híbridos e elétricos.

Proposta: Centro multiusuário de manufatura, validação e certificação de baterias
Proponente: Unicamp
Associadas: UFVJM, UFV
Coordenador geral: Hudson Zanin
Aporte Fundep: R$ 9.000.000,00
Contrapartida: R$ 1.800.000,00

NÚMEROS GERAIS:

Total de propostas recebidas: 40
Total de propostas selecionadas: 04
Total de aporte Fundep: R$ 35.468.512,9
Total de contrapartidas: R$ 12.624.954,36

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).