Chamada Pública de Projetos Estratégicos de Mapeamento Setorial

a Linha V - Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular

Atenção: O cronograma da chamada foi alterado. Clique aqui e confira a Nota de Retificação Nº 01.

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) convida a comunidade científica, industrial e do ecossistema de inovação para a submissão de propostas para a Chamada Pública de Projetos Estratégicos de Mapeamento Setorial​. A iniciativa faz parte da Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).

A chamada irá selecionar projetos de pesquisa capazes de atender encomendas tecnológicas (ETEC), mapeadas em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), para a execução de estudos estratégicos de grande impacto no setor automotivo. ​

O investimento total em projeto será de até R$ 15 milhões. A submissão de propostas deve ser realizada por Instituições de Ciência e Tecnologia​ (ICTs), em parceria com empresas da cadeia automotiva.

RESULTADOS

ARQUIVOS

NOTA DE RETIFICAÇÃO

SISTEMA DE SUBMISSÃO

CRONOGRAMA

Cronogrma alterado conforme Nota de Retificação. 

ENCOMENDAS TECNOLÓGICAS

Projeto até R$ 5 milhões​

OBJETIVO GERAL:

Determinar o quanto os veículos leves e as fontes fixas relacionadas contribuem para a formação do ozônio troposférico, quando se considera o abastecimento com etanol e gasolina comercial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Qualificar mão de obra, incluindo estratégias para a formação e capacitação de recursos humanos e a disseminação dos resultados das pesquisas desenvolvidas;
  • Qualificar, a partir de testes experimentais, a participação de cada emissor num grande centro urbano típico, considerando apenas cadeia de abastecimento e evaporação e seus respectivos ensaios de especiação, bem como as demais fontes antrópicas;
  • Realizar um estudo embarcado de emissões, com maior precisão, considerando diversos hidrocarbonetos de origem veicular, sendo mandatório que a proposta contemple todas as emissões provenientes dos veículos, quer sejam aquelas emitidas pelo sistema evaporativo e pelas fontes fixas de distribuição e de abastecimento;
  • Estudar a influência do uso intensivo do etanol, gasolina e combustíveis alternativos na formação do ozônio;
  • Avaliar a idade da frota, criando um modelo matemático utilizando dados experimentais, para a formação de ozônio usando os dados de especiação e que seja flexível considerando um percentual variável para o fator de uso do etanol;
  • Estudar o impacto ambiental nas diversas etapas e com os diferentes combustíveis para suportar discussões de políticas públicas para redução de ozônio troposférico, recomendável que seja realizado juntamente com órgãos ambientais;
  • Promover a difusão do conhecimento adquirido no estudo através de eventos regulares e produção de um site interativo de acesso público com as informações coletadas no estudo.

Projeto até R$ 5 milhões​

OBJETIVO GERAL:

Fomentar soluções que visam aprimorar o processo de investigação de acidentes de trânsito. Em particular, espera-se que os resultados a serem alcançados possam colaborar efetivamente para execução da ação A3020 estabelecida no Plano Nacional de Trânsito (PNATRANS).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Qualificar mão de obra, formação de engenheiros, para atuação na dinâmica de sinistros;
  • Propor metodologias para a formação de um banco de dados científico de sinistros, considerando o tipo de colisão, horário de ocorrência, número de mortos etc. Realizar levantamento de banco de dados existentes e criação dos mesmos para validação da metodologia proposta;
  • Realizar simulação numérica de cenários que compreendam a dinâmica de sinistros no território nacional;
  • Estudar os efeitos das lesões sofridas, na saúde dos passageiros, a partir da definição da velocidade de impacto, configuração geométrica de veículos na colisão, etc.;
  • Estudar o impacto da presença de tecnologia de segurança embarcada para determinação do potencial de redução de sinistros, mortes e de lesões permanentes;
  • Promover a difusão do conhecimento adquirido no estudo através de eventos regulares e produção de um site interativo de acesso público com as informações coletadas no estudo.

Projeto até R$ 5 milhões​

OBJETIVO GERAL:

Realizar um estudo e desenvolvimento de metodologias para criar uma visão estratégica que fomente e suporte adequadamente a inserção de xEVs leves e pesados no mercado, que favoreça o aumento da frota desses veículos contribuindo para redução das emissões de poluentes e gases do efeito estufa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Qualificar mão de obra, formação de engenheiros, para a atuação nas arquiteturas tecnológicas, estações de recarga e infraestrutura de recarga elétrica e conectividade;
  • Planejar, analisar e apontar soluções para as condições necessárias na infraestrutura de abastecimento à eletromobilidade nas principais estradas brasileiras (tais como, infraestrutura viária, tempo de recarga, a distância entre estações de recargas ao longo de rotas, infraestrutura necessária da rede elétrica, alocação de pontos de recargas e cobertura de rede de dados), considerando também as especificidades dos veículos pesados (tais como, área de manobra, pavimentação adequada que suporte veículos mais pesados, Lei do motorista – Lei 13.103 de 2 de Março de 2015 e segurança operacional e patrimonial durante a recarga);
  • Realizar estudos de viabilidade técnica e econômica, para veículos leves e pesados, a partir da construção de cenários para determinação de priorização de regiões / estradas para implantação de estações de recarga;
  • Realizar uma análise da legislação atual, através de um levantamento e revisão detalhada da legislação tributária existente que se aplica à venda de serviços de recarga de veículos elétricos, levando em consideração as tendências e desafios do futuro que possam impactar a tributação do setor;
  • Realizar um benchmarking internacional observando as melhores práticas para integração dos veículos xEVs à rede, contemplando posicionamento de estações de recarga, infraestrutura de recarga elétrica, conectividade e modelos de negócio para veículos leves e pesados;
  • Avaliar a regulação e normas para a integração do veículo à rede elétrica e de dados, com foco em protocolos de comunicação entre as partes interessadas, quais sejam: veículo elétrico; estação de recarga; operador da estação de recarga; operadores de sistemas e empresas do setor de energia elétrica;
  • Estruturar, considerando as especificidades brasileiras, possíveis cenários para interoperabilidade, Smart Charging, conexão usuário-internet em rodovias, Connected Services embarcados no veículo, preparação da rede elétrica (capacidade e tensão), Smart Metering e segurança de dados;
  • Desenvolver um estudo preliminar (protótipo de aplicativo) com o objetivo de sistematizar a operação dos postos de recarga de maneira uniforme e controlada, que garanta a interoperabilidade, que busque resolver o problema das estações isoladas, conectando o usuário a qualquer equipamento de recarga, independente do estabelecimento de contratos bilaterais, oferecendo informações como georreferenciamento e distância, compatibilidade com o veículo selecionado, disponibilidade em tempo real e preço por tipo de carga;
  • Promover a difusão do conhecimento adquirido no estudo através de eventos regulares e produção de um site interativo com a possibilidade de acesso público com as informações coletadas no estudo.

COMPOSIÇÃO MÍNIMA DA PROPOSTA

  • 01  ICT – Instituição de Ciência e Tecnologia​;
  •  02 Montadoras de veículos automotores ​com planta no Brasil que não pertençam ao mesmo grupo empresarial.;
  • 01 Empresa parceira da cadeia automotiva de cada montadora.

ORÇAMENTO DA CHAMADA

  • A Fundep aportará o valor total de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) somadas as propostas aprovadas nas Encomendas Tecnológicas, divididos entre os eixos de Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
  • Cada Econmenda Tecnológica será financiado em até R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).
  • Os valores de contrapartidas financeiras e/ou econômicas devem corresponder a pelo menos 20% do recurso total aportado pela Fundep.

MANUAL DE OPERAÇÕES DA FUNDEP

O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.

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