A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), coordenadora do programa Rota 2030, convida a comunidade científica, industrial e do ecossistema de inovação para a submissão de propostas para Chamada Pública de Projetos Estratégicos para Desenvolvimento de Centros de Competências 01/2023, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
Até R$ 36 milhões serão aportados em projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico, de natureza multidisciplinar, capazes de gerar competências estratégicas em biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular.
Quem poderá apresentar proposta na chamada: Podem submeter propostas grupos de pesquisa pertencentes a instituições de ciência e tecnologia (ICTs), públicas ou privadas sem fins lucrativos, em parceria com empresas e associações do setor automotivo. As propostas devem contemplar a participação de, no máximo, 3 (três) ICTs e deve conter carta de apoio de, ao menos, duas empresas do setor automotivo (ou uma empresa e uma associação do setor).
EDITAL DA CHAMADA
SISTEMA DE SUBMISSÃO
RETIFICAÇÃO DA CHAMADA
ARQUIVOS DA CHAMADA
TEMAS ESTRATÉGICOS
a) Desenvolvimento de tecnologias em células a combustíveis alimentadas por biocombustíveis para aplicações em sistemas automotivos. Proposta deve incluir o desenvolvimento de componentes e/ou sistemas, criação de infraestrutura, metodologias para produção de componentes de células combustíveis para o mercado, podendo ser conjugado com outros processos (i.e. reformadores), operados com biocombustíveis e/ou combustíveis de baixo carbono;
b) Desenvolvimento de tecnologias (sistemas e componentes) para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com etanol, incluindo sistemas flex-fuel.
Desenvolvimento de tecnologias de componentes e/ou sistemas de baterias para uso veicular, focando no fomento da infraestrutura para a produção dos componentes e materiais relacionados à bateria aplicado em veículos híbridos e elétricos.
Desenvolvimento de sistemas/componentes e tecnologias de sensores e dispositivos para uso em segurança veicular. A proposta deve incluir o desenvolvimento e a criação de infraestrutura, metodologias e homologações para produção de sensores/componentes para segurança veicular focando no mercado brasileiro.
b) Desenvolvimento de tecnologias (sistemas e componentes) para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com etanol, incluindo sistemas flex-fuel.
VÍDEO DE LANÇAMENTO
MANUAL DE OPERAÇÕES
O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.