A Fundep, Fundação de Apoio da UFMG, coordenadora da Linha IV do programa Rota 2030: Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, convida a comunidade científica e industrial para a submissão de propostas na Chamada Pública de PD&I 01/2022.
Até R$ 6 milhões serão aportados em projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com ferramentarias, empresas e startups de todo o Brasil, para solucionar 03 (três) encomendas tecnológicas – ETECs:
- ETEC 1: Projetos de demonstrador de moldes para vulcanização de pneus
- ETEC 2: Projetos de demonstrador de moldes para tanques rotomoldados
- ETEC 3: Projetos de demonstrador de moldes para injeção de peças plásticas de baixo volume
As encomendas foram elaboradas em parceria com o programa Made in Brasil Integrado (MiBI), uma rede colaborativa para aumento da produtividade e da competitividade do setor automotivo brasileiro instituída pelo Ministério da Economia.
O objetivo desta Chamada Pública é estudar a viabilidade de nacionalizar a produção de ferramental para fabricação de peças plásticas e elastoméricas que ainda não têm produção nacional relevante. Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 95% de importação desse tipo de ferramental.
As propostas devem ser coerentes e consonantes com as ETECs demandadas e devem contribuir efetivamente para a solução de grandes questões tecnológicas e de governança e geração de conhecimentos inovadores junto à cadeia de fornecimento de ferramentarias do setor automotivo brasileiro.
- A data limite para a submissão da pré-proposta é até 30/09/2022 (Até às 17 horas)
- Dúvidas: chamadasrota@fundep.com.br
RESULTADOS
ARQUIVOS DA CHAMADA
OUTROS ARQUIVOS
SISTEMA DE SUBMISSÃO
CRONOGRAMA DA CHAMADA
VÍDEO DE LANÇAMENTO DA CHAMADA
ENCOMENDAS TECNOLÓGICAS - ETECs
O objetivo da Chamada Pública 01/2022 consiste em contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas a elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira.
Conheça as encomendas elaboradas em parceria com o programa Made in Brasil Integrado (MiBI):
A fabricação de moldes para pneus envolve tecnologias, equipamentos e custos que, devido ao volume e grau de complexidade, não foram bem absorvidos pela cadeia de ferramentarias brasileiras. A montagem de uma célula de fundição e o custo de aquisição dos equipamentos para fundição e usinagem de aço e alumínio torna ainda impeditiva a adoção por uma única empresa. Além disso, somam-se as necessidades de planejamento, projeto, montagem e tryout das ferramentas. Nessas condições, o ICT proponente será o responsável pela busca de parcerias, aquisição e introdução da nova tecnologia.
A interface com tecnologias e processos atuais demanda estudo e criação de uma metodologia para disseminação do conhecimento e viabilidade entre as empresas brasileiras. A proposta deverá conter descrição da metodologia e resultados esperados para, e somente para, as etapas definidas nas frentes de trabalho, que serão detalhadas a seguir.
Após todas as considerações feitas anteriormente, deseja-se, através deste projeto demonstrador para moldes de pneus, responder às seguintes perguntas:
- Como adaptar as tecnologias existentes dos processos de fundição de aço e alumínio existentes para aperfeiçoar a produção de moldes para pneus?
- Como reduzir os tempos de usinagem, erosão e retrabalhos após fundição do molde?
- Como gerar uma estrutura acessível para que as empresas possam desenvolver novos projetos e produtos com a nova tecnologia?
- Como integrar a nova tecnologia com as tecnologias atuais?
- Como desenhar métodos que integrem os processos?
- Como otimizar e redesenhar todo o processo produtivo afim de tornar competitiva a produção de moldes para vulcanização de pneus em território Nacional?
Esta Encomenda Tecnológica visa à consolidação, harmonização e difusão dos atuais conhecimentos, competências e boas práticas já existentes em toda cadeia, conforme praticados internacionalmente, buscando nacionalização de tecnologias de produção de moldes para rotomoldagem e difusão de conhecimentos para a cadeia de ferramental. Espera-se criar um aumento de competitividade tanto das ferramentarias brasileiras, pelo atendimento ao mercado de produção de rotomoldados, quanto do mercado de produção de componentes para máquinas agrícolas, gerando redução de custos, redução de tempos produtivos e de setup, manutenção de qualidade etc.
Ao final do projeto, as novas soluções desenvolvidas deverão ser difundidas, juntamente com as informações pré-existentes coletadas em prospecção de mercado, para auxílio ao setor ferramenteiro para atendimento ao agronegócio como um todo.
Esta Encomenda Tecnológica visa à consolidação, harmonização e difusão dos atuais conhecimentos, competências e boas práticas já existentes em toda cadeia, conforme praticados internacionalmente, buscando nacionalização de tecnologias de produção de moldes para rotomoldagem e difusão de conhecimentos para a cadeia de ferramental. Espera-se criar um aumento de competitividade tanto das ferramentarias brasileiras, pelo atendimento ao mercado de produção de rotomoldados, quanto do mercado de produção de componentes para máquinas agrícolas, gerando redução de custos, redução de tempos produtivos e de setup, manutenção de qualidade etc.
Ao final do projeto, as novas soluções desenvolvidas deverão ser difundidas, juntamente com as informações pré-existentes coletadas em prospecção de mercado, para auxílio ao setor ferramenteiro para atendimento ao agronegócio como um todo.
QUEM PODE PARTICIPAR DE PROJETOS DE PD&I
Tem interesse em participar de projetos de inovação?
Envie um e-mail para conexoesrota@fundep.com.br
A Fundep pode auxiliar na conexão entre importantes atores do setor automotivo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
MANUAL DE OPERAÇÕES
O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.
COORDENAÇÃO TÉCNICA
A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).