Linha V: Resultado Final da Chamada Pública Intec+(01.2022)

Categoria: Linha V

A Fundep, uma das coordenadoras do programa Rota 2030, torna público nesta quinta-feira (06/04), o resultado final da Chamada Pública Rota Intec+ (01.2022), da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.

Os 6 projetos aprovados serão financiados pela Fundep com R$ 16,8 milhões e serão desenvolvidos por startups, empresas e/ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de todo o Brasil.

As propostas devem possibilitar o desenvolvimento de inovação industrial por meio de soluções tecnológicas para ampliar e consolidar a cadeia automotiva nacional, incentivando o aumento da produtividade e geração de empregos, além de atender aos objetivos específicos desta chamada.

CONHEÇA OS PROJETOS APROVADOS

EIXO BIO

Grupo B: INTEC+ Empresas
Projeto: Desenvolvimento de motor dual-fuel movido a HVO e H2 verde com aplicação em trator agrícola
Proponente: Bpowertrain Engenharia Ltda
Coordenador geral: Dr. Roberto Berlini Rodrigues da Costa
ICT’s associadas: –
Empresas: FTP Industrial; Biometano Energia; Spronic
Aporte Fundep: R$1.650.663,17
Contrapartidas: R$ 0,00

EIXO CONSEV

Grupo A: INTEC+ Institutos
Projeto: Sistema inteligente de aquisição e análise de dados para controladores automotivos – Fase 2 – Otimização e industrialização (IASE2)
Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenador geral: Prof. Dr. Anderson Wedderhoff Spengler
ICT’s associadas:
Empresas: Renault do Brasil S.A.
Aporte Fundep: R$ 3.478.818,79
Contrapartidas: R$ 713.557,92

EIXO PAC

Grupo B: INTEC+ Empresas
Projeto: Aprimoramento do BMS a partir da otimização dos algoritmos e desenvolvimento da conectividade via 5G em baterias de lítio visando a homologação para aplicação em empilhadeiras elétricas
Proponente: HION Soluções e Tecnologia
Coordenador geral: Dra. Cynthia Thamires da Silva
ICT’s associadas: USP; Parque Tecnológico de Santo André
Empresas: FRONIUS do Brasil Comércio, Indústria e Serviços LTDA; BRASKEM S. A; USIMATIC Indústria e Comércio LTDA; LOCMEC Comércio e Manutenção de Empilhadeiras LTDA.
Aporte Fundep: R$2.685.158,60
Contrapartidas: R$ 0,00

Grupo A: INTEC+ Institutos
Projeto: MCveh – Desenvolvimento de ME e CE para aplicação em veículos elétricos e híbridos, promovendo soluções tecnológicas em propulsão alternativa à combustão
Proponente: Instituto Hercílio Randon – IHR
Coordenador geral: Me. Joel Boaretto
ICT’s associadas: UFSM; UFRGS
Empresas: Randon S.A. Implementos e Participações; Castertech Fundição e Tecnologia LTDA.
Aporte Fundep: R$2.999.957,78
Contrapartidas: R$1.464.105,20

Grupo A: INTEC+ Institutos
Projeto: Aplicação de materiais e processos de fabricação avançados no desenvolvimento de powertrain elétrico de alta eficiência
Proponente: UFSC
Coordenador geral: Prof. Dr. Cristiano Binder
ICT’s associadas:
Empresas: ZEN S.A. Indústria Metalúrgica; Metal Pó Industria e Comercio Ltda; MOBILIS VEÍCULOS ELÉTRICOS Ltda.
Aporte Fundep: R$2.999.831,19
Contrapartidas: R$653.619,10

Grupo A: INTEC+ Institutos
Projeto: Solução de tração para veículos elétricos: Tração 4×4 diferencial com motores in-wheel
Proponente: Instituto de Pesquisas Eldorado
Coordenador geral: Dr. Joel Filipe Guerreiro
ICT’s associadas: Unicamp
Empresas: EATON
Aporte Fundep: R$2.999.795,29
Contrapartidas: R$978.050,00

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).