A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) lançaram nesta segunda-feira, 05, a Rede de Cooperação em PD&I. O Protocolo de Intenções irá potencializar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica no âmbito das Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030.
As informações foram divulgadas em Live com a participação do presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez; do presidente do Confies, professor Fernando Peregrino; da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Sandra Regina Almeida; da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora Denise Pires de Carvalho; e da coordenadora de programas da Fundep, Ana Eliza Braga.
A ação irá fortalecer a conexão entre Fundações de Apoio, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. Essa conexão será estimulada a partir do Conecta Rota, uma plataforma para cadastrar desafios e oportunidades para o desenvolvimento de inovações tecnológicas aderentes às Linhas IV e V do programa.
Confira os destaques nas participações dos convidados:
A Coordenadora de Programas da Fundep, Ana Eliza Braga, destacou os objetivos do Acoordo de Parceria:
A Fudep, que tem a UFMG como universidade credenciadora e sua principal motivadora e referencia, assume o papel de agente ativo na gestão de políticas públicas ao conectar e integrar efetivamente o governo, a academia, a indústria e a sociedade. A Fundação promove a articulação de atores e investe recursos financeiros captados nestas linhas em frentes de formação, capacitação e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que melhoram e impactam o setor automotivo e a sua cadeia de produção. O CONFIES vem para fortalecer e atuar de maneira articulada com a Fundep na difusão das regras de acesso às Linhas IV e V do Rota 2030 e para multiplicar as conexões entre a cadeia e a indústria para alavancar o volume de projetos submetidos e aprovados nas chamadas de financiamento da Fundep. Em parceria com o CONFIES promoveremos uma agenda de encontros regionais para divulgar e orientar a participação das Fundações de Apoio nas Chamadas. Até o final de 2021 planejamentos comprometer aproximadamente R$ 100 milhões de reais nas Linha IV e V.
O presidente do CONFIES, professor Fernando Peregrino, reforçou a importância do papel desempenhado pelas Fundações de Apoio na conexão entre sociedade, universidades e governo:
Não há possibilidade de inovação sem a presença da indústria. Vejo com bons olhos a aliança entre a indústria e a ciência gerada nas universidades e centros de pesquisa. A Fundep traz neste programa recursos financeiros. Estamos num momento muito complicado de orçamento, e é muito importante o aporte de recursos do setor privado. E o Rota 2030 traz o investimento privado. Somo uma parte da tríplice hélice. Ou seja, ligamos a sociedade às universidades e ao governo por meio das Fundações de Apoio. (As fundações de Apoio) são entidades privadas e com mais facilidade para prover os meios aos pesquisadores desenvolverem os seus projetos. Queria dizer que o CONFIES abraça com muita alegria esta ideia e este programa. Saudamos o Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Ministério da Economia, que dão um exemplo de como podemos trazer em forma de parceria um alento e força para mover a nossa economia a partir da ciência e tecnologia.
O presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez, ressaltou que a fundação assume um papel de catalisador e de integração entre diversos atores:
É muito provável que esta década que se inicia neste ano trará alguns novos desenhos do ponto de vista de desenvolvimento das atividades no grande campo da ciência e da tecnologia. E o Rota 2030 é um bom exemplo deste desenho em que a Fundep assume um papel de catalisador e de integração entre o governo, as empresas, as instituições federais e os institutos de pesquisa do país. O programa traz a possibilidade de recurso adicional, do ponto de vista de pesquisa aplicada, em quatro Linhas muito bem definidas. Duas delas das quais tratamos aqui (Linhas IV e V, coordenadas pela Fundep). A Fundep assume este papel de ser a gerenciadora deste grande programa. Por uma questão de segregação de competências, os projetos específicos que serão contemplados ao logo do Rota 2030 terão que ser apoiados e gerenciados pelas Fundações de Apoio do nosso pais. Enxergamos a parceria com muito bons olhos, no sentido de uma cooperação para que todos possam atuar para um desenho capaz de oferecer soluções aos problemas colocados pela indústria.
A reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, disse que ciência interage com a tecnologia e com a inovação num círculo que é virtuoso:
Nós sabemos que a geração de conhecimento, associada as atividades cientificas e a geração de conhecimento, que chamamos de maneira geral como ciência, está ligada ao desenvolvimento tecnológico. A produção, proveniente das atividades cientificas estava associada em um modelo que antigamente era considerado linear. Para alguns autores, de mão dupla, havia geração de conhecimento levando desenvolvimento tecnológico e vice-versa. Neste século 21 houve um avanço na maneira de pensar neste modelo linear entre ciência e tecnologia e passamos a pensar e num modelo circular. A ciência interage com a tecnologia, com a inovação, num círculo que é virtuoso. As atividades de ciência e tecnologia que acontecem em nossas universidades precisam do chamado ambiente produtivo, aquele local onde o conhecimento gerado e os novos produtos descobertos, precisam ser transformados em algo para transformar a sociedade. E a gente espera que seja sempre que seja para melhor a sociedade. O local da inovação é a indústria. O desenvolvimento industrial do país por tanto é fundamental para que as nossas universidades e os nossos institutos de pesquisa, que são este rico ambiente de geração de conhecimento, possam se transformar no ambiente industrial e nestes produtos tão importantes.
A reitora da UFMG, professora Sandra Regina Almeida, afirmou que o acordo de cooperação irá beneficiar todos os envolvidos:
Esta rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação, firmada entre a Fundep e o CONFIES, é muito importante no contexto atual. A Fundep é a coordenadoras de duas Linhas do Rota, programa do Governo Federal que propõe apoiar as iniciativas de mobilidade e logística. A Fundep coordena este programa, porém precisamos de outras parcerias. Esta rede de parceria vem para justamente somar os esforços das nossas instituições no sentido de dá mais visibilidade e fortalecer este programa que é muito importante, tanto para aa nossas instituições quanto para o setor automotivo nacional. O objetivo de fazer com que todos nós possamos ganhar na atual situação. Ganha a Fundep, coordenadoras das Linhas, ganha as fundações de apoio que irão ajudar dando visibilidade as ações e também ao fazer a gestão dos projetos, e ganham as instituições de pesquisa que estão à frente destes projetos. É importante destacar que aprendemos durante esta pandemia, mais do que nunca, que não conseguiremos enfrentar momentos difíceis se não fizemos redes de colaboração e cooperação entre pessoas, intuições, países e setores da nossa sociedade.
Protocolo de Intenções
Um Protocolo de Intenções envolvendo a Fundep, CONFIES, UFMG e UFRJ foi assinado para oficializar a Rede de Cooperação em PD&I.
E-book Rota 2030
Para ampliar o entendimento sobre o Programa Rota 2030, foi elaborado um e-book integrando as principais informações das Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
Conecta Rota
Aproximar os desafios da indústria com as soluções das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) é um dos desafios do Programa Rota 2030. Para potencializar esta interação, Fundep desenvolveu a plataforma Conecta Rota, um espaço para cadastrar oportunidades de inovação tecnológica para estimular o desenvolvimento de novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
A iniciativa busca aproximar cada vez mais a academia com os desafios do mercado automotivo. Pela plataforma, será possível divulgar oportunidades no âmbito do Programa Rota 2030, nas duas frentes coordenadas pela Fundep.
A a conexão entre Fundações de Apoio, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica será estimulada a partir do Conecta Rota.
Rota 2030
O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional. A Fundep é a coordenadora das Linhas IV e V.
Sobre o CONFIES
O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil que agrega e representa as fundações de apoio afiliadas em todo o território nacional. Ao todo, são aproximadamente 90 fundações associadas. A INSTITUIÇÃO é a representação que visa promover o aprimoramento e a troca de experiências entre suas associadas, bem como defender direitos e prerrogativas comuns às fundações.