Chamada pública da Linha VI busca projetos de alto impacto para a indústria automotiva

Categoria: Linha VI

Novidades no edital possibilitam que ICTs submetam pré-propostas, participem de mentorias e possam buscar parcerias ao longo das etapas de seleção 

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) lançou uma nova Chamada Pública de PD&I da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Rota 2030. Serão aportados até R$ 18 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em conectividade veicular com potencial de impulsionar a cadeia industrial e tecnológica do setor automotivo.

Como afirma o analista de programas da Fundep, Cícero Moraes, a intenção é promover o intercâmbio entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva e de tecnologia, a fim de gerar soluções de impacto e abrangência. “Acreditamos que os ICTs brasileiros têm grande potencial para encontrar soluções inovadoras relacionadas à conectividade veicular”, aponta.  

Podem ser aprovados até oito projetos, sendo quatro na faixa A, com recursos de até R$ 1,5 milhão cada e prazo de desenvolvimento de até 18 meses, e quatro na faixa B, com recursos de até R$ 3 milhões cada e prazo máximo de 36 meses.  

As pré-propostas devem ser submetidas até o dia 17/09. Acesse o edital aqui.  

Novidades na seleção dos projetos 

Foto: Cícero Moraes

A nova chamada da Linha VI traz uma inovação no formato de seleção dos projetos, dessa vez dividida em etapas. Na primeira fase, os ICTs poderão submeter pré-propostas sem a participação das empresas parceiras. Na segunda, os projetos pré-selecionados terão a oportunidade de passar por mentorias e serem apresentados na Vitrine Tecnológica, prevista para ocorrer no dia 19 de outubro. 

Nesse momento, os pesquisadores poderão expor detalhes da proposta ao comitê técnico da Linha VI e se conectar a potenciais empresas parceiras para o desenvolvimento da solução. “Com a nova chamada a Fundep cumpre o seu papel de conectar atores e estimular o setor a se desenvolver, unindo o conhecimento da academia às necessidades da indústria e, assim, proporcionar soluções para o desenvolvimento do país”, afirma Cícero Moraes.  

Após esse processo, os ICTs poderão contar com o apoio da área de Negócios e Parcerias da Fundep para construir o arranjo de parcerias, que, nesta chamada, deve contar com pelo menos um ICT, duas montadoras de veículos com planta no Brasil e um sistemista fornecedor do setor.

“Aconselhamos os pesquisadores que têm ideias com potencial de se tornarem projetos que as submetam por meio de propostas, porque a chance de encontrar parceiros do setor durante o processo é grande”, afirma o coordenador técnico da Linha VI, e professor da Escola de Engenharia da UFMG, Marcelo Costa.

Outro diferencial da nova chamada é a existência de um eixo de desenvolvimento de competências para a capacitação dos setores, estimulado pela dificuldade de atrair novos talentos da área de tecnologia. “Por exemplo, identificamos nesse mercado uma carência de pessoas da área de data analyticis para gerar e trabalhar com os dados. Então, buscamos incentivar o desenvolvimento de competência nesse segmento”, conta.  

Áreas temáticas 

O edital está dividido em quatro áreas temáticas, que englobam desafios da sociedade e do próprio setor automotivo: “Conectividade: Meio Ambiente e Descarbonização”, “Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo”, “Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados” e “Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos”. As propostas poderão abordar uma delas ou mais, sendo essencial indicar a predominante.  

Foto: Prof. Marcelo Costa

O professor Marcelo ressalta que o documento traz exemplos práticos e diretos de temas que podem ser abordados em cada área, contribuindo para nortear o processo de seleção das propostas. “Na área de Meio Ambiente e Descarbonização, podem despertar atenção projetos de soluções de logística e de transporte de mercadorias com redução das emissões de gás carbônico, uso de sensores automotivos para estimar índices de qualidade do ambiente externos, otimização de condução ou até mesmo um sistema de monitoramento de poluição sonora ou ambiental”, explica.  

O coordenador da Linha VI também destaca temas interessantes na área de Conectividade dos veículos com o ambiente externo. “São interessantes novas aplicações para o setor automotivo utilizando comunicação V2X e Internet das coisas (IoT) eque possibilitem a conexão do veículo com os novos serviços das cidades inteligentes.”. Já na área de Tecnologia aliada à Privacidade e segurança de dados, há grande potencial para projetos que utilizem inteligência artificial distribuída, tecnologias de aprendizado de máquina que preservem a privacidade dos dados e foquem em estratégias de mitigação ou resposta a ataques cibernéticos.  

Além de atender a uma das linhas temáticas listadas, as propostas devem contemplarem aplicação veicular de modo claro e direto. “Muitas vezes, vemos muitas propostas disruptivas e o que é necessário e funciona são soluções para problemas corriqueiros no nosso dia a dia. Exemplo disso são as soluções preditivas, que nos informam sobre a iminência de um problema antes de ele ocorrer.” 

Segundo Marcelo, as áreas temáticas são fruto de relacionamento do comitê técnico com o mercado, viabilizado por meio de workshops e outras iniciativas institucionais. “Junto com a Fundep, promovemos vários eventos para ouvir o setor, recebendo muitos feedbacks desde das pequenas até as grandes montadoras. Assim, percebemos que o setor automotivo está em fase de transição, com o veículo deixando de ser um bem e se tornando um serviço. Hoje, é muito mais importante a tecnologia que está embarcada nele e, então, a tendência é de que quanto mais tecnológico é o veículo, mais atrativo ele é para o consumidor e para o setor automotivo. Além disso, temos a preocupação do mercado quanto às questões ambientais, sobretudo a descarbonização, que representa um legado desejado”, relata.  

Saiba mais sobre a Linha VI – Conectividade Veicular

A conectividade é hoje vista pela população global como uma necessidade essencial. Pela primeira vez na história, o número de aparelhos conectados na chamada “Internet das Coisas” (IoT), capazes de estar conectados trocando dados e informações instantaneamente, é maior que o número de aparelhos não interligados (fonte: IoT Analytics).

Neste contexto, a pauta de conectividade veicular foi considerada pelo Governo Federal uma prioridade no programa Rota 2030. A Linha VI – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

O programa irá estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.


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