Intec+ | Chamada Pública 01/2022

Linha V - Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.

Atenção: O cronograma da chamada foi alterado. Clique aqui e confira a Nota de Retificação Nº 04 

A Fundep, uma das coordenadoras do programa Rota 2030, convida a comunidade industrial, científica e do ecossistema de inovação para a submissão de propostas na Chamada Pública 01.2022 Intec+, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.

Serão aportados até R$ 12 milhões em projetos desenvolvidos por startups, empresas de pequeno, médio e grande porte ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de todo o Brasil.

Os projetos devem possibilitar o desenvolvimento de inovação industrial por meio de soluções tecnológicas para ampliar e consolidar a cadeia automotiva nacional, incentivando o aumento da produtividade e geração de empregos, além de atender aos objetivos específicos desta chamada.

A Chamada Intec+ está organizada em dois grupos de submissão:

Projetos de inovação tecnológica, executados por ICTs em parceria com empresas e organizações do setor produtivo.

Projetos de inovação tecnológica, executados por empresas (startups ou empresas de pequeno, médio e grande porte), enquadráveis nos termos desta chamada.

RESULTADOS DA CHAMADA

DOCUMENTO DA CHAMADA

Clique no botão abaixo e confira a edital.

SISTEMA DE SUBMISSÃO

CRONOGRAMA

LINHAS TEMÁTICAS

a) Desenvolvimento de sistemas e componentes para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com biocombustíveis (dual fuel e veículos híbridos).

b) Aplicações de biocombustíveis (etanol, biogás, biometano, HVO [diesel verde], biohidrogênio, biodiesel, farnesano, dentre outros) e combustíveis alternativos avançados (óleo pirolítico, gás de síntese, dentre outros) estritamente focados na melhoria de desempenho em motores aplicados à propulsão veicular, incluindo desenvolvimento do sistema propulsor, acessórios e estratégias de operação e controle.

c) Desenvolvimento de tecnologias e componentes visando a otimização do desempenho do etanol em motores flex-fuel.

d) Desenvolvimento de processos, sistemas e/ou dispositivos para a habilitação do uso de biocombustíveis e combustíveis alternativos em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida, incluindo processo de reforma e/ou célula a combustível.

e) Tecnologias de aditivação e testes de biocombustíveis estritamente para aumento da eficiência energética em motores de combustão interna, incluindo estratégias dual-fuel e multi-fuel.

f) Desenvolvimento de equipamentos, softwares, algoritmos e mecanismos para melhoria do processo de combustão de biocombustíveis automotivos (leves, pesados, agrícolas), incluindo aquisição de dados, simulação e calibração de mapas de motores.

g) Desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas que venham a reduzir emissões veiculares de compostos orgânicos voláteis nos sistemas evaporativos, assim como oriundas do processo de combustão veicular (i.e. que impliquem melhor controle das emissões NMOG+NOx em veículos flex), incluindo análise do impacto ambiental utilizando metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

a) Desenvolvimento de componentes, dispositivos e sistemas de segurança ativa tais como: (ESC – Electronic Stability Control, Adaptive Cruise Control); antibloqueio dos freios (ABS Anti-lock Braking System, Autonomous Emergency Brake); distribuição eletrônica dos freios (EBD Electronic Brake Distribution) e outros Advanced Driver Assistance Systems.

b) Desenvolvimento de componentes e sistemas de segurança passiva, e seus periféricos, tais como: airbags, cintos de segurança, apoios de cabeça, válvulas bloqueadoras de combustível e colunas de direção deformável, entre outros.

c) Desenvolvimento de componentes e sistemas para o aumento do nível de autonomia dos veículos nacionais com análise da estrutura viária brasileira.

d) Desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para melhorar a dirigibilidade e a segurança durante a condução do veículo.

e) Desenvolvimento de metodologias/técnicas para fusão multissensorial com auxílio de mapas georreferenciados, considerando a propagação de incertezas.

f) Desenvolvimento de sistemas e componentes inteligentes, voltados para todas as classes de veículos elétricos e híbridos, considerando a inclusão de fatores internos e externos ao veículo para garantir segurança.

g) Desenvolvimento de tecnologias para automação de veículos agrícolas.

h) Desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para aumentar a segurança de motocicletas em situações ou manobras críticas.

a) Desenvolvimento de componentes e sistemas e seus periféricos considerando a dinâmica veicular e a demanda com a definição das características e potência necessária para veículos elétricos e híbridos.

b) Desenvolvimento de sistemas e componentes para trem de potência, incluindo sistemas de troca de marcha e transmissões para veículos elétricos e híbridos, incluindo componentes periféricos e de suporte.

c) Desenvolvimento de motores/geradores elétricos para veículos elétricos e híbridos.

d) Desenvolvimento de sistemas e componentes de controle elétrico de potência e acionamento de motores e geradores elétricos.

e) Desenvolvimento de dispositivos, sistemas e componentes focado no fluxo de energia e no sistema de controle considerando a dirigibilidade e a eficiência.

f) Desenvolvimento de sistemas de armazenamento e regeneração de energia para veículos elétricos e híbridos incluindo componentes tais como baterias, supercapacitores, etc. Incluindo componentes e sistemas relacionados aos sistemas de armazenamento de energia.

g) Desenvolvimento de sistemas e componentes para carregamento de energia para veículos elétricos e híbridos (carregadores rápidos, estação de recarga emergencial e com suprimento de energia via biocombustíveis e/ou energia renovável). Não estão inclusos projetos de infraestrutura sem o desenvolvimento tecnológico dos componentes/sistemas.

h) Desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativa e componentes utilizando células a combustível, incluindo componentes e sistemas de suporte.

i) Desenvolvimento de sistemas e componentes para eletrificação de veículos pesados (ônibus e caminhões) e eletrificação de veículos/máquinas agrícolas.

j) Desenvolvimento de dispositivos semicondutores para eletrificação veicular.

MANUAL DE OPERAÇÕES

O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

COORDENAÇÃO TÉCNICA

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SAIBA MAIS