A Fundep, uma das coordenadoras do programa Rota 2030, convida a comunidade industrial, científica e do ecossistema de inovação para a submissão de propostas na Chamada Pública 01.2022 Intec+, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
Serão aportados até R$ 12 milhões em projetos desenvolvidos por startups, empresas de pequeno, médio e grande porte ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de todo o Brasil.
Os projetos devem possibilitar o desenvolvimento de inovação industrial por meio de soluções tecnológicas para ampliar e consolidar a cadeia automotiva nacional, incentivando o aumento da produtividade e geração de empregos, além de atender aos objetivos específicos desta chamada.
A Chamada Intec+ está organizada em dois grupos de submissão:
Projetos de inovação tecnológica, executados por ICTs em parceria com empresas e organizações do setor produtivo.
Projetos de inovação tecnológica, executados por empresas (startups ou empresas de pequeno, médio e grande porte), enquadráveis nos termos desta chamada.
CRONOGRAMA
LINHAS TEMÁTICAS
a) Desenvolvimento de sistemas e componentes para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com biocombustíveis (dual fuel e veículos híbridos).
b) Aplicações de biocombustíveis (etanol, biogás, biometano, HVO [diesel verde], biohidrogênio, biodiesel, farnesano, dentre outros) e combustíveis alternativos avançados (óleo pirolítico, gás de síntese, dentre outros) estritamente focados na melhoria de desempenho em motores aplicados à propulsão veicular, incluindo desenvolvimento do sistema propulsor, acessórios e estratégias de operação e controle.
c) Desenvolvimento de tecnologias e componentes visando a otimização do desempenho do etanol em motores flex-fuel.
d) Desenvolvimento de processos, sistemas e/ou dispositivos para a habilitação do uso de biocombustíveis e combustíveis alternativos em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida, incluindo processo de reforma e/ou célula a combustível.
e) Tecnologias de aditivação e testes de biocombustíveis estritamente para aumento da eficiência energética em motores de combustão interna, incluindo estratégias dual-fuel e multi-fuel.
f) Desenvolvimento de equipamentos, softwares, algoritmos e mecanismos para melhoria do processo de combustão de biocombustíveis automotivos (leves, pesados, agrícolas), incluindo aquisição de dados, simulação e calibração de mapas de motores.
g) Desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas que venham a reduzir emissões veiculares de compostos orgânicos voláteis nos sistemas evaporativos, assim como oriundas do processo de combustão veicular (i.e. que impliquem melhor controle das emissões NMOG+NOx em veículos flex), incluindo análise do impacto ambiental utilizando metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
a) Desenvolvimento de componentes, dispositivos e sistemas de segurança ativa tais como: (ESC – Electronic Stability Control, Adaptive Cruise Control); antibloqueio dos freios (ABS Anti-lock Braking System, Autonomous Emergency Brake); distribuição eletrônica dos freios (EBD Electronic Brake Distribution) e outros Advanced Driver Assistance Systems.
b) Desenvolvimento de componentes e sistemas de segurança passiva, e seus periféricos, tais como: airbags, cintos de segurança, apoios de cabeça, válvulas bloqueadoras de combustível e colunas de direção deformável, entre outros.
c) Desenvolvimento de componentes e sistemas para o aumento do nível de autonomia dos veículos nacionais com análise da estrutura viária brasileira.
d) Desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para melhorar a dirigibilidade e a segurança durante a condução do veículo.
e) Desenvolvimento de metodologias/técnicas para fusão multissensorial com auxílio de mapas georreferenciados, considerando a propagação de incertezas.
f) Desenvolvimento de sistemas e componentes inteligentes, voltados para todas as classes de veículos elétricos e híbridos, considerando a inclusão de fatores internos e externos ao veículo para garantir segurança.
g) Desenvolvimento de tecnologias para automação de veículos agrícolas.
h) Desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para aumentar a segurança de motocicletas em situações ou manobras críticas.
a) Desenvolvimento de componentes e sistemas e seus periféricos considerando a dinâmica veicular e a demanda com a definição das características e potência necessária para veículos elétricos e híbridos.
b) Desenvolvimento de sistemas e componentes para trem de potência, incluindo sistemas de troca de marcha e transmissões para veículos elétricos e híbridos, incluindo componentes periféricos e de suporte.
c) Desenvolvimento de motores/geradores elétricos para veículos elétricos e híbridos.
d) Desenvolvimento de sistemas e componentes de controle elétrico de potência e acionamento de motores e geradores elétricos.
e) Desenvolvimento de dispositivos, sistemas e componentes focado no fluxo de energia e no sistema de controle considerando a dirigibilidade e a eficiência.
f) Desenvolvimento de sistemas de armazenamento e regeneração de energia para veículos elétricos e híbridos incluindo componentes tais como baterias, supercapacitores, etc. Incluindo componentes e sistemas relacionados aos sistemas de armazenamento de energia.
g) Desenvolvimento de sistemas e componentes para carregamento de energia para veículos elétricos e híbridos (carregadores rápidos, estação de recarga emergencial e com suprimento de energia via biocombustíveis e/ou energia renovável). Não estão inclusos projetos de infraestrutura sem o desenvolvimento tecnológico dos componentes/sistemas.
h) Desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativa e componentes utilizando células a combustível, incluindo componentes e sistemas de suporte.
i) Desenvolvimento de sistemas e componentes para eletrificação de veículos pesados (ônibus e caminhões) e eletrificação de veículos/máquinas agrícolas.
j) Desenvolvimento de dispositivos semicondutores para eletrificação veicular.
MANUAL DE OPERAÇÕES
O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.
SOBRE A LINHA V
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.