Empresas do setor automotivo e ICT’s têm a oportunidade de realizar parcerias estratégicas com os coordenadores classificados na 1ª etapa da Chamada Pública de PD&I 02/2021.
A Fundep, coordenadora da linha IV do programa Rota 2030 – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, realizou no dia 24/03, uma Vitrine Tecnológica para apresentar as pré-propostas classificadas na 1ª etapa da Chamada Pública de PD&I 02.2021.
No evento os coordenadores dos projetos puderam apresentar e convidar as empresas a participarem das propostas. As empresas que quiserem ainda se conectar devem entrar em contato com os coordenadores nos contatos disponibilizados por eles durante a apresentação ou enviar e-mail para chamadasrota@fundep.com.br.
O prazo para a submissão final dos projetos até o dia 14/04/22, às 17h. As cartas de anuência devem ser enviadas aos coordenadores antes desse prazo.
Serão aportados pela Fundep até R$ 18 milhões nas propostas aprovadas para solucionar encomendas tecnológicas – ETECs, divididas em 3 (três) eixos, conforme a seguir:
Eixo 1: Projetos de aperfeiçoamento e implementação.
Eixo 2: Projeto de um demonstrador de matriz de estampagem de alumínio.
Eixo 3: Projeto de um demonstrador de molde de areia para fundição de geometrias complexas.
ACESSE OS PROJETOS
SAIBA MAIS SOBRE A CHAMADA PÚBLICA DE PD&I 02/2021
O objetivo geral da Chamada Pública de PD&I 02/2021 consiste em contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias para elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira. Os projetos devem gerar e/ou aplicar tecnologias que impliquem em expressiva redução do custo e do tempo de produção de ferramental, bem como efetiva melhoria da qualidade das peças.
O QUE SÃO ENCOMENDAS TECNOLÓGICAS?
São demandas que visam à realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de reconhecida capacitação tecnológica para a solução de problemas técnicos específicos, obtenção de produtos, serviços ou processos inovadores.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Podem submeter propostas grupos de pesquisa pertencentes a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, em parceria com empresas do setor automotivo – startups, micro, pequenas, médias ou grandes empresas.
BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS E ICT's
De acordo com a Coordenadora de Programas da Fundep, Ana Eliza Braga, para as empresas é fundamental conhecer o que as ICTs oferecem como tecnologias promissoras, e o que pode gerar valor tanto para grandes empresas quanto para pequenos empreendimentos e empreendedores em potencial, os quais em geral não possuem recursos suficientes para a realização de pesquisa.
Para as ICTs é estratégico dar visibilidade às inovações que necessitam de parcerias com o setor privado para a continuidade do seu desenvolvimento, bem como às tecnologias passíveis de licenciamento para uso e comercialização.
Ana Eliza ressalta ainda que “estes meios de divulgação são estratégicos para a interação e transferência de tecnologia das universidades para as empresas, pois favorecem a prospecção por parceiros interessados em inovarem seus negócios, seja para identificar lacunas tecnológicas ou experimentar tecnologias com potencial de aplicação. Fortalecer os mecanismos de interação entre ICTs e empresas é estratégico para o Brasil, que não se encontra em local confortável na comparação com outros países quando o critério é inovação”.
CONHEÇA O CONECTA ROTA
Os interessados em realizar parcerias estratégicas têm à disposição a plataforma “Conecta Rota” para cadastrar os principais desafios e oportunidades de inovação tecnológica no programa Rota 2030.
A plataforma é um importante instrumento para potencializar a interação e a formação de redes entre entidades, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de propostas com grande potencial de inovação para a cadeia automotiva.