Participe do Conecta Rota: Vitrine Tecnológica!

Categoria: Challenge, Linha IV, Rota 2030

Empresas do setor automotivo e ICT’s  têm a oportunidade de realizar parcerias estratégicas com os coordenadores classificados na 1ª etapa da Chamada Pública de PD&I 02/2021. 

A Fundep, coordenadora da linha IV do programa Rota 2030 – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, vai realizar em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), no dia 24/03, às 17h, um evento online e gratuito para apresentar as pré-propostas classificadas na 1ª etapa da Chamada Pública de PD&I 02.2021.   

O encontro é uma excelente oportunidade para que as empresas do setor automotivo e ICT’s  façam parcerias estratégicas com os coordenadores dos projetos.   

Serão aportados pela Fundep até R$ 18 milhões nas propostas aprovadas para solucionar  encomendas tecnológicas – ETECs, divididas em 3 (três) eixos, conforme a seguir: 

Eixo 1: Projetos de aperfeiçoamento e implementação.
Eixo 2: Projeto de um demonstrador de matriz de estampagem de alumínio.
Eixo 3: Projeto de um demonstrador de molde de areia para fundição de geometrias complexas.

Estarão presentes os coordenadores de cada projeto pré-aprovado para apresentar mais detalhes sobre os trabalhos e quem assistir à transmissão pode interagir com os participantes para prospectar e fechar parcerias. 

Para assistir à transmissão, acesse abaixo:

PÚBLICO ALVO

– Montadoras (OEM ou associação);
– Fabricantes de ferramental para o setor automotivo (moldes ou matrizes);
– Sistemistas;
– Fornecedores de produtos e serviços para a cadeia automotiva;
– Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s)

O QUE AS EMPRESAS PRECISAM FAZER?

As empresas interessadas devem formalizar a parceria e enviar a carta de anuência diretamente à Fundep até o dia 31/03/22.  O modelo está disponível abaixo e na página da chamada pública, assim como todas as informações necessárias para a elaboração das propostas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: conexoesrota@fundep.com.br.

O QUE SÃO ENCOMENDAS TECNOLÓGICAS?

São demandas que visam à realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de reconhecida capacitação tecnológica para a solução de problemas técnicos específicos, obtenção de produtos, serviços ou processos inovadores. 

BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS E ICT's

De acordo com a Coordenadora de Programas da Fundep, Ana Eliza Braga, para as empresas é fundamental conhecer o que as ICTs oferecem como tecnologias promissoras, e o que pode gerar valor tanto para grandes empresas quanto para pequenos empreendimentos e empreendedores em potencial, os quais em geral não possuem recursos suficientes para a realização de pesquisa. 

Para as ICTs é estratégico dar visibilidade às inovações que necessitam de parcerias com o setor privado para a continuidade do seu desenvolvimento, bem como às tecnologias passíveis de licenciamento para uso e comercialização. 

Ana Eliza ressalta ainda que “estes meios de divulgação são estratégicos para a interação e transferência de tecnologia das universidades para as empresas, pois favorecem a prospecção por parceiros interessados em inovarem seus negócios, seja para identificar lacunas tecnológicas ou experimentar tecnologias com potencial de aplicação. Fortalecer os mecanismos de interação entre ICTs e empresas é estratégico para o Brasil, que não se encontra em local confortável na comparação com outros países quando o critério é inovação”. 

ACOMPANHE O CRONOGRAMA DA CHAMADA:

SOBRE A LINHA IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

SOBRE O ROTA 2030:

O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.

Com metas mensuráveis, cada ciclo do Programa conduzirá as empresas em uma trajetória de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos.

Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.

Compartilhe: