A Fundep, Fundação de Apoio da UFMG, coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do Rota 2030, convida a comunidade científica e industrial para a submissão de propostas na Chamada Pública de PD&I 01/2023.
Até R$ 15 milhões em projetos de pesquisa e inovação que elevem a competitividade da indústria brasileira de matrizes para forjamento. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas a elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira voltada ao atendimento do setor de forjamento.
A chamada atende demandas que visam à realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de reconhecida capacitação tecnológica para a solução de problemas técnicos específicos, obtenção de produtos, serviços ou processos inovadores. As propostas devem contemplar a alavancagem do estágio de desenvolvimento de tecnologias existentes, a realização de testes e validações de protótipos/pilotos e avanços tecnológicos.
- A data limite para a submissão proposta final é até 15/09/2023 (Até às 17 horas)
- Dúvidas: chamadasrota@fundep.com.br
ARQUIVOS DA CHAMADA
OUTROS ARQUIVOS
SISTEMA DE SUBMISSÃO
CRONOGRAMA
VÍDEO DE LANÇAMENTO DA CHAMADA
EIXOS ESTRATÉGICOS
Os eixos diferenciam-se entre si pelo risco tecnológico do desenvolvimento, que pode ser traduzido no Nível de Prontidão da Tecnologia ou, em inglês, Technology Readiness Level (TRL).
São enquadráveis neste eixo projetos a serem desenvolvidos em TRL 6 a 7: “Demonstração de funções críticas de protótipo em ambiente relevante” a “Demonstração de protótipo do sistema em ambiente operacional”.
São projetos constituídos por um conjunto de trabalhos sistemáticos baseados em conhecimentos pré-existentes obtidos por meio de pesquisa ou experiência prática, buscando evidente e pontual aperfeiçoamento de produtos já produzidos ou de processos já aplicados. Esse aperfeiçoamento deve se traduzir em redução de custo e/ou de tempo de produção ou em melhoria da qualidade de matrizes de forjamento para o setor automotivo. Os projetos financiados nesta categoria devem ter as seguintes características adicionais:
- Apresentar soluções tecnológicas tangíveis para demandas específicas do setor ferramenteiro para atendimento ao mercado automotivo;
- Envolver as empresas produtoras de ferramentas no desenvolvimento do projeto, seja por meio de participação em discussões, seja na execução de etapas de projeto, usinagem, montagem, tryout, entre outras;
- Prever a elaboração de material didático, artigos técnicos e treinamento de pessoas para difusão dos resultados.
São enquadráveis neste eixo projetos a serem desenvolvidos em TRL 4 a 6: “Validação funcional dos componentes em ambiente de laboratório” a “Demonstração de funções críticas de protótipo em ambiente”.
São projetos constituídos por um conjunto de trabalhos sistemáticos baseados em conhecimentos pré-existentes obtidos por meio de pesquisa ou experiência prática, buscando evidente renovação de produtos já produzidos ou de processos já aplicados. Essa renovação deve se traduzir em redução de custo e/ou de tempo de produção ou em melhoria da qualidade de matrizes de forjamento para o setor automotivo. Os projetos financiados nesta categoria devem ter as seguintes características adicionais:
- Apresentar soluções tecnológicas aplicáveis para demandas gerais do setor ferramenteiro para atendimento ao mercado automotivo;
- Envolver as empresas produtoras de ferramentas no desenvolvimento do projeto, seja por meio de participação em discussões, seja na execução de etapas de projeto, usinagem, montagem, tryout, entre outras;
- Prever a elaboração de material didático, artigos técnicos e científicos, teses e dissertações de mestrado ou doutorado, workshops e seminários e treinamento de pessoas para difusão dos resultados.
Projetos com caráter disruptivo em termos tecnológicos, constituídos por atividades baseadas na aplicação de ideias e procedimentos inovadores, cujos resultados potenciais indicados em pesquisas básicas anteriores representem um diferencial da ferramentaria brasileira em nível global.
São enquadráveis neste eixo projetos a serem desenvolvidos em TRL 2 a 4: “Formulação de conceitos tecnológicos /ou de aplicação” a “Validação funcional dos componentes em ambiente de laboratório”.
São projetos constituídos por um conjunto de trabalhos sistemáticos para a formulação de conceitos e tecnologias que tenham potencial de alto impacto na produção de matrizes de forjamento para a indústria automotiva ou utilização de conceitos e tecnologias já estabelecidos para outros usos com similaridade ao setor de ferramentaria para a indústria automobilística. Estudos iniciais para desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Os projetos financiados nesta categoria devem ter as seguintes características adicionais:
- Apresentar propostas de soluções tecnológicas aplicáveis em demandas gerais ou específicas do setor ferramenteiro para atendimento ao mercado automotivo;
- Envolver as empresas produtoras de ferramentas no desenvolvimento do projeto, seja por meio de participação em discussões, seja na execução de etapas de projeto, usinagem, montagem, tryout, entre outras;
- Prever a elaboração de material didático, artigos técnicos e científicos, teses e dissertações de mestrado ou doutorado, workshops e seminários e treinamento de pessoas para difusão dos resultados.
TEMAS ESTRATÉGICOS
As propostas poderão ter focos em um ou mais temas dentre os listados a seguir. Os exemplos indicados não são exaustivos, mas servirão para orientar o processo de seleção das propostas.
Alguns exemplos: Projeto de matrizes para forjamento sem rebarba; Matrizes para forjamento progressivo; Adaptações de matrizes para menores temperaturas de forjamento; Atendimento a tolerâncias de forma e propriedades do forjado.
Alguns exemplos: Usinagem de acabamento em matrizes; Tratamentos térmicos superficiais – simulação, especificação e controle de qualidade; Insertos e recobrimentos cerâmicos de alto desempenho; Materiais e técnicas para solda de revestimento (weld overlay).
Alguns exemplos: Seleção de ferramentas e lubrificantes eficientes para usinagem de aços temperados; Estratégias de usinagem para aços temperados; Prevenção de defeitos, perda de dureza e quebra de ferramentas durante usinagem; Usinagem de acabamento e ajustes em superfícies e furos.
Alguns exemplos: Simulações de esforços para prevenção de danos e ajustes de projeto; Seleção de materiais para matrizes; Bancos de dados abertos para simulação de matrizes; Medição e simulação de atrito durante processo.
Alguns exemplos: Identificação e quantificação de danos superficiais; Encarcaçamento de matrizes para prevenção de defeitos; Reparo e restauração de superfície por manufatura aditiva.
Alguns exemplos: Previsões de atrito, porosidade e precisão dimensional na prensagem de pós metálicos; Projeto de matrizes com detalhes, como furos, paredes finas, planicidade, ângulos, filetes, chanfros, flanges etc.; Matrizes para forjamento de sinterizados; Ferramentas para processamento de materiais magnéticos moles.
Alguns exemplos: Estratégias para incorporação de sensores às ferramentas; Uso de inteligência artificial para manutenção preditiva de matrizes e ajustes de processo; Uso de gêmeos digitais durante fabricação e uso de matrizes; Aquecedores e refrigerantes para controle inteligente de temperatura.
QUEM PODE PARTICIPAR DE PROJETOS DE PD&I
Podem submeter propostas grupos de pesquisa pertencentes a Instituições de ciência e tecnologia (ICTs) públicas ou privadas sem fins lucrativos em parceria com empresas do setor automotivo – startups, micro, pequenas, médias ou grandes empresas.
A proposta final deve ter a participação de pelo menos:
- 02 (duas) montadoras demonstrando apoio institucional à execução do projeto;
- 02 (dois) parceiros fabricantes de matrizes para forjamento para o setor automotivo;
- 01 (um) parceiro usuário de matrizes para forjamento, demonstrando apoio técnico e participação objetiva na execução do projeto (contrapartida econômica).
- Obs.: Associações poderão participar da proposta e serão isentas de demonstração de contrapartida.
Tem interesse em participar de projetos de inovação?
Envie um e-mail para conexoesrota@fundep.com.br
A Fundep pode auxiliar na conexão entre importantes atores do setor automotivo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
MANUAL DE OPERAÇÕES
O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.
COORDENAÇÃO TÉCNICA
A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).