Workshop – Demonstradores para a indústria brasileira de ferramentais

Categoria: Linha IV, Rota 2030

A equipe da Fundep, coordenadora da linha IV do programa Rota 2030: Ferrramentarias Brasileiras Mais Competitivas, esteve presente no dia 17 de fevereiro no 1º Workshop – Demonstradores para a Indústria Brasileira de Ferramentais, realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT,  a Fundação Getúlio Vargas – FGV,  o Centro de Competência em Manufatura,  e o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. 

O objetivo do encontro foi apresentar os resultados obtidos na aliança de três projetos em fase de execução no Rota 2030 – DEMESTAA, MISCAE e DECOLAB, os principais impactos para as empresas e as expectativas para a agenda 2030.  

Além disso, foi uma oportunidade para reunir representantes da comunidade acadêmica, montadoras de veículos e ferramentarias para compartilharem ações, perspectivas, cases de sucesso e oportunidades de atuação para melhorar a competitividade do setor automotivo.  

A abertura contou com a participação de Ana Eliza Braga – coordenadora de programas da Fundep, e de Luiz Miranda – líder técnico de projetos da Fundep, para apresentar mais detalhes sobre a linha IV, sobre os projetos do ITA no Rota 2030 e oportunidades de parcerias para a submissão de propostas.   

A equipe da Fundep também pode esclarecer dúvidas aos participantes e fomentar conexões entre empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia. Para conferir a transmissão do evento na íntegra, acesse aqui.

 

Saiba mais sobre os projetos aprovados do Rota 2030: 

DEMESTAA – Demonstrador de Estampagem de Superfícies Classe A 

Coordenadora: Emilia Villani – ITA

Objetivo: Construir um demonstrador do processo de estampagem de superfícies automotivas classe “A” que seja representativo da capacidade industrial do setor brasileiro de ferramentarias que possa ser utilizado como referência para mapear o processo de construção do ferramental de estampagem, identificar gargalos tecnológicos, metodológicos e organizacionais, elaborar um diagnóstico de competitividade, difundir de forma sistemática e estruturada o conhecimento multidisciplinar relativo ao processo entre o setor de ferramentarias e sua cadeia de fornecimento e criar um ecossistema de integração setorial para discussão e inovação contínua do setor. 


DECOLAB – Demonstrador de Estampagem de Painel Estrutural – Coluna B 

Coordenador: Luiz Carlos Di Serio – FGV

Objetivo: Construir um demonstrador do processo de estampagem de painéis estruturais (Coluna B) que seja representativo da capacidade industrial do setor brasileiro de ferramentarias e que possa ser utilizado como referência para mapear o processo de construção do ferramental de estampagem, identificar gargalos tecnológicos, metodológicos e organizacionais, elaborar um diagnóstico de competitividade, difundir de forma sistemática e estruturada o conhecimento multidisciplinar relativo ao processo entre o setor de ferramentarias e sua cadeia de fornecimento e criar um ecossistema de integração setorial para discussão e inovação contínua do setor.

 

 

MISCAE – Modelagem e identificação de defeitos em superfícies classe A e estruturas estampadas 

Coordenador: Alfredo Rocha de Faria – ITA 

Objetivo: Antecipar o surgimento de defeitos comumente encontrados em superfícies estampadas por meio do emprego intensivo de análises numéricas em ambiente virtual, tanto análises CAE (engenharia auxiliada por computador) quanto análises envolvendo tratamentos de imagens. 

Compartilhe: