Soluções para o setor ferramental são apresentadas no Enafer

Crédito: Cadu Gomes/VPR
Categoria: Eventos, Linha IV, Programa Mover

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) esteve presente no 16º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2024, realizado nos dias 20 e 21 de junho, no espaço Ágora Tech Park, em Joinville/SC. O evento é realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer) e reuniu representantes do governo e profissionais do setor industrial para debater o mercado de inovação em direção à indústria 4.0. 

A abertura oficial do evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Marisa Boehm; do prefeito de Joinville, Adriano Silva; e do presidente da Abinfer, Christian Dihlmann.

O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), lançado no final de 2023 em substituição ao Rota 2030 e, desde então, motivado uma série de anúncios de investimentos do setor automotivo, foi destacado na ocasião pelo vice-presidente. Segundo ele, o programa deve ir à sanção presidencial em 2 de julho, e oferecerá R$ 19,5 bilhões em crédito tributário para inovação e descarbonização da cadeia automotiva. 

A Fundep atualmente lidera três programas prioritários: Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular; e Linha VI – Conectividade Veicular, e aproveitou a oportunidade para destacar as soluções desenvolvidas para o setor ferramental. 

Benefícios gratuitos para fomentar a competitividade do setor  

A Fundep participou de dois momentos da programação para apresentar mais detalhes sobre iniciativas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, que estimulam a produtividade, a capacitação e a inovação das indústrias brasileiras. 

No primeiro dia de encontro (20/06) foi realizado um workshop para apresentar duas iniciativas gratuitas disponíveis que podem contribuir para sua jornada de produtividade. 

A primeira refere-se ao Conecta Mais e já soma mais de 300 empresas cadastradas na plataforma, com um ganho médio de R$2,3 milhões após a implementação dos serviços e tecnologias nas indústrias. A iniciativa reúne indústrias do setor ferramental, fornecedores e assessoria em uma plataforma digital.  

A segunda, Rota in Curso, refere-se a plataforma digital que reúne mais de 50 cursos de capacitação para profissionais de ferramentarias, ministrados por reconhecidas instituições de ensino, focados na formação técnica e gerencial.  Até o momento, são 125 ferramentarias cadastradas, 579 participantes matriculados e 433 diplomados. 

Cases de implementações tecnológicas são destaque em palestra

Já no segundo dia de encontro (21/06), a equipe da Fundep subiu ao palco para reforçar o seu papel como elo conector das necessidades da cadeia automotiva nacional, e para apresentar as soluções desenvolvidas no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover.

Duas ferramentarias de Joinville, que participam da iniciativa Conecta Mais Ferramentarias,  foram convidadas para debater os principais desafios e resultados alcançados com o apoio do programa: a Tool Machine Development e a Unik Soluções. Dentre as soluções implementadas, foram destacadas: atualizações do software, aquisição de visualizadores para fábrica e retrofit tridimensional.  

A prática do retrofit e reaproveitamento de equipamentos de medição tridimensionais, por exemplo, tem se mostrado uma estratégia essencial para a melhoria da qualidade dos processos produtivos. Essas abordagens possibilitam a modernização de equipamentos antigos, garantindo que estejam alinhados com as tecnologias e padrões atuais, sem a necessidade de grandes investimentos. 

Além disso, a Fundep apresentou os Agentes de Relacionamento que realizam atendimento em regiões estratégicas, agregam conhecimento técnico especializado, e ajudam a identificar as reais necessidades das empresas para iniciar uma jornada de inovação e produtividade.  

Podem participar da iniciativa ferramentarias, consultores e fornecedores de tecnologia. Para saber mais informações, acesse o site: conectamais.ind.br.

Crédito/Foto abertura: Cadu Gomes/VPR

SOBRE O PROGRAMA PRIORITÁRIO

Sob a liderança da Fundep, com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.

Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.

O Programa Prioritário propõe o desenvolvimento de um ecossistema que promova eficiência coletiva por meio de colaboração entre os diversos atores da cadeia, incluindo ferramentarias, montadoras, sistemistas, universidades e centros tecnológicos, entre outros. Essa abordagem coletiva resulta na diferenciação de produtos, fortalecendo laços cooperativos e proporcionando acesso à difusão de inovações tecnológicas e organizacionais, insumos, soluções específicas, mão-de-obra especializada, e outras iniciativas que buscam manter um equilíbrio saudável entre competição e cooperação.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

Compartilhe: