Sistema de recomendação de produtos e serviços pretende aprimorar a experiência do motorista

Categoria: Linha VI

Iniciativa vai impactar o comércio veicular ao oferecer experiência de consumo aprimorada, tornando o ato de dirigir mais conveniente e agradável ao usuário

Há poucos anos, o carro era visto como um simples meio de transporte, mas os avanços tecnológicos recentes, como a conectividade veicular, estão, no entanto, alterando esse panorama. Os automóveis modernos estão se tornando uma extensão da vida digital, permitindo que os usuários controlem aspectos de suas vidas diárias. Exemplo disso é a possibilidade de realizar pagamentos por meio do próprio veículo, que tem resultado em um novo canal altamente lucrativo para o comércio de produtos e serviços no ambiente veicular. Baseado nesta realidade, o Programa Prioritário Conectividade Veicular dá início ao projeto “Recomendação Contextual em Ambientes Veiculares”, que tem o objetivo de aprimorar a experiência dos motoristas.  

A iniciativa visa à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas de recomendação de produtos e serviços em um ambiente veicular, abordagem eficaz para reduzir a sobrecarga de informação em diversos ambientes, modelando as preferências do usuário a partir de seu comportamento histórico, gerando, assim, recomendações personalizadas. O coordenador-geral do projeto, professor  Rodrygo Luis Teodoro Santos da UFMG, explica que “a proposta tem o potencial de impactar todas as partes envolvidas no comércio veicular de produtos e serviços. Para o usuário final, por sua vez, será uma experiência de consumo aprimorada, que pode tornar a própria experiência de dirigir mais conveniente e agradável.”

Rodrygo ressalta que os sistemas propostos deverão ser sensíveis ao contexto em que cada recomendação é gerada, incluindo localização do carro, hora do dia, interações recentes do usuário, até sua intenção explícita, manifestada em linguagem natural. “Para minimizar o esforço cognitivo do usuário e interrupções indesejadas à condução do veículo, os sistemas devem atuar proativamente, entregando recomendações relevantes no momento mais apropriado”, sublinha.

O projeto é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Grupo Stellantis, com apoio e aporte da Fundep para o desenvolvimento da pesquisa.

Ganhos para a indústria automotiva brasileira

Com a nova tecnologia, o usuário poderá acessar produtos e serviços com facilidade e eficiência, tornando o tempo no carro mais produtivo e satisfatório. Recomendações mais assertivas e proativas podem ajudar a reduzir a distração do motorista, fazendo com que as estradas sejam mais seguras para todos. As marcas parceiras também serão beneficiadas com a iniciativa, por meio de melhorias na plataforma de comércio eletrônico veicular. “Ao alcançar os clientes em um novo canal, as empresas podem aumentar sua visibilidade, construir novos relacionamentos e fidelizar os existentes. Isso pode gerar um aumento nas taxas de conversão e, consequentemente, de receita para o negócio”, ressalta o coordenador. 

As montadoras também ganham: além da participação nas receitas provenientes da plataforma, a partir do momento em que a experiência do usuário é aprimorada, as empresas saem na frente quanto à diferenciação e ao destaque de seus veículos frente aos concorrentes. Ao fornecer uma experiência de compra fácil e intuitiva, os fabricantes de automóveis reforçam a imagem e a reputação de suas marcas, contribuindo para o aumento das vendas.

Etapas de desenvolvimento

A pesquisa segue uma metodologia clássica para projetos em ciência de dados, adaptada ao cenário de recomendação contextual em ambientes veiculares, e contempla três fases: entendimento e preparação dos dados, modelagem e avaliação de recomendadores. O projeto se encontra na primeira etapa e ainda precisará superar desafios, tais como a escassez de dados associados a cada usuário, restrição de acesso aos dados por questões de privacidade e alta exigência de assertividade das recomendações geradas, em razão das restrições de interação do motorista pela interface do carro e restrições cognitivas impostas pelo foco primário na atividade de condução do veículo. Dessa forma, recomendações proativas, entregues no momento certo, se tornarão cruciais para o sucesso da ação.

De acordo com Rodrygo, além da formação de profissionais qualificados em diversas áreas, o projeto prevê geração e disseminação de conhecimento por meio de novas técnicas para recomendação de produtos e serviços no ambiente veicular. “Queremos identificar as estratégias mais eficazes para os diversos cenários de recomendação encontrados ao longo da pesquisa”, enfatiza. 

Chamada Pública

A Fundep publicou a Chamada Pública de PD&I 01/2022 do Programa Prioritário Conectividade Veicular para gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva. Serão investidos até R$15 milhões em projetos desenvolvidos por indústrias do setor automotivo, Institutos de Ciência e Tecnologia e startups. O prazo para submissão de propostas é 17 de fevereiro e a seleção de projetos contemplará as seguintes linhas temáticas:

Conectividade dos veículos com o ambiente externo

A conectividade de tudo o que circunda um veículo será fundamental para proporcionar experiências personalizadas, conforto, segurança no trânsito, eficiência dos sistemas de transporte mundial e cidades mais inteligentes. A temática irá provocar movimentos no setor para as grandes mudanças que já estão acontecendo.

Tecnologia da privacidade e segurança de dados e serviços

O novo universo de aplicações dentro e fora dos veículos envolve novos desafios em segurança e privacidade de dados. Carros modernos devem proteger dados e informações sensíveis de seus usuários, garantindo requisitos de segurança, autenticação, controle de acesso, disponibilidade e privacidade.

Diagnóstico e manutenção preditiva de veículos

A manutenção condicional orienta as intervenções e reparos em veículos e seus sistemas produtivos, a partir do acompanhamento de seu “estado de saúde”, calculado por meio de variáveis de monitoramento e técnicas estatísticas e computacionais. Ao promover a produção de tecnologias relacionadas à conectividade veicular, espera-se fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na indústria, impulsionar novos modelos de negócios na cadeia automotiva e promover soluções em mobilidade integrada que contribuam para o alcance do resultado de metas ambientais e políticas de redução de acidentes de trânsito.

SOBRE O PROGRAMA PRIORITÁRIO 

O Programa Prioritário de Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A frente de atuação irá estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.

Liderado pela Fundep, o Programa Prioritário Conectividade Veicular tem coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio dos Programas Prioritários coordenados pela Fundep , que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

Compartilhe: