A Fundep abriu seleção pública para contratar uma consultoria especializada para a construção de um roadmap tecnológico no âmbito da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030. O prazo para apresentar proposta vai até 14/01/2021.
O Objetivo é desenvolver um mapeamento e diagnóstico da cadeia produtiva da indústria automotiva nacional nas áreas de Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão (temáticas que formam a base da Linha V).
De acordo com a professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mona Lisa Moura, que integra a Coordenação Técnica da Linha V, o Termo de Referência busca contratar uma instituição especializada para desenvolver o mapeamento tecnológico do setor automotivo nacional. “Precisamos responder: Como estamos relacionados ao que foi planejado na Linha V do Rota 2030? E para isso, precisamos constituir um mapeamento do setor automotivo brasileiro no que diz respeito a análise de mercado e tecnológica, as competências nacionais em desenvolvimento de tecnologias e produtos do setor, assim como mapear as competências na formação de recursos humanos e infraestrutura disponíveis em nosso país”, explica Mona Lisa.
COMO PARTICIPAR
Os interessados devem inserir as propostas no Portal de Compras da Fundep até o dia 14/01/2021. Podem participar empresas e instituições de ensino e/ou de pesquisa que atuem no setor.
Dúvidas: Marilene Silva – marilenesilva@fundep.com.br
LINHA V
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.
A Fundep é a coordenadora da Linha V. A coordenação técnica é da da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário FEI e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).