Incentivo do Programa Mover, coordenado pela Fundep, contempla 50 estudantes e recém-formados interessados em atuar na área para imersão presencial de oito semanas em Belo Horizonte.
A Fundep divulgou nesta quinta-feira (09/05) os 50 selecionados para participar do “Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular“, uma jornada de capacitação em inovação aberta para estudantes e recém-formados interessados em atuar no setor automotivo. A iniciativa é da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que tem liderança da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os selecionados têm até o dia 12/05 (às 23h59) para enviar a documentação exigida no edital. Os participantes recebem bolsas de incentivo, no valor de R$ 4 mil, para participar do treinamento em formato presencial, com duração de oito semanas a partir de 20 de maio. Além da bolsa-incentivo, os participantes que concluírem a imersão receberão um certificado de participação. Para isso, o aluno precisará frequentar 90% das atividades e participar da apresentação final das soluções desenvolvidas.
A iniciativa tem o objetivo de promover a formação e desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais dos participantes, preparando-os para uma inserção no mercado de trabalho com foco no setor automotivo. Ao longo do percurso de formação, os estudantes terão acesso a conteúdos, palestras e visitas técnicas que abordarão temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades comportamentais e profissionais, como liderança, comunicação, criatividade, inovação, gestão de conflitos e pensamento crítico e analítico.
Profissionais mais capacitados para a carreira profissional
O Mob_Lab foi desenvolvido como um apoio ao Eixo 3 – Programa de Desenvolvimento de Competências em Análise de Dados e Inteligência Artificial aplicada à Análise de Sistemas Complexos da Linha VI – Conectividade Veicular, do Programa Mover. O Eixo 3 visa garantir a competitividade do setor automotivo por meio de três pilares: atração de talentos, capacitação por meio de treinamento e conscientização dos tomadores de decisão sobre o potencial das novas tecnologias e como elas podem impulsionar a competitividade das empresas.
“Estamos em um momento de rápida transformação social, impulsionado em parte pela tecnologia. As empresas enfrentam desafios cada vez mais complexos, com mudanças das demandas e do consumo de produtos. O grande volume de informações e de recursos disponíveis abre um universo de possibilidades, mas também exige que as organizações se adaptem rapidamente às novas tecnologias”, afirma Martín Gómez Ravetti, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e integrante da Coordenação Técnica do Programa Prioritário.
Para Ana Eliza Braga, gerente de Programas da Fundep, as novas tecnologias e necessidades dos consumidores por mais conforto, praticidade e segurança são alguns dos fatores que têm impulsionado os avanços na indústria automotiva. “É primordial investir na capacitação de profissionais, no âmbito de competências técnicas e comportamentais, para propor melhorias significativas para o setor a curto, médio e longo prazos”, avalia.
O surgimento de novas oportunidades no setor automotivo torna ainda mais importante o trabalho dos agentes de mudança. “É preciso focar no grande desafio do setor que é não apenas reinventar o carro, mas reinventar a mobilidade. Para isso, precisamos criar novas formas de aprendizagem que ativem capacidades para operar no ritmo das mudanças”, completa Ana Eliza.
Programa investe em metodologia inovadora
A proposta mescla a abordagem ágil e metodologias ativas, por meio do aprendizado de ferramentas de inovação. Seguindo o conceito de “Pressure Cooker”, o modelo propõe o trabalho sob pressão para gerar soluções criativas e rápidas para problemas ou desafios complexos.
Os participantes irão trabalhar em grupos na resolução de desafios propostos por organizações que atuarão como empresas-madrinhas dos participantes. Empresas da cadeia automotiva e de mobilidade vão compartilhar desafios e acompanhar, de maneira ativa, o desenvolvimento de possíveis soluções. “A proposta é que, com uma visão externa e focada em soluções criativas, essas empresas possam contribuir para o desenvolvimento de pessoas cada vez mais preparadas para o mercado de trabalho”, explica a analista de inovação do programa Mover na Fundep, Jade Alves.
Bolsas contemplam diferentes áreas de atuação
São 50 vagas, com bolsas de R$ 4 mil, para estudantes (graduação, pós e técnico) e recém-formados nas seguintes áreas de atuação:
- Estudantes de graduação a partir do 4º período dos cursos de engenharias, tecnologias da informação, gestão e correlatos.
- Profissionais formados em cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Industrial, Mecatrônica, Redes de Computadores;
- Estudantes a partir do 4º período de qualquer curso superior ou profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em ingressar profissionalmente no setor automotivo.
SOBRE A LINHA VI – CONECTIVIDADE VEICULAR
O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa do Governo Federal que substitui o Rota 2030, e assume o papel de impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas da mobilidade e logística no Brasil. Com um enfoque na neoindustrialização do país, o programa promove ativamente a pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional.
A Linha VI – Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional. A iniciativa estimula a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.
Liderada pela Fundep, a Linha de Conectividade Veicular tem coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio dos Programas Prioritários coordenados pela Fundep , que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.