A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), uma das coordenadoras do programa Rota 2030, divulgou nesta quarta-feira (05/04) o resultado preliminar da Chamada Pública de PD&I 01/2022 da Linha VI – Conectividade Veicular. O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva.
Foram pré-aprovadas quatro (04) propostas de projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s), indústrias do setor automotivo e startups.
A seleção de projetos será para as linhas temáticas de Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados e Serviços, Diagnóstico; e Manutenção Preditiva de Veículos.
O prazo a apresentação de recursos vai até 13/04, às 17 horas, pelo sistema de submissão de propostas. O resultado final será divulgado no dia 20/04.
SOBRE A LINHA VI
A pauta de conectividade veicular foi considerada pelo Governo Federal uma prioridade no Rota 2030, programa com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional. A Linha VI – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular visa promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.
A coordenação técnica da Linha VI é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).