A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) divulgou nesta terça-feira (26/09) o resultado preliminar da 2ª etapa da Chamada de PD&I 01.2023 – Projetos e Matrizes para Forjamento. A iniciativa faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.
Foram pré-aprovadas 05 (cinco) propostas que contemplam a alavancagem do estágio de desenvolvimento de tecnologias existentes, a realização de testes e validações de protótipos/pilotos e avanços tecnológicos.
A expectativa é aportar até R$ 15 milhões em projetos de pesquisa e inovação que elevem a competitividade da indústria brasileira de matrizes para forjamento. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas a elevar o nível de maturidade tecnológica e para a competitividade da cadeia de ferramental brasileira do setor de forjamento.
O prazo para interposição de eventuais recursos ou apresentação de esclarecimentos, conforme estabelece a chamada, é de cinco (05) dias úteis, finalizando em 03/10/2023, às 17 horas.
A divulgação do resultado final da chamada está prevista para o dia 06/10.
SOBRE A LINHA IV DO ROTA 2030
O setor ferramenteiro é um dos grandes destaques do programa Rota 2030. Coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem o objetivo é solucionar as dificuldades de ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (ferramentarias, montadoras, Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, startups e entidades representativas), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia ferramental brasileira.
A proposta é oferecer soluções capazes de integrar a cadeia tecnológica de ferramental, por meio do aumento da produtividade e da competitividade. A Linha IV vem atuando em diversos eixos para alcançar os resultados esperados e promover a transformação necessária, tendo como indicadores a elevação do nível de qualidade e de confiabilidade dos produtos e o aumento do grau de prontidão e de maturidade tecnológica e organizacional, caracterizados pela percepção dos requisitos e restrições impostos pelo avanço da indústria 4.0.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.