A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) divulgou nesta sexta-feira (01/12) o resultado preliminar da 2ª etapa da Chamada de PD&I 01.2023 da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Rota 2030. A expectativa é aportar até R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas da cadeia automotiva e de tecnologia, a fim de gerar soluções de impacto e abrangência.
Foram pré-aprovadas sete (07) propostas nas seguintes áreas temáticas que englobam desafios do setor automotivo: Conectividade: Meio Ambiente e Descarbonização; Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos.
A chamada teve um total 36 submissões de propostas, com 18 classificadas para a 2ª Etapa.
O prazo para interposição de eventuais recursos ou apresentação de esclarecimentos, conforme estabelece a chamada, é de cinco (05) dias úteis, finalizando em 11/12/2023.
A divulgação do resultado final da 2ª etapa da chamada está prevista para o dia 15/12.
VITRINE TECNOLÓGICA
Em outubro, foi realizada a Vitrine Tecnológica – Conecta Rota. Um encontro online para apresentar as propostas aprovadas na 1ª Etapa da Chamada Pública de PD&I da Linha VI – Conectividade Veicular, do Rota 2030. Previsto na chamada pública, o evento teve o objetivo de gerar um espaço para conexões estratégicas entre o setor automotivo e os coordenadores das propostas selecionadas.
Conheça, abaixo, as propostas apresentadas:
SOBRE A LINHA VI DO ROTA 2030
A Linha VI – Conectividade Veicular, do Rota 2030, busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.
A iniciativa irá estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.
Liderada pela Fundep, a Linha VI – Conectividade Veicular tem coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.