Resultado Preliminar: 1ª Etapa da Chamada Pública de PD&I 01.2025 – Conectividade Veicular

Categoria: Linha VI

A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), coordenadora da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), publicou nesta sexta-feira (25/07) o resultado preliminar da 1ª Etapa da Chamada Pública de Projetos de PD&I 01.2025.

Foram classificadas 31 pré-propostas, de um total de 41 submetidas. A expectativa é aportar até R$ 30 milhões em projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas / organizações do setor produtivo. As propostas devem fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva para o desenvolvimento de novas tecnologias que englobam desafios relevantes tanto para a sociedade quanto para o setor automotivo.

Os proponentes têm até 01/08 (sexta-feira), às 12 horas, para a submissão de recursos. O resultado final da 1ª Etapa será publicado no dia 08/08.

VITRINE TECNOLÓGICA

No dia 20/08 (terça-feira) será realizada a Vitrine Tecnológica da Chamada Pública de PD&I 01.2025. O encontro online, previsto em edital, tem o objetivo de gerar um espaço para conexões estratégicas entre o setor automotivo e os coordenadores das propostas selecionadas na 1ª etapa da Chamada Pública. Cada coordenador irá apresentar o projeto pré-selecionado e poderá interagir com os participantes para esclarecer dúvidas.

A divulgação dos projetos apresentados será realizada após o resultado final da 1ª Etapa da chamada.

SOBRE A LINHA VI DO MOVER

A Linha VI – Conectividade Veicular é um Programa Prioritário do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que busca fomentar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), novos modelos de negócios e a formação de pessoas para superar os desafios de mobilidade integrada, descarbonização e segurança de dados.

O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de desenvolver e oferecer soluções impactantes em infraestrutura de conectividade, conectividade no interior do veículo e segurança e privacidade de dados, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo brasileiro e da sua cadeia de produção. A atuação da frente tem foco no futuro de uma mobilidade cada vez mais conectada.

Visa estimular o desenvolvimento de tecnologias e de competências capazes de contribuir com a descarbonização, a conexão com o ambiente externo, a privacidade e segurança de dados e com diagnóstico e manutenção preditiva de veículos.

Compartilhe: