A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) publicaram, nesta quinta-feira (13/02), o Resultado Final da Chamada Pública de Projetos Estruturantes para a Cadeia Automotiva Brasileira.
A chamada é realizada para atender aos Programas Prioritários do Mover ligados às duas instituições. São eles:
- Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas (Fundep);
- Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular (Fundep);
- Conectividade Veicular (Fundep);
- Alavancagem de alianças para o setor automotivo (SENAI).
Foram aprovados três (03) projetos colaborativos. Serão investidos mais de R$ 100 milhões em iniciativas capazes de mudar o patamar da indústria instalada no Brasil a nível mundial. A composição de cada iniciativa é denominada Aliança Industrial, que possui participação empresas da cadeia automotiva, Instituições de Ciência e Tecnologia e/ou Universidades e Institutos SENAI de Inovação.
SOBRE O PROGRAMA MOVER
O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), iniciativa do Governo Federal, é voltado para a promoção de sustentabilidade no setor automotivo, com foco em mobilidade verde e inovação tecnológica. O principal objetivo do programa é estimular o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes para a frota automotiva brasileira, visando reduzir o impacto ambiental e fortalecer a competitividade da indústria automotiva no país.
O Mover se organiza em diferentes programas prioritários (linhas de ação), cada qual focado em áreas específicas como biocombustíveis, segurança veicular, propulsão, e inovação em ferramentarias. Incentiva a colaboração entre empresas, universidades, institutos de ciência e tecnologia, e o governo, com o objetivo de fomentar pesquisa, desenvolvimento e a criação de soluções tecnológicas avançadas para o setor automotivo.
Desde sua criação, o programa tem recebido aportes financeiros significativos e coordenado diversos projetos que envolvem inovação, capacitação profissional e empreendedorismo, com a participação de empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia de todo o Brasil. A Fundep desempenha papel central na coordenação de três linhas prioritárias do programa: Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular; e Linha VI – Conectividade Veicular.
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.