Linha V: Confira o Resultado Final da Chamada Pública de PD&I 01/2021

Categoria: Linha V

A Fundep divulgou nesta terça-feira (22/06) o resultado final da Chamada Pública de PD&I 01/2021 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

Foram selecionadas sete (07) propostas. A Fundep irá aportar R$ 9,8 milhões, com contrapartidas econômicas que somam R$ 9,5 milhões. O valor total dos projetos é de R$ 19,3 milhões.

Participam dos projetos aprovados 11 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), em parceria com 26 empresas da cadeia automotiva.

Todos os projetos selecionados são desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil. As propostas tem o intuito de promover o desenvolvimento da indústria nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.

A Chamada Pública foi divida em três eixos: BIO: Bioenergia Eficiente Aplicada ao Setor dos Transportes; CONSEV: Condução Segura e Eficiente de Veículos; e PAC: Propulsão Alternativa à Combustão.

PROJETOS APROVADOS

Projeto:

Aplicação do grafeno para aumento da eficiência energética em motores OTTO
  • ICT Proponente: Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Coordenadora: Lucimara Roman Roman
  • ICTs Associadas: USP, UFMG, IPT, SAE BRASIL
  • Empresas: General Motors do Brasil; Iconic; CAOA; Codemge; Gerdau; Mahle
  • Aporte Fundep: R$ 2.300.813,10
  • Contrapartida econômica: R$ 1.435.600,88
  • Valor total: R$ 3.736.413,98

Projeto:

Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta (TSI)
  • Coordenador: Agenor de Toledo Fleury
  • ICTs Associadas: UnB, IPT
  • Empresas: AVL; Bosch; Volkswagen do Brasil
  • Aporte Fundep: R$ 999.539,76
  • Contrapartida econômica: R$ 752.380,00
  • Valor total: R$ 1.751.919,76

Projeto:

Multi-Flex: Veículo conceito alimentado de forma simultânea com biocombustíveis líquidos e gasosos
  • ICT Proponente: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Coordenador: Fabrício José Pacheco Pujatti
  • Empresas: FCA; Delphi Powertrain; Gasmig; PSA
  • Aporte Fundep: R$ 998.971,70
  • Contrapartida econômica: R$ 3.208.171,89
  • Valor total: R$ 4.207.143,59

VHF-Urbano: Desenvolvimento de um Veículo Urbano Leve Híbrido-Flex
  • Eixo II – PAC
  • Coordenadora:  Vilma Alves Oliveira
  • ICTs Associadas: USP, UNB, UTFPR, IBEPE, IPT, UFABC
  • Empresas: Bosch; Mobilis; VirtualCAE; WEG; Audi; Schaeffler; Semikron; AVL; DAF; Mercedes-Benz; Imobras
  • Aporte Fundep: R$ 2.497.631,55
  • Contrapartida econômica: R$ 2.031.203,38
  • Valor total: R$ 4.528.834,93

Projeto:

Desenvolvimento, Prototipagem e Teste de um Sistema Propulsor Regenerativo Integral aplicado a um Veículo Leve Subcompacto
  • Eixo II – PAC
  • Coordenador: José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  • Empresas: ModelWorks; DS Indústria Mecânica e Comercio Eireli
  • Aporte Fundep: R$ 994.262,5
  • Contrapartida econômica: R$ 412.812,00
  • Valor total: R$ 1.407.074,50

Projeto:

Desenvolvimento de um sistema de controle de equilíbrio para veículo inclinável de três rodas
  • Eixo III – CONSEV
  • ICT Proponente: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Coordenador: Janito Vaqueiro Ferreira
  • Empresas: Motiva Mobilidade S.A.
  • Aporte Fundep: R$ 999.944,00
  • Contrapartida econômica: R$ 940.065,00
  • Contrapartida financeira: R$ 10.000,00
  • Valor total: R$ 1.950.009,00

Projeto:

Desenvolvimento de Sistema de Segurança para Veículo Autônomo em Aplicação Agrícola
  • Eixo III – CONSEV
  • ICT Proponente: Universidade Federal do ABC – UFABC
  • Coordenador: Luiz Antonio Celiberto Junior
  • ICTs Associadas: FATEC, POLI-USP
  • Empresas: Mercedes-Benz; Bosch; Grunner
  • Aporte Fundep: R$ 999.952,00
  • Contrapartida econômica: R$ 788.500,00
  • Valor total: R$ 1.788.452,00

CHAMA PD&I ABERTA

A Fundep convida a comunidade científica e industrial para a submissão de propostas na Chamada Pública de PD&I 02/2021 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. A expectativa é aportar até R$ 16,5 milhões serão aportados pela Fundep em projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil.

Prazo para submissão de propostas vai até 02/08/2021 (17 horas).

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).