Representantes de dois projetos da Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), liderada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), apresentaram seus trabalhos na 50th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society (IECON 2024), em Chicago (EUA). O evento tem como objetivo promover debates sobre as mais recentes pesquisas na área de eletrônica industrial.
O doutorando da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gabriel Antonio Salvatti, participante do projeto “Sistema modular e reconfigurável para recarga rápida de veículos elétricos”, coordenado pelo professor Cassiano Rech, apresentou o trabalho intitulado “Droop Control with DC-Link Feedforward Strategy for Multifunctional DC Fast Charging Stations”, que destaca avanços para o controle do barramento interno de estações de recarga rápida para carregamento de veículos elétricos.
De acordo com o Gabriel, a conferência teve destaque para a mobilidade elétrica, com vários trabalhos sobre as temáticas carregamento, integração de elementos no sistema (carregadores, baterias, geração distribuída), além de pesquisas sobre o powertrain dos veículos elétricos. “Durante o evento, outros pesquisadores apresentaram trabalhos que abordavam o mesmo conceito, o que comprova a relevância da temática, cujas soluções são adotadas na indústria e por laboratórios internacionais”, ressalta.
Os estudantes da UFSM, Paulo Henrique Silva e Leonardo Antonio Viera, integram o projeto “Desenvolvimento e Ensaio de Inversor e Máquina Elétrica para Aplicações Veiculares”, executado em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles expuseram o artigo “Thermal and Efficiency Analysis of High-Power Traction Inverters: Methodology and Case Studies”, que defende uma metodologia para simulação e estimativa de perdas para conjuntos motores inversores, levando em consideração parâmetros reais dos veículos e ciclos de condução.
Para Paulo Henrique, participar de congressos, como o IECON, é uma oportunidade valiosa para ampliar horizontes acadêmicos e técnicos. Segundo ele, este evento, em particular, destaca-se pelos trabalhos de alta relevância e tutoriais que agregaram muito ao aprendizado.
Mover na vanguarda do conhecimento
De acordo com Leonardo Antônio, o evento promoveu a interação com a indústria e com outros laboratórios, o que gera o intercâmbio de experiências. Para ele, o grande mérito da participação no IECON 2024 está no conhecimento técnico e científico adquirido, com potencial de aplicação direta nos projetos executados por meio do programa Mover.
A participação dos dois projetos da Linha V na IECON 2024 reforça o bom desempenho das ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) promovidas durante o 1º Ciclo (2019-2024). Renovado por mais cinco anos (2024-2029), a expectativa é que a Linha V siga promovendo inciativas capazes de impulsionar o setor automotivo.
Sobre o Evento
A 50ª Conferência Anual da IEEE Industrial Electronics Society (IECON) ocorreu entre os dias 3 e 6 de novembro, em Chicago (EUA), e promoveu discussões sobre tópicos contemporâneos da indústria, que vão desde eletrônica de potência, sistemas de energia, controles e manufatura até comunicações e inteligência computacional.
Os participantes de projetos financiados pela Fundep, por meio da Linha V do programa Mover, submeteram artigos e foram selecionados para participar da conferência e apresentar os resultados de suas pesquisas.
Sobre os projetos
Projeto: Sistema modular e reconfigurável para recarga rápida de veículos elétricos
Coordenador: Cassiano Rech
ICT: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Empresa: Supplier Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos Ltda
Aporte Fundep:R$ 1 milhão
Objetivo: O projeto visa a eletrificação do sistema de câmara fria da carreta, por meio de módulos, os quais permitem a geração de energia elétrica recuperada durante a frenagem; armazenamento de energia; recarga por meio da rede elétrica ou por meio de gerador; além de um módulo de controle gerenciamento de potência o qual deve garantir o correto funcionamento e sinergia entre todos os sistemas.
Projeto: Desenvolvimento e Ensaio de Inversor e Máquina Elétrica para Aplicações Veiculares
Coordenador: Aurélio Tergolina Salton
ICT: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
ICT Associada: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Empresas: Mercosul Industria de Motores Ltda.; Inova Sistemas Eletrônicos Ltda.
Aporte Fundep: R$ 2,9 milhões
Objetivo: O projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de máquina elétrica e inversor para tração elétrica veicular e de uma bancada de testes para caracterização e validação de powertrains elétrico.
Sobre a Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do Programa Mover, tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.
Liderada pela Fundep, A Linha V tem coordenação técnica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.