Projeto irá desenvolver plataforma de conectividade e descarbonização veicular

Categoria: Linha VI, Mover

Projeto CO2nnect vai contribuir com a redução de emissão de carbono na atmosfera por meio da tecnologia e da digitalização dos automóveis

As demandas de descarbonização e mitigação das mudanças climáticas são crescentes em todo o mundo, exigindo novas soluções sustentáveis e adequadas às empresas de setores diversos, entre eles o automobilístico. Neste contexto, a Fundep lança o projeto CO2nnect, plataforma de conectividade e descarbonização veicular, que integra o Programa Prioritário Conectividade Veicular do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), substituto do Rota 2030. 

O trabalho foi aprovado em Chamada Pública e tem como objetivo contribuir com a redução de emissão de carbono na atmosfera por meio da tecnologia dos automóveis e da digitalização presente na vida do consumidor. A proposta utiliza-se do conceito Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, focado na conectividade veicular, com o intuito de obter dados que possam ser transformados em conhecimento e indicadores em tempo real. 

Proposto pelo SiDi, um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do país e centro de excelência em IA (inteligência artificial), o CO2nnect tem a parceria do Instituto de Computação da Unicamp (IC Unicamp) e das empresas Case/New Holland (CNH), On Highway (Iveco) e Harman. O projeto recebeu mais de R$ 1,4 milhão de aporte da Fundep e será desenvolvido em quatro frentes: desenvolvimento do sistema de conectividade veicular, desenvolvimento do sistema em nuvem, gamificação e inteligência artificial.

Impactos para o setor

A iniciativa visa gerar conexões transformadoras que ofereçam soluções de inovação aberta impactantes em curto e médio prazos na indústria automotiva. A meta é desenvolver uma plataforma de software que mensure as emissões de carbono geradas pelos veículos, por meio dos dados coletados via redes de sensores (CAN BUS) e do processo de gamificação – técnica eficiente para potencializar a adesão e o engajamento de usuários. 

A abordagem utiliza vieses inconscientes de competição e reforços positivos e negativos, conscientizando e trazendo as pessoas para o centro da colaboração em prol de um futuro mais sustentável. A ideia é que se criem estratégias de negócio focadas em aplicações de fidelização de clientes e que atendam aos interesses dos usuários preocupados com a mitigação dos efeitos da emissão descontrolada de gases no meio ambiente.

Para o coordenador-geral do projeto, Pedro Mesquita Moura, a coleta de dados viabiliza criar novas aplicações inteligentes, que podem ser um diferencial para as montadoras e frotistas brasileiras. “A expectativa é de desenvolvimento das funcionalidades básicas do sistema em todas as frentes. O CO2nnect será validado por meio da frota de veículos disponível para os parceiros da CNH e da Iveco”, ressalta. 

Ele acrescenta que a iniciativa tem grande potencial para impactar o setor automotivo nacional, desde as montadoras até o consumidor final. “Queremos avaliar e incentivar uma variável que tem grande influência nesta dinâmica e não está sob o controle das montadoras: o hábito de condução dos motoristas. Vamos dar luz a esse dado tão relevante e indicar formas mais eficientes de condução, com base no modo de dirigir de cada pessoa”, explica Pedro.

Por um futuro mais sustentável

Uma das parceiras do projeto, a Case/New Holland é uma empresa global de equipamentos e serviços que fornece aplicações agrícolas 360°, de máquinas a implementos, passando por tecnologias digitais. Com uma história sólida de mais de dois séculos de atuação, a CNH é pioneira em seus setores e tem na inovação uma grande parceira para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. 

Para o gerente de Desenvolvimento em Nuvem para Agricultura de Precisão da CNH Industrial para a América Latina, Bruno Azevedo Chagas, a proposta do CO2nnect vai ao encontro dos valores fundamentais da CNH, que tem como base a inovação e a sustentabilidade focadas nos clientes. “Contribuiremos com o projeto por meio do compartilhamento de nossa expertise e de nossos equipamentos, que são líderes no segmento agrícola no Brasil e no mundo, aspecto fundamental para a construção de qualquer solução tecnológica nessa área.” 

Chagas avalia que a iniciativa trará benefícios significativos para o setor automotivo nacional ao desenvolver tecnologia totalmente voltada para a sustentabilidade e integrá-la ao setor agrícola. “Ao compreender e adaptar as inovações, poderemos implementar melhorias nos processos industriais, na eficiência energética e na gestão de recursos no setor automotivo como um todo. Essa troca de conhecimento fortalecerá a inovação e a competitividade da indústria automotiva brasileira.”

O representante da CNH completa que o projeto tem importância estratégica para o setor agrícola nacional e que as inovações tecnológicas desenvolvidas nesse campo têm potencial de beneficiar diversos aspectos da economia do país. “A sinergia entre os setores automotivo e agropecuário impulsionará não somente a eficiência e a produtividade, mas também promoverá o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Brasil no cenário internacional”, destaca. 

SOBRE O PROGRAMA PRIORITÁRIO 

O Programa Prioritário de Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A frente de atuação irá estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.

Liderado pela Fundep, o Programa Prioritário Conectividade Veicular tem coordenação técnica a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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