A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) está entre os três finalistas na categoria Indústria do 5º Prêmio Top Inovação, promovido pela Uninter e pela Fundação Wilson Picler (FWP). O próximo passo será no dia 20 de setembro, com a defesa oral transmitida pela TV Profissão, a partir das 8h. Já o resultado final será divulgado no dia 8 de novembro.
O reconhecimento foi conquistado com a plataforma Conecta Mais Ferramentarias, que vem se consolidando como um espaço estratégico para impulsionar a competitividade das ferramentarias e do setor automotivo brasileiro.
A edição de 2025 do Top Inovação recebeu inscrições de projetos em cinco áreas: Empresa, Indústria, Pessoa Física, Setor Público e Terceiro Setor. O objetivo da premiação é valorizar iniciativas que geram transformação e resultados positivos para a sociedade.
A categoria Indústria, em que o Conecta Mais é finalista, valoriza iniciativas que apresentem indicadores concretos de melhoria em processos produtivos, eficiência energética, sustentabilidade e segurança, entre outros aspectos.
Sobre o Conecta Mais
A plataforma Conecta Mais integra a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, coordenada pela Fundep. Criada para fortalecer o setor de ferramentarias nacional, a plataforma atua nas frentes de capacitação e promoção de jornadas de inovação.
Com mais de 500 ferramentarias cadastradas, o Conecta Mais promove acesso a cursos gratuitos, melhorias operacionais, de gestão e inovação, além de aproximar empresas de oportunidades de mercado e estimular a troca de experiências entre profissionais, instituições de ensino e centros de pesquisa.
Saiba mais: https://conectamais.ind.br/
Sobre a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
