Prêmio Automotive Business 2024: Vote na plataforma Conecta Mais Ferramentarias

Categoria: Linha IV

Está aberta a votação para Prêmio Automotive Business 2024. A plataforma Conecta Mais Ferramentarias, que faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), com coordenação da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), concorre na categoria “Inovação Colaborativa”. Ao todo, foram mais de 300 cases inscritos, com 42 finalistas em 14 categorias.

A votação vai até de 29 setembro. Em 30 de setembro, o público poderá participar da rodada especial de votação durante o #ABX24 – Automotive Business Experience, evento que acontece em São Paulo, e sediará a cerimônia de anúncio dos vencedores deste ano. Pelo segundo ano consecutivo a Fundep é indicada ao prêmio com iniciativas desenvolvidas por meio do programa Mover.

O Prêmio Automotive Business foi criado em 2010, pela Automotive Business, com o objetivo de destacar projetos com alto potencial de impacto positivo, com proposta inovadora e capazes de entregar um novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e, enfim, à sociedade. Um reconhecimento para profissionais e organizações que ousam assumir o protagonismo da transformação que o mundo enfrenta para fomentar a evolução do ecossistema da mobilidade com novas soluções.

O Conecta Mais é uma plataforma para o desenvolvimento das ferramentarias que atuam no setor automotivo, com foco em ampliação de competitividade e produtividade. Com atuação nos principais polos do setor, conecta ferramentarias, fornecedores e consultores em um modelo de plataforma multilateral que busca integrar, em um mesmo ambiente, soluções que proporcionam suporte à indústria ferramental em sua jornada de produtividade.

Mais de 300 empresas estão cadastradas na plataforma com acesso a benefícios gratuitos em uma jornada de produtividade e inovação, como a implementação de soluções tecnológicas e apoio técnico.  Até abril deste ano, já foi registrado um ganho médio de R$2,3 milhões após a implementação dos serviços e tecnologias nas indústrias.

Conheça uma jornada de implementação 

S. Moldes Ferramentaria, localizada em Guarulhos (SP), foi convidada a participar do Conecta Mais no final de 2022. De acordo com o sócio-diretor Matheus Camin, a empresa, que operava com mais de 15 máquinas na fabricação de moldes para injeção e ferramentais, não possuía controle sistematizado da produtividade industrial.   

A partir de um diagnóstico de maturidade e análise dos processos, a equipe do Conecta Mais apresentou à S. Moldes um fornecedor de sistemas que implementou uma solução para monitoramento das máquinas por meio de sensores. Os dados gerados são registrados em uma plataforma online, que pode ser acessada pelo celular ou computador, para acompanhamento da produtividade do maquinário em tempo real.   

Segundo o sócio-diretor da S. Moldes, com a implantação do sistema, a produtividade da empresa saltou de 28% para 40%. Outro benefício do uso do sistema é a possibilidade de apontamento de horas exatas empregadas na produção das peças nos orçamentos, o que impacta diretamente na competitividade da empresa. Como afirma Camin, a partir do ciclo completo de produção de um molde, que leva de 90 a 120 dias para ser concluído, a empresa terá os dados de produtividade de forma mais completa.   

Ainda sobre os benefícios, ele afirma que, além da análise de dados, a digitalização dos processos possibilitou a comparação entre metas e resultados, eliminou o uso de papel e facilitou a interatividade entre os colaboradores da empresa, que agora trabalham de forma mais integrada e corresponsável. “Em 20 anos no ramo de ferramentaria, nunca tivemos acesso à assistência que a Fundep nos prestou, nos auxiliando a encontrar as soluções necessárias para crescermos”,  relata o empresário. 

Como participar:

Ferramentarias, consultores e fornecedores de tecnologia com interesse em participar da jornada de inovação e produtividade, podem fazer o cadastro no site: conectamais.ind.br.

SOBRE O PROGRAMA PRIORITÁRIO

Sob a liderança da Fundep, com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.

Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.

O Programa Prioritário propõe o desenvolvimento de um ecossistema que promova eficiência coletiva por meio de colaboração entre os diversos atores da cadeia, incluindo ferramentarias, montadoras, sistemistas, universidades e centros tecnológicos, entre outros. Essa abordagem coletiva resulta na diferenciação de produtos, fortalecendo laços cooperativos e proporcionando acesso à difusão de inovações tecnológicas e organizacionais, insumos, soluções específicas, mão-de-obra especializada, e outras iniciativas que buscam manter um equilíbrio saudável entre competição e cooperação.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

Compartilhe: