Linha IV: Pesquisa irá mapear ferramentarias brasileiras para direcionar ações de fortalecimento do setor

Categoria: Linha IV

Onde estão localizadas as ferramentarias? O que produzem? Qual a capacidade produtiva? Quantos empregos diretos e indiretos geram? Esses são alguns dos dados que uma pesquisa para mapeamento de ferramentarias brasileiras quer coletar. A ação desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do programa Rota 2030.

O objetivo é coletar dados para traçar um diagnóstico real e atualizado do segmento de ferramentaria no Brasil. As informações serão utilizadas para oferecer soluções mais adequadas a realidade do setor.

Para o presidente da Abinfer, Christian Dihlmann, a pesquisa será importante para organizar as ações estruturantes que fortalecem as competências das ferramentarias. “É preciso ter o domínio das informações do setor ferramenteiro nacional para possibilitar as devidas políticas estruturantes e fortalecer o comércio, a capacitação e o desenvolvimento tecnológico, com foco em gerar competitividade para as companhias. Precisamos desses dados para transformá-los em ações específicas”, destaca.

A Linha IV tem o objetivo de solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica. De acordo com a coordenadora de programas da Fundep, Ana Eliza Braga, para atingir esse objetivo, é essencial compreender a realidade das ferramentarias e conhecer melhor os fabricantes, usuários e os fornecedores de serviços para o setor. “É preciso entender profundamente o setor ferramenteiro para direcionar ações assertivas em diferentes eixos da Linha, como capacitação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo”, explica.

COMO SERÁ APLICADA A PESQUISA

A empresa VB Marketing e Negócios é responsável pela aplicação da pesquisa, por meio de ligação telefônica.  Em um primeiro momento, será utilizada uma base de contatos da Abinfer. Na segunda etapa, será desenvolvido um levantamento para identificar até mil novas empresas que atuam no setor.

As empresas de ferramentarias também podem se cadastrar para participar. Basta preencher um formulário eletrônico. Após o cadastro, a VB Marketing e Negócios entrará em contato para aplicar o questionário.

LINHA IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas da cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para fortalecer a cadeia de ferramentarias.

A Fundep é a coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas. A coordenação técnica é IPT.

Compartilhe: