Nos dias 23 e 24 de setembro, a equipe do programa Rota 2030 teve presença confirmada no maior evento nacional na área de ferramentarias, o 13º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2021!
A edição deste ano aconteceu na cidade de Joinville, em Santa Catarina, e recebeu a presença de mais de 350 pessoas do setor industrial e de serviços, para debater o contexto atual do mercado e a inovação em direção à Indústria 4.0.
A abertura oficial do evento foi realizada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), Christian Dihlmann, do prefeito da cidade, Adriano Silva, do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer, e do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
Segundo Christian Dihlmann, o evento cumpriu com o seu objetivo de trazer as estratégias, tecnologias, vivências e experiências do setor para que seja possível estruturar as empresas e crescer ainda mais, tornando o Brasil um polo de ferramentarias.
O próximo encontro já tem data confirmada, será realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2022 na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
Workshop do programa Rota 2030
Como melhorar a produtividade da sua empresa com a ajuda da tecnologia? Este foi o tema do workshop realizado pela equipe do programa Rota 2030 – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e o Ministério da Economia. Em uma dinâmica bastante interativa, os participantes foram divididos em grupos e discutiram os principais pontos que podem contribuir para uma maior eficiência do setor.
Marcus Vinicius do Ministério da Economia e presidente do Conselho de Administração do IPT, falou sobre as dificuldades mais recorrentes entre as pequenas e médias empresas para utilizar tecnologias 4.0. Na oportunidade, apresentou também a plataforma que está sendo desenvolvida para conectar todo o ecossistema do setor e aumentar a produtividade das ferramentarias brasileiras para a geração de resultados mais rápidos.
Para isso, os participantes foram convidados a colocar a “mão na massa” para convergir as ideias geradas no encontro: passando pela etapa de adesão ao projeto, avaliação da ferramentaria 4.0, identificação dos desafios técnicos, critérios de seleção e contratação de fornecedores, implementação das soluções, até a medição dos resultados.
Para o diretor da Vama Industrial, Dalton Costa, o workshop foi importante para realizar uma imersão de outras opiniões e a sua empresa está com projetos em andamento para fazer uma melhor análise dos dados e auxiliar na tomada de decisões: “é uma realidade das ferramentarias não ter este tipo de dados, hoje é muito conhecimento de anos, o que você acha que é certo e o que o seu concorrente está fazendo”. Em relação ao projeto da plataforma, ressalta: “ a iniciativa é importante para ajudar na implementação da indústria 4.0 e um pontapé para ajudar a melhorar a produtividade e os resultados da empresa”.
Impactos do programa Rota 2030 para as indústrias
No segundo dia do encontro, os participantes puderam conferir mais detalhes sobre a linha IV do programa Rota 2030 – Ferramentarias brasileiras mais competitivas. Para falar sobre as principais ações em andamento, resultados já obtidos e perspectivas estiveram presentes: Ana Eliza Braga – coordenadora de programas da Fundep, Ana Paolla Braga, gerente de apoio a negócios do IPT, e Marcus Vinícius – servidor do Ministério da Economia.
Para o gerente da área de Regulação e Compliance da Stellantis, Leonardo Amaral: “o programa Rota 2030 tem sido visto pela empresa como uma oportunidade de encontrar capacidade intelectual fora da empresa, a fim de resolver os desafios da indústria automotiva brasileira. Já estamos chegando em 30 projetos aprovados e alguns foram submetidos em parceria com institutos do norte ao sul do país, e das mais variadas categorias. Grande parte dos projetos ainda são recentes e estão na fase de desenvolvimento, mas muitos são promissores e em breve devem chegar ao mercado”.
Nos dois primeiros anos da linha IV do programa, já foram captados 108 milhões de reais para investir e solucionar dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia ferramental de produtos automotivos para melhorar a competitividade das indústrias brasileiras. Como números totais do programa, são: 13 projetos aprovados, 37 milhões em aporte Fundep, 31 milhões de contrapartida econômica, 30 Institutos de Ciência e Tecnologia e 93 empresas envolvidas.
Ferramentarias em Joinville recebem visita técnica
Para aproveitar a visita à cidade de Joinville, a equipe do programa Rota 2030 realizou, em parceria com a assessoria da ABINFER, visitas técnicas em 16 ferramentarias, nos dias 20 e 21 de setembro. O objetivo era conhecer de perto a realidade das empresas, entender as principais dores do setor e oportunidades para oferecer um melhor apoio. Todas as empresas também foram convidadas a participar do Enafer com objetivo de conectar e facilitar o acesso das indústrias à inovação para a solução de desafios.