Panorama Rota 2030: Confira os resultados de 4 anos de execução da Linha V 

Categoria: Linha V

A Fundep completou, em outubro/2023, o 4º ano de execução da Linha V do Rota 2030 – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.

A regulamentação do setor automotivo brasileiro é um dos desafios para a indústria nacional. O estabelecimento de requisitos mínimos que busquem reduzir as emissões de poluentes, elevar a eficiência energética e incrementar a segurança dos veículos pode melhorar a qualidade do produto final e torná-lo mais sustentável, além de criar oportunidades para a inserção internacional do produto brasileiro. 

Neste cenário, a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão do Rota 2030, coordenada pela Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), desenvolve soluções em mobilidade com foco na eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e inovação de sistemas de segurança (ativa e passiva) para a preservação da integridade dos passageiros.  

Os resultados alcançados ao término do 4º ano de execução da Linha V do Rota 2030 (outubro de 2019 / outubro de 2023) incentivam a economia circular e buscam alcançar a competitividade e alta produtividade, além de garantir a segurança do motorista com desenvolvimento tecnológico aliado ao contexto brasileiro de infraestrutura e abastecimento.  

A iniciativa incorpora uma visão de longo prazo que proporcione incentivos para o desenvolvimento colaborativo de pesquisas e novas tecnologias, além da capacitação e formação técnica de profissionais da indústria e academia. 

Para atingir estes objetivos, o programa prioritário avançou por meio de importantes frentes. Conheça, abaixo, os principais resultados alcançados: 

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Faz parte da responsabilidade da Fundep, como coordenadora da Linha IV, promover a captação de recursos junto às empresas habilitadas no programa Rota 2030. Com meta de captação de R$ 200 milhões para cinco anos de execução (R$ 40 milhões/ano), o valor foi superado.  

A estratégia de captação inclui a identificação dos interesses do setor privado, uma comunicação clara e objetiva, a busca por parcerias estratégicas, demonstração de impacto dos resultados e uma demonstração de transparência e confiança nas atividades desempenhadas.  

Com um índice de empenho de 97%, a Fundep foi autorizada pelo Conselho Gestor do Rota 2030 a utilizar recursos excedentes de captação (dos anos solicitados). 

R$
0
milhões
valor captado até o 4º ano
R$
0
milhões
meta de captação para 5 anos de execução
0
empresas contribuintes
0
%
valor empenhado (do recurso autorizado)

PROJETOS DE PD&I

Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) são desenvolvidos por meio da parceria entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) e empresas com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva para o desenvolvimento de novas tecnologias. 

O foco é o desenvolvimento tecnológico e a oferta ao mercado de opções de eletrificação do powertrain veicular que tenham alta eficiência energética, a tulização utilizem biocombustíveis para a geração de energia e se adequem ao contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento, promovendo o desenvolvimento da indústria nacional, menor custo ao consumidor e redução da emissão dos gases de efeito estufa. 

A interação indústria-universidade é, cada vez mais, uma das chaves para o desenvolvimento em uma economia baseada em conhecimento e os empreendimentos de base tecnológica despontaram como uma valiosa alternativa para o desenvolvimento econômico e social. A interação fomenta a transferência de tecnologia e o potencial de surgimento de novas tecnologias e produtos inovadores. 

0
projetos de PD&I
R$
0
milhões
aporte Fundep
0
ICTs participantes
0
empresas envolvidas

DO BERÇO AO PORTÃO

O projeto “Do berço ao portão: Pegada de Carbono de veículos leves fabricados no Brasil”, coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem como principal objetivo avaliar a pegada de carbono de veículos leves tipo automóveis fabricados no Brasil. 

Em um prazo de 24 meses, serão avaliados 08 (oito) veículos representativos do setor brasileiro.  Entres os resultados esperados, estão: quantificar os impactos de mudanças climáticas desde a extração da matéria-prima até a fabricação dos veículos nas montadoras, ou seja, do berço ao portão da fábrica; mapear as principais fontes de emissões e principais oportunidades de redução; e identificar as principais diferenças em relação à produção de veículos em outros países (benchmarking internacional).  

CENTROS DE COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS

A Fundep irá aportar R$ 35,4 milhões em 04 (quatro) projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico, de natureza multidisciplinar, capazes de gerar competências estratégicas em biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular. 

Entre as características dos projetos, estão: desenvolvimento de produtos e processos da cadeia produtiva nacional; plano estratégico a longo prazo, incluindo a inserção de empresas do setor ao longo do desenvolvimento do projeto, como testes e regulamentação de produtos e processos de produção, contendo a maturidade tecnológica; execução sistêmica e estruturação de desenvolvimento continuado; atuação colaborativa entre centros de pesquisa e empresas.  

  • Unicamp  
  • UFMG 
  • USP 

ROADMAP TECNOLÓGICO

O Rodamap Tecnológico da Linha V, desenvolvido pelo Senai-CE, traz um mapeamento e diagnóstico da cadeia produtiva da indústria automotiva nacional nas áreas de Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. Em síntese geral, tem como produtos do estudo: a caracterização da cadeia produtiva; o cenário tecnológico do setor automobilístico por eixo (estado da arte, vetores de transformação, tecnologias-chave, webmap); e um plano de ação.  

Conheça mais sobre as entregas: 

Cenário Tecnológico do Setor Automotivo

Apresenta o estado da arte e fornece uma visão geral dos recentes desenvolvimentos tecnológicos relevantes para os eixos de Biocombustíveis, Propulsão Alternativa à Combustão e Segurança Veicular, considerando-se os resultados obtidos para o período 2019 – 2022.

Tecnologias-chave para o desenvolvimento

Apresenta um panorama do desenvolvimento tecnológico para Biocombustíveis, Propulsão Alternativa à Combustão e Segurança Veicular. A partir de um retrato (2019-2022) do depósito de pedidos de patentes e artigos científicos publicados, são destacados os mercados consumidores e os players depositantes para tecnologias selecionadas.

Mapeamento dos centros de competência

Foi desenvolvido um WEBMAP que georreferencia os atuais centros de competência em pesquisa veicular, responsáveis pela contribuição com pesquisa, desenvolvimento e inovação na escala do Brasil. O mapa interativo permite buscar informações sobre os centros de competência, evidenciando a localização em pesquisa veicular no Brasil, as linhas de atuação e suas contribuições científicas.

COORDENAÇÃO - FUNDEP

No Rota 2030, A Fundep exerce um papel de elo entre as necessidades da cadeia automotiva nacional com o desenvolvimento de inovações tecnológicas específicas.  Com iniciativas inovadoras, fomenta o capital intelectual (a transferência e conversão de conhecimento) ao integrar os capitais humano, estrutural e relacional, tendo como motivador as demandas identificadas na cadeia automotiva e o desenvolvimento de soluções tecnológicas pactuados em alianças estratégicas de cooperação que envolvem a academia, institutos de pesquisa, startups, indústrias e a sociedade, por meio de organizações sociais.

COORDENAÇÃO TÉCNICA

A coordenação técnica da Linha V é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).


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