O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa do Governo Federal que substitui o Rota 2030, e assume o papel de impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas da mobilidade e logística no Brasil. Com um enfoque na neoindustrialização do país, o programa promove ativamente a pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional.
A atuação da Fundep, na liderança de três programas prioritários, está alinhada à política pública de neoindustrialização, orientada por um processo de inovação e reestruturação produtiva. O objetivo principal é impulsionar a competitividade do setor e a presença das indústrias da cadeia automotiva nacional no cenário global.
Para alcançar esse propósito, a Fundação atua como elo conector das necessidades da cadeia automotiva nacional com o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas com foco em economia circular, promoção da eficiência energética, redução de emissões e estímulo à nacionalização de componentes na fabricação de veículos. Ao integrar essas iniciativas, a organização busca não só fortalecer o setor automotivo nacional, mas também contribuir para um futuro mais sustentável, com desenvolvimento econômico e social e atenção aos atuais desafios da sociedade.
LINHAS IV, V E VI
Quem pode participar
INVESTIMENTO
Aporte de Recursos
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), criado pela Lei 14.902/2024, que instituiu o programa Mover, capta recursos oriundos de políticas industriais para aplicação em projetos prioritários de desenvolvimento industrial, científico e tecnológico.
A administração dos recursos do FNDIT está a cargo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob a supervisão de um Conselho Gestor vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A Fundep, coordenadora de três programas prioritários do Mover, reverte os recursos aplicados em projetos de desenvolvimento tecnológico para a cadeia automotiva.
COMO APORTAR NO FNDIT
Como o FNDIT consiste em conta contábil específica mantida pelo BNDES, os aportes são feitos mediante transferência por meio, unicamente, de pagamento de boleto bancário solicitado pelo interessado.
Os dados do BNDES, que constarão do boleto a ser emitido mediante solicitação, são:
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Avenida República do Chile, 100 – Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 33.657.248/0001-89
Contato: fndit@bndes.gov.br
SOBRE A FUNDEP
Fundação de Apoio da UFMG
A caminho dos seus 50 anos, a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) é uma fundação de apoio, de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, que visa apoiar e fomentar atividades de pesquisa, ensino e extensão e o desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de outras instituições apoiadas, por meio do assessoramento à elaboração de projetos, captação, gestão de recursos e conexão com o sistema de ciência, tecnologia e inovação.








