Mob_Lab encerra capacitação de 50 estudantes em inovação aberta e conexão com o setor automotivo

Categoria: Linha VI

Durante oito semanas intensas, 50 estudantes e recém-formados participaram de uma jornada de capacitação e aprendizagem prática do  Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular. A iniciativa da Linha VI – Conectividade Veicular do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), proporcionou mais de 160 horas de imersão em metodologias ágeis e ativas, com acesso a ferramentas de inovação e gestão.

O Mob_Lab contou com a participação de quatro empresas madrinhas: CNH Industrial, Stellantis, Pirelli e Localiza&CO. Essas líderes nos setores automotivo e de mobilidade apresentaram 10 desafios que foram explorados pelos participantes em mais de 70 encontros e sessões de mentoria, promovendo um ambiente rico em aprendizado e troca de ideias.

A analista de inovação da Fundep, Jade Alves, destacou o foco do Mob_Lab no desenvolvimento de pessoas através da resolução de problemas complexos em parceria com empresas. “Nosso objetivo foi capacitar profissionais para atuar na indústria automotiva, promovendo habilidades comportamentais, pensamento analítico, criatividade, inovação e resolução de problemas complexos,” explicou.

Ao longo do percurso de formação, os estudantes tiveram acesso a conteúdos, palestras e visitas técnicas que abordaram temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades comportamentais e profissionais. “A proposta mescla a abordagem ágil e metodologias ativas, por meio do aprendizado de ferramentas de inovação. Seguindo o conceito de ‘Pressure Cooker‘, o modelo propôs o trabalho sob pressão para gerar soluções criativas e rápidas para problemas ou desafios complexos”, destacou Jade.

Gabriel Gonçalves, estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), descreveu a experiência como única e próxima da realidade do mercado de trabalho. “Foi muito positivo ter contato com pessoas de diversas formações e trabalhar de maneira colaborativa, além de ter interação direta com as empresas madrinhas e o mercado de trabalho,” afirmou.

Desafios e soluções

Mob Lab apresenta soluções para o setor automotivo

As empresas madrinhas apresentaram 10 desafios e interagiram diretamente com os participantes, discutindo possíveis soluções. Os 50 participantes foram divididos em 10 grupos, cada um recebendo um desafio específico e desenvolvendo um plano de ação estruturado no formato PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Clique aqui e conheças todos os desafios propostos peas empresas madrinhas.

Com uma visão externa e focada em soluções criativas, as empresas contribuíram, por meio de um acompanhamento próximo com monitorias, para o desenvolvimento de pessoas cada vez mais preparadas para o mercado de trabalho.

Durante o evento de encerramento, cada grupo apresentou um pitch de sua solução para uma banca avaliadora, que analisou a clareza da solução, definição de hipóteses, coerência, atratividade, protótipo, e sugestão de indicadores e mensuração de resultados.

Solução vencedora

Mob Lab apresenta soluções para o setor automotivo

O grupo formado por Lucas Penha, Lorenzo Bicalho, José Freitas, Mariana Delgado e Yohana Sofia foi o melhor avaliado. Eles trabalharam em parceria com a CNH no desafio de “identificar e integrar indicadores ESG (Environmental, Social, and Governance) relevantes para a operação e monitoramento de máquinas agrícolas”. A solução dividiu-se em quatro frentes, integrando os princípios ESG em diferentes fases do ciclo de vida do cliente da CNH, desde a aquisição até a fidelização.

Paola Campiello, gerente de soluções em conectividade da CNH, elogiou o crescimento dos alunos e a parceria com a empresa. “Ficamos muito felizes de ver o crescimento dos alunos ao longo de oito semanas, com uma maturidade surpreendente. A CNH se orgulha de ser uma empresa madrinha e contribuir para o desenvolvimento desses profissionais,” ressaltou.

Oportunidades de Estágio

Além das soluções apresentadas, foram anunciados os cinco participantes que se destacaram ao longo de toda jornada de capacitação e terão a oportunidade de realizar um estágio remunerado de seis meses no Future Lab, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. São eles: Gabriel Gonçalves Nobre, Isabela Fernandes Guerra de Morais, Lorenzo Bicalho dos Santos Lopes, Raphael Alves dos Reis e Vinícius José de Oliveira.

SOBRE A LINHA VI – CONECTIVIDADE VEICULAR

O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa do Governo Federal que substitui o Rota 2030, e assume o papel de impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas da mobilidade e logística no Brasil. Com um enfoque na neoindustrialização do país, o programa promove ativamente a pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional.

A Linha VI – Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional. A iniciativa estimula a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.

Liderada pela Fundep, a Linha de Conectividade Veicular tem coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio dos Programas Prioritários coordenados pela Fundep , que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.