Mob_Lab: Empresas madrinhas impulsionam capacitação em inovação aberta e conexão com o setor automotivo

Categoria: Linha VI, Mover

Começou o “Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular“. Durante oito semanas, 50 estudantes e recém-formados interessados em atuar no setor automotivo participarão de uma jornada de capacitação em inovação aberta. A iniciativa, que faz parte da Linha VI – Conectividade Veicular, do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), com coordenação da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), tem o objetivo desenvolver habilidades e competências essenciais para os profissionais do futuro.

O Mob_Lab conta com a participação de quatro empresas madrinhas apresentadas na última sexta-feira (24/05): CNH, Stellantis, Pirelli e Localiza&Co. Essas organizações, líderes nos setores automotivo e de mobilidade, apoiam a iniciativa com o objetivo de preparar a próxima geração de profissionais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. Esta colaboração oferece uma oportunidade única para os participantes se conectarem com líderes do setor, aprenderem com especialistas e obterem uma visão privilegiada sobre o futuro da indústria.

O treinamento é realizado em formato presencial e vai até 12 de julho. As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na região central de Belo Horizonte (MG). Além de uma bolsa-incentivo no valor de R$ 4 mil, os participantes que concluírem a imersão receberão um certificado de participação. Os selecionados são de diversas áreas do conhecimento, incluindo engenharias, tecnologias e cursos técnicos, entre outros.

METODOLOGIA INOVADORA

Ao longo do percurso de formação, os estudantes têm acesso a conteúdos, palestras e visitas técnicas que abordarão temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades comportamentais e profissionais, como liderança, comunicação, criatividade, inovação, gestão de conflitos e pensamento analítico. A proposta mescla a abordagem ágil e metodologias ativas, por meio do aprendizado de ferramentas de inovação.

A proposta mescla a abordagem ágil e metodologias ativas, por meio do aprendizado de ferramentas de inovação. Seguindo o conceito de “Pressure Cooker”, o modelo propõe o trabalho sob pressão para gerar soluções criativas e rápidas para problemas ou desafios complexos.

Jade Alves, analista de inovação da Fundep e uma das idealizadoras da iniciativa, acredita que “as pessoas sairão desta capacitação mais criativas, inovadoras e mais conscientes do seu potencial pessoal e profissional”. O objetivo é que ao fim do treinamento, os participantes entreguem um plano de ação estruturado que resolvam os problemas levantados pelas empresas, aproveitem a oportunidade para realizarem conexões estratégicas e sigam a carreira no setor automotivo.

EXPECTATIVAS DOS PARTICIPANTES

José Evandro – Estudante de Engenharia da Computação no Centro Universidade Una 

Estudante do 5ªperíodo de Engenharia da Computação, José Evandro teve conhecimento sobre a oportunidade de capacitação em uma palestra realizada pela Fundep em sua universidade para divulgar a oportunidadeSegundo ele, a expectativa é desenvolver novas habilidades, conhecer novas pessoas da área de inovação, além do interesse pelo setor industrial e automotivo para seguir sua carreira profissional.   

Ana Luíza Valentim – Estudante de Arquivologia da UFMG

Ana Luíza Valentim ficou sabendo sobre a capitação do Mob_Lab através de grupos da faculdade. Em breve ela irá realizar um intercâmbio na China para estudar gestão industrial e automotiva, e a capacitação veio em uma ótima oportunidade para criar networking, se aprofundar mais na área e para crescer profissionalmente neste mercado.

EMPRESAS MADRINHAS IMPULSIONAM CAPACITAÇÃO

A participação de empresas madrinhas no Mob_Lab reforça a importância da colaboração entre as empresas e a academia. Cada organização traz uma riqueza de conhecimento e experiência que será compartilhada com os participantes, proporcionando uma experiência de aprendizagem prática e alinhada com as demandas reais do setor automotivo. A iniciativa também oferece uma oportunidade de networking e desenvolvimento profissional.

Conheça mais sobre as empresas madrinhas:

CNH 

Empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo.

Paola Campiello, Gerente de Soluções em Conectividade da CNH, apresentou os seguintes desafios:

  • Desafio 1: Desenvolver um projeto sobre indicadores ESG nas operações agrícolas
  • Desafio 2: Desenvolver um projeto sobre combustíveis alternativos para máquinas de construção:

Stellantis

Uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

Flávio Cardoso, Director Business Software Experience da Stellantis, apresentou os seguintes desafios:

  • Desafio 1: Necessidade do Usuário – oferta de mais funcionalidades que agreguem uma melhor experiência da conectividade veicular aos clientes.
  • Desafio 2: Necessidade do Usuário – benefícios em relação ao uso do veículo com melhores indicações relacionadas a forma de direção do motorista para “seguro veicular” ou “consumo de combustível” ou “perfil ecológico”.
  • Desafio 3: Conectividade em áreas rurais e regiões remotas – informações e condições de uso do veículo para os consumidores finais (B2C) relacionados a trabalhos rurais ou acesso a regiões remotas.
  • Desafio 4: Conectividade em áreas rurais e regiões remotas – Informações e condições de uso do veículo para empresas que utilizam os veículos conectados (B2B) em trabalhos rurais ou acesso a regiões remotas.

Pirelli

Fundada em 1872, a empresa está entre os principais produtores de pneus do mundo com uma gama de produtos que inclui pneus para carro de passeio, moto, bicicleta e competição. Com um posicionamento diferenciado no segmento High Value, Pirelli é reconhecida por empregar uma tecnologia avançada com cerca de 4.000 homologações obtidas, graças a parcerias com os mais prestigiados fabricantes de automóveis do mundo. Para atingir os mais altos níveis de desempenho, segurança e contenção do impacto ambiental, a Pirelli sempre esteve fortemente comprometida com pesquisa e desenvolvimento. Envolvida no automobilismo desde 1907, a Pirelli é parceira oficial exclusiva de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1™️ desde 2011 e renovou o acordo até 2027.

Wanderson Garcia, Manager IT Manufacturing, Quality and R&D da Pirelli, apresentou os seguintes desafios:

  • Desafio 1: Um aplicativo móvel que indique o desgaste e a pressão dos pneus através de fotos. O aplicativo deve ser intuitivo, fácil de usar e fornecer dados para ajudar os motoristas a manterem seus pneus em ótimas condições, promovendo a segurança e a eficiência do veículo.
  • Desafio 2: Desenvolver soluções inovadoras para conectar veículos em áreas remotas, onde atualmente não existe nenhum tipo de conectividade. As soluções devem permitir comunicação eficiente entre veículos e infraestrutura, melhorando a segurança, a navegação e a eficiência operacional em regiões de difícil acesso.

Localiza&CO

Localiza&Co: Uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo. Traz na história resultados extraordinários, fruto da dedicação de mais de 17 mil colaboradores empenhados em encantar pessoas e escrever com elas histórias incríveis. Com muita ousadia, protagonismo e inovação, oferece as melhores soluções de mobilidade, gerando valor para nossos colaboradores, investidores, clientes, parceiros e toda sociedade.

Murilo Kadanus, Tech Manager da Localiza&Co, apresentou os seguintes desafios:

  • Desafio 1: Inventario de frota (em situações adversas) – uma solução, de base tecnológica, que forneça a possibilidade de realizar um inventario de frota de forma fácil, digital e escalável.
  • Desafio 2: Comportamento do motorista – Como podemos utilizar os dados para identificar bons e maus comportamentos e como educar os motoristas para tornar o transito cada vez mais seguro.
  • Desafio 3: Aluguel de carros sem agência – Propor uma maneira de reinventar o aluguel de carros, permitindo que os clientes reservem e acessem veículos sem agências físicas.

PAINEL DISCUTE SOBRE O PROFISSIONAL DO FUTURO

Como encerramento do evento, foi realizado o painel “Como preparar profissionais para o futuro”, com mediação da analista Negócios e Parcerias da Fundep, Keren Bigão. Com representantes das empresas madrinhas (Stellantis, CNH, Pirelli e Localiza&Co), foram debatidas quais as características essenciais de um profissional moderno, capaz de agregar as habilidades exigidas no setor automotivo.

SOBRE A LINHA VI – CONECTIVIDADE VEICULAR

O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa do Governo Federal que substitui o Rota 2030, e assume o papel de impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas da mobilidade e logística no Brasil. Com um enfoque na neoindustrialização do país, o programa promove ativamente a pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional. 

A Linha VI – Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional. A iniciativa estimula a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.

Liderada pela Fundep, a Linha de Conectividade Veicular tem coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio dos Programas Prioritários coordenados pela Fundep , que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

Compartilhe: