Na última terça-feira, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMECS), sediou o Mob Talks Caxias do Sul. O encontro presencial reuniu mais de 90 participantes, entre representantes de ferramentarias e matrizarias, fornecedores de soluções e representantes de entidades do setor.
No evento, representantes da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) puderam apresentar os resultados de iniciativas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas.
Durante a abertura do Mob Talks Caxias, a pesquisadora e coordenadora técnica da Linha IV, Ana Paola Vilalva, ressaltou o avanço do Conecta Mais Ferramentarias durante os últimos anos, fruto de uma curva de aprendizado e das conexões promovidas com players de alta capacidade técnica, sejam eles internos ou externos ao programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
O agente de relacionamento da Fundep, Valdinei Correa, é quem cria pontes entre o Mover e as ferramentarias de Caxias do Sul. Com mais de 189 jornadas finalizadas ou em andamento no Conecta Mais Ferramentarias, ele reforça que o sucesso do evento reflete o engajamento dos empresários locais. “Fico feliz de ver que o trabalho que realizamos aqui tem atraído e retido pessoas. Preparamos um evento para que todos pudessem participar ativamente e acredito que o objetivo foi alcançado. Convidamos um a um, e isso, para a manutenção do relacionamento com as empresas, faz toda a diferença”, comenta.
Ele ainda ressalta o pioneirismo de Caxias do Sul em várias jornadas que inspiraram melhorias em ferramentarias em outras localidades. “Espero que o evento seja um marco não só do novo ciclo que iniciamos, mas também de novas soluções a serem implementadas”, completa.
GESTÃO FINANCEIRA EM FOCO
Uma das dores de empresários do setor, que é tratada em jornadas do Conecta Mais Ferramentarias, é a gestão financeira dos negócios. Para inspirar os participantes, a equipe da Fundep convidou o empresário Edgar Vigioli e a administradora Thaís Vigioli, representantes da Wogar, para compartilhar o case de sucesso da empresa. O consultor, Vainder Melo, que apoiou a Wogar na criação de processos mais maduros, compartilhou alguns passos para colocar a “casa em ordem”.
Para ele, a garantia da sustentabilidade financeira das ferramentarias e a perpetuação do negócio passa por planejamento orçamentário e de controladoria bem elaborados. “As finanças são o ponto chave dentro da estrutura das ferramentarias. Uma boa estratégia passa pela compreensão dos desafios e do alto grau de competitividade do setor. Isso exige tecnologia, conhecimento e capacidade de entrega”, explica.
Thaís e Edgar, representantes da Wogar, relatam que a consultoria foi um divisor de águas para a empresa. “É comum achar que o foco do negócio deve ser a compra e melhoria de maquinário. Hoje, sabemos que o olhar cuidadoso para o financeiro é o primeiro passo. É preciso saber ler os números, para que eles apontem o futuro do negócio”, afirma Thais Vigioli.
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS
Outro tema abordado no Mob Talks Caxias foi a relevância da capacitação dos tomadores de decisão para impulsionar negócios. Rudimar Marques é o gestor da Sulmax, empresa do ramo alocada na região, e compartilhou sua experiência como liderança e as melhores práticas que ele observa no mercado.
Segundo Rudimar, uma cultura organizacional forte e políticas de bem-estar disputam lugar com salário e benefícios nas principais demandas de liderados em setores diversos. O compartilhamento de um propósito e de dados sobre a saúde da empresa podem engajar o empregado a contribuir com ações que alavanquem o negócio. “É preciso lidar com os liderados de forma humanizada, gerando confiança, desenvolvimento e senso de pertencimento. Os gestores contemporâneos precisam exercer uma liderança educadora”, completa.
MOMENTOS DE ESCUTA E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
Além de recapitular o trabalho da Fundep durante o primeiro ciclo da Linha IV, do Mover, apresentando os resultados de ações desenvolvidas entre 2019 e 2024, representantes da instituição explicaram sobre a atuação da Fundação de Apoio da UFMG junto às ferramentarias.
Além disso, uma pesquisa foi aplicada durante o evento para medir a satisfação dos participantes de Caxias do Sul em relação às plataformas utilizadas e para promover reflexões sobre melhorias para o segundo ciclo de atividades.
Para encerrar o encontro, fornecedores de soluções, que apoiam ferramentarias por meio das jornadas do Conecta Mais, foram sorteados para apresentações de três minutos. Com isso, eles puderam explicar sobre seus negócios e convidar o público a implementar melhorias em seus produtos e processos.
Para a product owner da Fundep, Priscila Duarte, que é responsável pela Plataforma Conecta Mais Ferramentarias, o Mob Talks Caxias marca uma nova era de eventos da Linha IV. “Acredito que o modelo proposto, mais interativo, com momentos de troca e escuta ativa dos donos de ferramentarias e fornecedores de soluções, foi assertivo. Recebemos muitos feedbacks positivos e sentimos que estamos no caminho certo, com relacionamento cada vez mais maduro com nosso público”, comenta.
O evento foi uma realização da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover., com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMECS).
Sobre a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.