A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, convida instituições de ensino, capacitação e formação profissional para a submissão de propostas na Chamada Pública de Novas Escolas da plataforma Rota in Curso.
A expectativa é destinar até R$ 10 milhões para a seleção de cursos de curta e média duração de ensino à distância (EaD), semipresencial ou presencial para capacitação do setor ferramental.
Podem submeter propostas organizações privadas ou públicas, associações e ICTs nacionais, em consórcio ou não com outras organizações, que demonstrem capacidade técnica, didática e infraestrutura para realização dos cursos. As instituições selecionadas serão responsáveis pelo planejamento, divulgação, organização, execução do curso e apresentação dos resultados. É necessário apresentar na proposta a disponibilidade de infraestrutura e equipamentos necessários para a execução do Plano de Trabalho apresentado.
As propostas devem atender os seguintes e linhas temáticas: Gestão; Técnico; e Inovação. As propostas devem observar os eixos temáticos e linhas de atuação (Gestão; Técnico; e Inovação). Os cursos devem ser voltados, exclusivamente ou não, para aplicações em ferramentarias. Ou seja, empresas que executam, integral ou parcialmente, quaisquer etapas de fabricação (projeto, fundição, usinagem, montagem, tryout, ajustes e acabamento) ou manutenção de ferramentas para a cadeia automotiva.
A Chamada é organizada em 03 (três) ciclos de avaliação, com fluxo contínuo de submissão conforme cronograma.
Dúvidas: chamadas@fundep.com.br
ARQUIVO DA CHAMADA
OUTROS ARQUIVOS
SISTEMA DE SUBMISSÃO
CRONOGRAMA
A Chamada é organizada em 03 (três) ciclos de avaliação, com fluxo contínuo de submissão conforme cronograma abaixo:
EVENTO TIRA-DÚVIDAS
PERGUNTAS E RESPOSTAS
O Rota in Curso é uma plataforma da Fundep que oferece cursos de formação e capacitação gratuitos, não só focados no “chão de fábrica”, como também em processos de gestão. A iniciativa faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do programa Rota 2030.
As ferramentarias que participam das diversas ações da Linha IV recebem créditos que serão utilizados para adquirir os cursos de forma gratuitos. A plataforma irá fazer a gestão dos créditos somados pelas ferramentarias e apresenta as opções de cursos disponíveis.
Podem submeter propostas organizações privadas ou públicas, associações e ICTs nacionais, em consórcio ou não com outras organizações, que demonstrem capacidade técnica, didática e infraestrutura para realização dos cursos.
As instituições selecionadas nesta Chamada serão responsáveis pelo planejamento, divulgação, organização, execução do curso e apresentação dos resultados. É necessário apresentar na proposta a disponibilidade de infraestrutura e equipamentos necessários para a execução do Plano de Trabalho apresentado.
O curso deverá ser lecionado em sua totalidade (100%) no formato de aulas síncronas presenciais ou online, sendo permitido apresentar materiais didáticos extras gravados/editados (como videoaulas com experimentos de laboratório e outros) e disponibilizados em plataforma específica. É fundamental que todo o conteúdo (aulas e materiais didáticos) esteja disponível e acessível aos alunos imediatamente após início curso até a sua conclusão.
O item 8 da Chamada Pública apresenta orientações sobre a Proposta Comercial, mas não há um modelo pré-definido a ser seguido.
Não há, na Chamada, delimitação das despesas possíveis. O item 8 da Chamada Pública apresenta orientações sobre a Proposta Comercial. As propostas aprovadas serão formalizadas através de um contrato de prestação de serviços, considerando o valor apresentado na Proposta Comercial.
Da parte da Fundep, não há restrições para pagamento destas despesas no âmbito desta Chamada Pública. As propostas aprovadas serão formalizadas através de um contrato de prestação de serviços, considerando o valor total apresentado na Proposta Comercial.
É importante que tais questões sejam devidamente verificadas e negociadas entre a Universidade e a fundação de apoio que fará a gestão dos recursos e a concessão das bolsas.
A Chamada Pública não indica a necessidade de definição da fundação de apoio no momento da submissão. As propostas devem ser apresentadas por um coordenador, que, conforme item 7.f., deve ser vinculado à instituição proponente que executará o curso.
Conforme item 3 da Chamada, “podem submeter propostas organizações privadas ou públicas, associações e ICTs nacionais, em consórcio ou não com outras organizações, que demonstrem capacidade técnica, didática e infraestrutura para realização dos cursos.”
Sobre as bolsas, não há na Chamada restrições para pagamento destas despesas no âmbito desta Chamada. As propostas aprovadas serão formalizadas através de um contrato de prestação de serviços, considerando o valor total apresentado na Proposta Comercial.
A Chamada Pública não indica a necessidade de definição da Fundação de Apoio no momento da submissão. As propostas devem ser apresentadas por um coordenador, que, conforme item 7.f., deve ser vinculado à instituição proponente que executará o curso.
Conforme item 10.d da Chamada, a equipe deverá ser detalhada no Plano de Trabalho. Para o momento de submissão da proposta, a Carta de Anuência é requisitada apenas para a instituição à qual o Coordenador está vinculado, o que não impede que seja solicitada posteriormente, em caso de aprovação. A contratação de outras instituições será de responsabilidade da instituição proponente.
Não. A situação cadastral das empresas, assim como a quantidade de pontos que elas dispõem, são dados sigilosos pertencentes apenas às empresas e protegidos pela Fundep.
Após a solicitação do aluno no Rota in Curso, a plataforma irá gerar uma chave de matrícula que será encaminhada à instituição cadastrada como executora. Conforme o item 6 da Chamada, “a instituição de ensino será responsável por monitorar e controlar o número de vagas oferecidas na plataforma”.
Mais informações sobre o Rota in Curso, incluindo um tutorial para uso da plataforma, podem ser obtidos em https://rota2030.fundep.ufmg.br/linha4/rota-in-curso/
As propostas precisam conter uma descrição da infraestrutura disponibilizada para o desenvolvimento dos cursos, para atendimento aos critérios de julgamento. Ainda, conforme o item 12 da Chamada, “as vagas gratuitas devem ser distribuídas por participantes de todo o território nacional, estimulando a descentralização geográfica do conhecimento”. Dessa forma, é preciso garantir que, caso uma empresa esteja de acordo em sediar um curso, a sua infraestrutura seja descrita na proposta e seja oferecida sem restrições a quaisquer empresas que manifestarem interesse em se inscrever.
A plataforma EventWeb não permite alterações após submissão.
A Chamada menciona que o curso deve prever oferta integral ou parcial de vagas gratuitas (ver itens 6, 7.g, 12). Logo, não há restrição a inscritos fora da Plataforma, desde que atendidos os critérios para preenchimento de turmas dentro da Plataforma.
A Chamada não estabelece um número mínimo de confirmações de matrícula para repasse de recursos. Sobre isto, ver item 8 da Chamada: “Os valores serão pagos às instituições após as confirmações das matriculas, de acordo com a metodologia do programa Rota in Curso, conforme estabelecido em contrato de prestação de serviço a ser pactuado entre as partes. Os repasses serão realizados mensalmente em até 30 dias após a apresentação da Nota Fiscal pela instituição de ensino, discriminando o quantitativo de “vouchers” confirmados do mês anterior.”
Envie suas dúvidas para o e-mail:programas@fundep.com.br
RECURSOS FINANCEIROS
A totalidade de propostas aprovadas nesta Chamada será financiada, com recursos do programa Mover – Linha IV, no valor global de até R$ 10 milhões (dez milhões de reais). As propostas terão o valor máximo de financiamento de acordo com as faixas A, B, C, determinadas pela carga horária de cada curso proposto.
EIXOS E LINHAS TEMÁTICAS
As linhas de atuação nos eixos temáticos a seguir foram levantadas e priorizadas a partir de momentos de escuta de ferramentarias, montadoras, sistemistas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), buscando ordená-las de acordo com as prioridades que foram apontadas nas sugestões.
G1 – Planejamento (p.e.: Planejamento estratégico, Supply chain, Planejamento dos processos, Lean manufacturing);
G2 – Relacionamento empresarial (p.e.: Relacionamento entre clientes e fornecedores, Gestão de pessoas);
G3 – Administração (p.e.: Ferramentas de gestão, Gestão de projetos, Profissionalização da gestão);
G4 – Custos (p.e.: Gestão financeira, Orçamentação, Custos e formação de preços, Custos fixos e variáveis, Acompanhamento de despesas);
G5 – Tecnologia em gestão (p.e.: Utilização de novas tecnologias, Gestão digitalizada, Agilidade e ferramentas de gestão ágil);
G6 – Competitividade (p.e.: Indicadores de competitividade, Como ser competitivo, Objetivos e Resultados Chave – OKRs);
G7 – Liderança (p.e.: Formação de líderes, Liderança e trabalho em equipe, Linha de sucessão).
T1 – Projeto (p.e.: Projeto de ferramentas, Projeto de controles, Gerenciamento do projeto);
T2 – Materiais (p.e.: Aços para ferramenta, Aços para conformação, Aplicação de Plásticos e Alumínio);
T3 – Simulação (p.e.: Simulação de processos de conformação, Princípios de simulação computacional, Otimização de projetos e processos por simulação);
T4 – Usinagem (p.e.: Usinagem de precisão, Usinagem CNC, Estratégias de usinagem);
T5 – CAD/CAM/CAE (p.e.: Conhecimentos Básicos, Intermediários, Avançados, Práticas);
T6 – Treinamento básico de ferramenteiro (p.e.: Fundamentos de ferramentaria, Processos, Materiais, Postura profissional, Automação de processos);
T7 – Metrologia (p.e.: Metrologia, Metrologia integrada aos processos, Controle dimensional);
T8 – PCP – Plano de Controle de Produção (p.e.: Planejamento, Implementação, Acompanhamento, Avaliação de resultados);
T9 – Montagem (p.e.: Montagem de ferramentas, Tryout, Ajustes).
I1 – Indústria 4.0 (p.e.: Introdução aos conceitos, Exemplos práticos, Cenário mundial);
I2 – Controle (p.e.: Integração dos sistemas, Otimização da planta, Controle dos projetos/execução);
I3 – Sensores (p.e.: Seleção e instalação, Uso de sensores, Coleta de dados, Internet das coisas – IoT);
I4 – Dados (p.e.: Geração de bancos de dados, Gerenciamento, Segurança, Big Data, Armazenamento na nuvem);
I5 – Inteligência artificial (p.e.: Inteligência artificial, Machine Learning, Digital twins);
I6 – Manufatura avançada (p.e.: Tecnologias emergentes, Manufatura aditiva, Automação).
ROTA IN CURSO
O Rota in Curso é uma plataforma da Fundep que oferece cursos de formação e capacitação gratuitos, não só focados no “chão de fábrica”, como também em processos de gestão. A iniciativa faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
As ferramentarias que participam das diversas ações da Linha IV recebem créditos que serão utilizados para adquirir os cursos de forma gratuitos. A plataforma irá fazer a gestão dos créditos somados pelas ferramentarias e apresenta as opções de cursos disponíveis.
MANUAL DE OPERAÇÕES
O Manual de Operações do programa Mover, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.