A Fundep, Fundação de Apoio da UFMG, torna público nesta terça-feira (23/08) o resultado final da Chamada Pública de PD&I 02.2022 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.
Foram aprovados 2 projetos que mostraram-se coerentes com as demandas da cadeia e podem contribuir para a solução de grandes questões tecnológicas e para a geração de conhecimentos inovadores para o setor automotivo brasileiro.
Serão aportados R$ 5,9 milhões pela Fundep em projetos desenvolvidos por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil.
As propostas devem ter o intuito de promover o desenvolvimento da indústria nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.
PROJETOS SELECIONADOS
Motor bi-fuel de alta eficiência a etanol e biometano para aplicação em veículos comerciais leves: testes experimentais, hibridização, dual-fuel com H2 verde e análise da pegada de carbono
Eixo: I BIO
ICT Proponente: UNIFEI
Coordenador Geral: Prof. Christian Jeremi Coronado Rodriguez
ICTs Associadas: UNESP, UFPA
Empresas: FPT Industrial Brasil Ltda; MAHLE Metal LeveS.A
Aporte da Fundep: R$ 2.999.953,50
Contrapartida: R$ 1.139. 830, 02
Objetivo Geral: Desenvolver um motor protótipo bi-fuel (etanol e biometano) para aplicação em veículos comerciais leves (vans, caminhões delivery, micro ônibus etc.) com ênfase na melhoria da eficiência energética e redução das emissões veiculares. Inclui-se viabilidade para hibridização, dual-fuel com H2verde e análise da pegada de carbono.
Desenvolvimento da tecnologia com semicondutor SiC no Brasil para eletrificação veicular
Eixo: III PAC
ICT Proponente: UNICAMP
Coordenador Geral: Prof. José Alexandre Diniz
ICTs Associadas: Instituto de Pesquisas Eldorado, Instituto Constanta de Inovação
Empresas: Connexa Soluções LTDA
Aporte da Fundep: R$ 2.999.959,96
Contrapartida: R$ 520.000,00
Objetivo Geral: Desenvolvimento da tecnologia com semicondutor SiC para altas potências (~kW), exigidas na eletrificação veicular e, compreenderá desde da fabricação e caracterização de diodos Schottky e capacitores MOS (Metal-Oxide-Semiconductor) nos laboratórios da UNICAMP até o projeto e a fabricação no exterior de um circuito integrado Driver para controle do chaveamento (de até 300 kHz) de transistores MOSFETs (MOS Field Effect Transistors) comerciais.
SOBRE A LINHA V
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.
A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).