Convidamos as empresas do setor automotivo, institutos de ciência e tecnologia (ICT’s) e entidades representativas do setor para o lançamento oficial da chamada pública de PD&I 02.2021 em nosso evento online da Vitrine Tecnológica.
A divulgação da nova chamada pública faz parte da linha IV do programa Rota 2030 – Ferramentarias brasileiras mais competitivas, coordenada pela Fundep, e busca potencializar a conexão entre os principais atores do setor automotivo para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica.
A transmissão será realizada em nosso evento no dia 16/12 (quinta- feira), às 17h20 horas.
Confira como foi o esquenta de lançamento:
No dia 03/12 foi realizado uma live de “esquenta” da chamada pública de PD&I 02.2021 para que as pessoas conhecessem as principais linhas temáticas abordadas no edital. Além disso, todos tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre o programa Rota 2030, conferiram o depoimento de quem já teve projeto aprovado no programa, e ainda ficaram por dentro das novidades para 2022!
Estiveram presentes no encontro: a coordenadora de programas da Fundep, Ana Eliza Braga, a coordenadora técnica do programa, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Ana Paola Villalva Braga, e o membro do Conselho Técnico e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Carlos Y. Sakuramoto, e a professora Paula Farina da Universidade Federal de Campinas (Unicamp).
SOBRE O ROTA 2030:
O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.
Com metas mensuráveis, cada ciclo do Programa conduzirá as empresas em uma trajetória de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos.
Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.
SOBRE A LINHA IV
O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.
A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).