Fundep participa de evento sobre mobilidade elétrica no Brasil

Categoria: Eventos, Linha V

C-MOVE foi uma oportunidade de apresentar iniciativas da linha V do programa Rota 2030 que contribuem para um futuro sustentável.  

O avanço da mobilidade elétrica pelo mundo vem provocando debates cada vez mais importantes no mercado brasileiro. Para entender quais são os desafios atuais, definir metas e propor políticas públicas para pavimentar o caminho que o mercado de veículos elétricos trilhará nos próximos anos, foi realizado o C-MOVE, nos dias 07 e 08 de março em Brasília, com a presença da Fundep na programação do evento.  

No primeiro dia, a Fundação participou do painel “As oportunidades de postos de trabalhos oferecidos pelo mercado da eletromobilidade”. Já no segundo dia do encontro, a Fundação mediou outros dois painéis: “A infraestrutura de carregamento para Veículo Elétrico”, e “Linhas de pesquisa do Rota 2030, para Mobilidade Elétrica – Projetos em desenvolvimento e MDIC”.  

O Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos contou com palestras, painéis técnicos e discussões sobre tecnologia aplicada a mobilidade elétrica e políticas públicas que estão sendo adotadas no Brasil e no mundo. O encontro reuniu fabricantes, fornecedores, entidades do setor, membros da academia e representantes do governo. 

De acordo com Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, “muitos novos modelos elétricos chegaram ao mercado nos últimos anos e a presença destes veículos nas ruas, especialmente, nas grandes cidades, já é vista como algo natural, inclusive com a instalação de estações de recarga em ambientes comerciais e empresariais e postos de combustíveis”.  

Painel sobre as linhas de pesquisa do Rota 2030

Como agente que impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no País, a Fundep participou da programação com a presença de Janayna Bhering Cardoso, executiva de Negócios e Parcerias da Fundação, mediando o painel “Linhas de pesquisa do Rota 2030 para mobilidade elétrica”, e da analista de Negócios e Parcerias da Fundep, Keren Bigão.  

Também estiveram presentes na discussão do painel: Evandro Teixeira e Bruno Luiz – professores da Universidade de Brasília (UnB), Leandro Pinheiro, professor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciane Canha, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Djane Melo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).  

Coordenada pela Fundep, a Linha V do programa Rota 2030 – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, possui atualmente 14 projetos de eletrificação, que conectam 16 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e somam mais de R$ 39 milhões em projetos que abrangem desde o desenvolvimento de componentes dos veículos até estações de recarga. 

Entre as perspectivas para a linha V para este ano de 2023 está o lançamento de uma Chamada Pública para financiamento de projetos estratégicos. Neste edital serão contempladas três grandes temáticas – baterias, células à combustíveis e sensores; com financiamento de até R$ 8 milhões por eixo. 

“A Chamada Pública está sendo estruturada com base nas demandas que mensuramos no último ano de associações, empresas, e em conversas com o MIBI e comitê técnico da linha V”, destacou Keren Bigão, da equipe de Gestão de Programas da Fundep.  

Os interessados devem ficar atentos ao lançamento previsto para o mês de Abril no site do programa: mover.fundep.ufmg.br. 

 

Compartilhe: