Fundep apresenta cases da plataforma Conecta Mais durante o ENAFER 2023

Categoria: Eventos

A Fundep esteve presente no 15º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2023, nos dias 25 e 26 de maio, em São Bernardo do Campo -SP, com a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.  O destaque foi a Vitrine Tecnológica com casos de implementação da plataforma Conecta Mais, que vem facilitando a relação entre ferramentarias e fornecedores por meio de fomento de soluções adequadas para cada negócio. 

O evento foi organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer).

O Conecta Mais é uma plataforma voltada para conectar ferramentarias, fornecedores e consultores em um modelo de plataforma multilateral que busca integrar, em um mesmo ambiente, soluções que vão dar suporte à indústria ferramental em sua jornada de produtividade.  

O representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, destacou que o Conecta Mais é uma inciativa patrocinada pelo Rota 2030 para auxiliar as empresas em uma jornada de transição para a indústria 4.0. “Dois anos atrás, em um workshop no ENAFER, foi desenhado uma ação que ajudasse as empresas a percorrer uma jornada pela indústria 4.0. O Conecta Mais foi criado justamente para auxiliar nesta jornada, desde a identificação do problema e a indicação do melhor consultor pago pelo Governo para a construção da melhor estratégia. Fazemos uso de um índice de maturidade para entender onde cada empresa está e, a partir das suas competências, para onde tem que ir para ter o melhor retorno do investimento que será feito”, destacou.  

Com agentes de relacionamento localizados estrategicamente nas regiões Sul e Sudeste, o Conecta Mais já mapeou mais de 400 ferramentarias, 157 fornecedores e 57 consultorias técnicas. Atualmente, a plataforma possui 21 ferramentarias em fase de implementação, com meta de alcançar um total de 100 casos em 2023. 

O líder técnico de projetos da Fundep, Vítor Assun, reforça que o Conecta Mais tem a missão de aumentar as oportunidades de desenvolvimento das ferramentarias brasileiras e busca trazer soluções adequadas para cada negócio por meio da conexão com parceiros. “Existe uma metodologia, que é uma jornada bem simples. A ferramentaria se cadastra na plataforma, ou é mapeada pelos agentes de relacionamento. Em seguida, é realizado um teste de maturidade para avaliar a empresa como um todo e definir aquela demanda que precisa ser priorizada. Dependendo do caso, trazemos uma consultoria para refinar a avaliação, e em seguida, é escolhido um fornecedor para implementar a solução adequada”, explicou.  

Vítor reforçou, também que a plataforma pode atuar em uma grande variedade de temas. “O principal foco é no shop floor (chão de fábrica), com tecnologia, projetos, planejamento e engenharia industrial. Mas, também é possível explorar outras possibilidades, como na área de finanças, orçamento e capacitação nas áreas de Gestão, estratégia e mão-de-obra”. 

Vitrine tecnológica – Casos de implementação

Confira abaixo os casos de implementação da plataforma Conecta Mais apresentados durante o ENAFER 2023:

Ancona Ferramentaria de Precisão

Solução: Expansão do módulo de qualidade

Fornecedor: Top Solid Brasil

Depoimento de Felipe Ancona – Ancona Ferramentaria de Precisão:

“Hoje nós temos todo nosso sistema de tecnologia, de projeto e de RP parametrizado dentro do mesmo sistema. Além de projetar, fazer os programas de CAM, o nosso RP tem esta comunicação. A gente coleta os dados de volta e tem a gestão de forma integrada. Dentro do Conecta Mais, não adianta ter maquinário de ponta e capacidade de produção. A gente identificou que precisa medir esta qualidade, A partir a gente identificou a possibilidade de uma melhoria de qualidade dentro da ferramentaria”.

Confira no vídeo abaixo:

Ferramentaria Stampway

Soluções: Desenvolvimento de terceirização de tryout; Monitoramento de chão de fábrica; Gestão operacional industrial.

Fornecedor: Kishima Industrial

Depoimento de Anderson L. Bobbo – Ferramentaria Stampway

“A gente entendeu a necessidade da ferramentaria desenvolver e se atualizar. Com isso, começamos alguns trabalhos e projetos individuais dentro de empresas. Nestes últimos tempos, com o pessoal do Rota 2030 conseguimos ter um suporte e assessoria para entender outras soluções. Muitas vezes a gente fica focado com o que está disponível e não tem acesso a toda esta oferta de parcerias”.

Confira no vídeo abaixo:

S. Moldes

Solução: Monitoramento em tempo real: status da máquina e operação atual

Fornecedor: CPOP

Depoimento: Matheus Camin – S. Moldes

“Identificamos um gargalo que não conseguíamos monitorar as horas que ofertamos para os clientes e nem o quanto as nossas máquinas trabalhavam. Me conectei com o Conecta Mais e fizemos todas as análises, as etapas de maturidade e reuniões. Eles apresentaram o fornecedor. Desenvolvemos um sistema em que agora todas as maquinas possuem um sensor conectado e integrado com uma plataforma, onde estão sendo monitoras. Hoje consigo acompanhar a máquina pelo celular ou computador e saber o quanto ela realmente trabalhou”.

Confira no vídeo abaixo:

Ferramentaria Gaspec

Solução: Monitoramento em tempo real: status da máquina e operação atual

Fornecedor: CPOP

Depoimento: Marcelo Tomazetti – Ferramentaria Gaspec

“Identificamos uma defasagem muito grande em nossa usinagem. Hoje, temos 13 máquinas CNC e quando fazemos o orçamento, orçamos uma quantidade de horas, utilizamos outras. Vimos a nossa dor em querer rastrear e melhor nossa eficiência. Através do Conecta Mais, conhecemos algumas propostas e escolhemos a melhor para este momento. Estamos em fase de implementação e em breve estaremos fazendo o monitoramento”.

Confira no vídeo abaixo:

Workshop Rota 2030 – Desafios e Soluções para Orçamento de Ferramental

No primeiro dia do ENAFER (25/05), o time de inovação do Rota 2030, da Fundep, promoveu workshop sobre os desafios e soluções para orçamento de ferramental.  Elaborar orçamento é uma tarefa diária dentro da indústria ferramental. No cenário atual, o processo é feito de maneira complexa, tendo como informações iniciais e croquis incompletos numa base de dados mínima. O processo, muitas vezes desorganizado, dificulta a assertividade.

O workshop teve o objetivo de mapear as principais dificuldades da indústria ferramental no processo de construção do orçamento de ferramental e identificar soluções tecnológicas que podem ser implementadas fomentadas por meio da plataforma Conecta Mais.

Estande Rota 2030 – Ferramentarias

Durante os dois dias de evento, foi possível visitar o Estande Rota 2030 – Ferramentarias. Agentes de relacionamento do Rota 2030, da Fundep, apresentaram e cadastraram empresas na plataforma Conecta Mais Ferramentarias. Outro destaque foi o Rota in Curso, uma plataforma que oferece cursos de formação e capacitação gratuitos não só focados no “chão de fábrica”, como também em processos de gestão.

Confira mais fotos

Compartilhe: