De 9 a 13 de maio foi realizada a 3ª edição da EXPOMAFE 2023, em São Paulo, com a participação da Fundep na programação para apresentar as iniciativas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030. O evento reuniu profissionais da cadeia industrial, com a presença de lideranças do setor e também de representantes do poder público.
Durante os cinco dias de atrações da feira foram apresentadas soluções em tecnologias, peças, equipamentos e maquinários que ficaram à disposição do público nos estandes de mais de 900 empresas expositoras.
Os participantes também puderam estreitar relacionamentos em busca de soluções voltadas à melhoria de processos, redução de tempo de produção e de resíduos, gerando, assim, mais sustentabilidade e competitividade para o setor.
A Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial foi uma organização da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0
Uma das atrações da EXPOMAFE 2023 foi o espaço Demonstrador de Indústria 4.0, com o objetivo de mostrar como a integração de tecnologias digitais está colaborando para melhorar a produtividade de indústrias de pequeno e grande porte.
Neste espaço, a Fundep teve um estande do Rota 2030 para que o público pudesse conhecer mais sobre as iniciativas do Conecta Mais Ferramentarias e as soluções tecnológicas implementadas por duas startups selecionadas no Rota Challenge – uma iniciativa de inovação e empreendedorismo da Linha IV do programa.
Plataforma de gestão de máquinas e produtividade
A startup Vitau Automation, representada por Felipe Vitoriano, desenvolveu uma plataforma personalizada para as ferramentarias, que apresenta três módulos principais: (1) gestão da qualidade – para identificar as não conformidades que acontecem no processo, de forma digital e controlada; (2) manutenção – com foco no plano preventivo e corretivo; (3) e produção – que envolve a integração de informações e monitoramento da produtividade das máquinas.
Sobre a feira, segundo Felipe : “foi realizada a integração de um drive de comunicação que se conecta à máquina Romi e extrai as informações do status do equipamento – em execução ou parado. Os dados são enviados para a plataforma onde é realizado uma simulação da ordem de serviço e os modos de falha”.
Demonstração de Tryout Digital: resultados a partir de dados
Já a startup I-Sensi, representada por Maurício Finotti, realizou a demonstração de uma solução de Tryout Digital, para coleta de dados de teste e validação de ferramental em início de produção. As informações são utilizadas para ajustes no processo, diminuindo o retrabalho da equipe e mais eficiência para a ferramentaria.
Além dessa solução, foi também apresentada a plataforma de micro-localização de componentes de moldes durante o processo de fabricação, permitindo que as operações no chão de fábrica sejam visualizadas em tempo real, identificando gargalos e ociosidades de equipamentos.
Atualmente as soluções estão sendo escaladas para mais ferramentarias, com o objetivo de ajudá-las a identificar oportunidades de melhorias no processo produtivo: “A ideia de trazer um demonstrador, em parceria com a Fundep para a EXPOMAFE, é apresentar para as indústrias os benefícios que a coleta, visualização e análise de dados pode trazer para melhoria de produtividade e competitividade do setor”, comenta Maurício.
Conecta Mais Ferramentarias
Na oportunidade, o público pode conhecer também como funciona o Conecta Mais. O trabalho está em fase de prospecção de indústrias, fornecedores e consultores para a identificação de demandas e implementação de soluções de forma personalizada.
Os interessados puderem conferir como realizar o cadastro no site da plataforma. Com base nas informações, o agente de relacionamento será o responsável por intermediar as necessidades específicas de cada ferramentaria à consultores técnicos e fornecedores, fomentando desta forma o relacionamento entre eles e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Programação de palestras e painéis sobre o Rota 2030
Além da demonstração das tecnologias, o espaço Demonstrador de Indústria 4.0 contou com um auditório para palestras e painéis nos cinco dias de evento. Uma imersão de conteúdos sobre as principais iniciativas da linha IV do Rota 2030, coordenada pela Fundep, e de interação para esclarecer dúvidas e fomentar parcerias.
Raylson Martins, Coordenador de Programas da Fundep, foi o responsável por conduzir a primeira palestra (09/05) sobre o “Rota 2030: Conheça as oportunidades de inovação e fomento para o setor automotivo”.
Davi Calixto, do Grupo Alltech, saiu da cidade de Joiville/SC para participar da feira. Se interessou pelo tema Indústria 4.0 e participou da palestra para saber mais sobre as iniciativas que envolvem o desenvolvimento de soluções por statups no programa Rota 2030 e tem interesse em participar futuramente da seleção de projetos.
Tiago Reis, do Grupo ICTS, já conhecia as inciativas do Rota 2030 e gostaria de desenvolver projetos: “Tenho interesse na linha VI de Conectividade Veicular, e na linha V na área de Segurança Veicular. A palestra foi esclarecedora para conhecer melhor sobre a estrutura do programa e linhas disponíveis, além dos critérios de qualificação para participar das Chamadas Públicas”.
No segundo dia de evento (10/05), para falar sobre “Ambientes de Inovação no fomento a Manufatura 4.0”, estiveram presentes no painel Jade Alves – Analista de Inovação da Fundep, Vitor Assun – Líder Técnico de Projetos da Fundep, Tulio Duarte – Diretor de Manufatura 4.0 da Acate e Aldo Russo – Gerente de Projetos IoT e Transformação Urbana do C4IR.
As startups I-Sensi Tecnologia e Vitau Automation, representadas por Maurício Finotti e Felipe Vitoriano respectivamente, ficaram à frente do painel “Indústria 4.0 na prática: Conheça cases da integração entre startups e ferramentarias”, mediado por Melina Borges – Analista de Inovação da Fundep, para apresentar mais detalhes técnicos sobre as soluções e benefícios para o setor.
Para fechar a programação de palestras (11/05), Vitor Assun da Fundep, apresentou as “Oportunidades de fomento para soluções tecnológicas” da plataforma Conecta Mais. A meta da Fundação é atender 100 empresas do setor automotivo ainda este ano, especialmente na região sul e sudeste do país, onde há maior concentração de ferramentarias.